12 de março de…

0
Share

1771   Descobrem-se as Minas de Vila Rica. (Jornal de Taubaté de 1905).

 

1870   Realizam-se as solenidades de inauguração do chafariz com a presença dos membros da Câmara Municipal, funcionários públicos e a banda de música Princesa Imperial. O P.e Francisco J. de Abreu e Andrade procede ao benzimento. O Sr. Jordão Pereira de Barros, presidente interino da Câmara abre uma das torneiras. As outras são abertas pelo Juiz de Direito, e pelos padres Francisco J. de Abreu e Andrade e Coelho Guimarães, este vereador e superintendente das obras do chafariz. A banda de música Princesa Imperial é do Sr. João do Carmo (João Monteiro do Carmo). (O Paulista)

 

1877   Funda-se, em Taubaté, por D. José Pereira da Silva Barros, o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, nos moldes do de Itu. (O Norte de 10 de março de 1918).

 

1891   São exonerados, a pedido, de 1.º e 2.º suplentes de delegado de polícia em Taubaté os Srs. Antônio Claudiano de Abreu e José Benedito Marcondes de Mattos. Para 1.º, 2.º e 3.º suplentes foram nomeados respectiva-mente: Antônio Gomes de Souza Penna, Francisco Lobato de Moura Sobrinho e José Paulino Félix Benasconi. Para substituir o subdelegado demissionário José Pedro Malhado Rosa foi nomeado o Ten. Vicente Lucidoro de Oliveira, chefe do destacamento policial. (Jornal do Povo).

 

1891   Noticia-se a remoção do Dr. José Martins Bastos da Comarca de Sacramento no Estado  de Minas Gerais para juiz de direito de Taubaté, e a nomeação do Dr. Américo Brasiliense para substituir o Dr. Jorge Tibiriçá na governança do Estado. (Jornal do  Povo).

 

1891   No Palácio do Governador em São Paulo realiza-se reunião política do Partido Republicano histórico e dos antigos partidos liberal e conservador, sob a presidência do Dr. Luiz Pereira Barreto, de apoio ao governo. Para dirigir os trabalhos políticos e eleitorais das próximas eleições para o congresso estadual foi nomeada uma comissão de que faz parte o Dr. Joaquim Lopes Chaves. (Jornal do Povo).

 

1895   Os Bancos Norte de São Paulo e Banco de Crédito Real São Paulo e Minas de que são diretores secretários respectivamente os srs. José Antônio Carneiro de Souza e José Cyrillo Lobato realizam assembléia geral. (O Popular).

 

1895   O Banco de Crédito Real São Paulo e Minas sediado em Taubaté realiza assembléia geral ordinária, aprova as contas de 1894 e elege seu Conselho Fiscal: C.el João Affonso Vieira, Dr. José Francisco Monteiro e John Milne Tindal. Suplentes: major Antônio Gomes de Souza Penna, capitão João Lindggner e ten. José Gomes de Assis Camargo. (O Popular).

 

1895   À Assembléia do Banco Norte de São Paulo comparecem 22 acionistas representando 1.200 ações (ao meio-dia). A sessão é aberta pelo presidente Barão da Pedra Negra que nomeia os srs. José Ricardo Moreira de Barros e Manoel José Borges para servirem de secretários e passa a presidência ao Barão do Jambeiro durante a discussão das contas. São reeleitos para o Conselho Fiscal o Comendador Manoel Teixeira de Magalhães Leite, c.el José Ferreira de Moura e Joaquim Mendes de Magalhães e suplentes os srs. José Ricardo Moreira de Barros, Dr. Jacintho Pereira da Silva Barros e Manoel José Borges. A diretoria é autorizada a aumentar a gratificação do Gerente Sr. Antônio Gomes de Souza Penna em até 200$000 por mês, conforme os lucros. (O Popular).

 

1895   A assembléia é presidida pelo diretor-secretário José Cyrillo Lobato que nomeia os Srs. Dr. Francisco de Paula Pereira Barbosa e José Vilella Cardoso para secretários. Para o Conselho Fiscal são reeleitos os srs. c.el João Affonso Vieira, John Milne Tindal e eleito o Sr. Dr. José Francisco Monteiro. (Dados já acima citados). (O Popular).

 

1895   Há em Taubaté um hotel chamado Hotel Belém. (O Popular).

 

1895   Requerimento dos Bancos de Crédito Móvel do Rio de Janeiro e Banco Popular de Taubaté pedindo licença para construir uma estrada de ferro de Taubaté a Ubatuba é enviado à superintendência de obras públicas. (O Popular).

 

1898   Olímpia, Alice e Henriqueta da Câmara Leal, discípulas do falecido maestro Antônio José  Marcondes Homem de Melo mandam celebrar missa por sua intenção. Ao féretro, a corporação musical do circo Universal prestou honras fúnebres. A missa é na Igreja Matriz celebrada pelo Cons. Benjamim de Toledo Mello. (Diário de Taubaté).

 

1898   Pouso Alegre é escolhida para sede do novo bispado do sul de Minas Gerais com 110 paróquias das dioceses de Mariana e de São Paulo. (Diário de Taubaté).

 

1905   Em Assembléia extraordinária a Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté  confere ao Sr. Manuel Duarte Leitão o título de sócio benfeitor em virtude de relevantes serviços prestados à Associação. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Encerram-se as missões que durante 15 dias pre-garam os padres da Ordem do Santo Redentor, que embarcam para Aparecida. (O Norte).

 

1914   O Circo Oriente, companhia eqüestre, ginástica e de variedades de que é empresário o Sr. Paschoal Ciociola estréia em Taubaté apresentando o senegalense e equilibrista Rosendo, os acrobatas irmãos Abelardo e Anchises, o popular clown (palhaço) Amen-doim e Fura-Fura. Os espetáculos encerram-se com pantominas. (O Norte).

 

1914   Foram visitadas as seguintes escolas municipais pelo Dr. Inspetor Literário Municipal: 1.ª Masculina do Barranco, dirigida pelo Prof. Irito Nogueira Barbosa com 23 alunos; 2.ª Masculina do Barranco do Prof. Castro Carneiro com 22 alunos; Mista do Barranco da Prof.ª D. Maria Bárbara de Andrade Abreu com 30 alunos, 15 meninos; Mista da Estiva da Prof.ª D. Heloísa Pinto, com 21 alunos; Mista do alto do Cruzeiro da Prof.ª Orminda Ortiz com 20 alunos; Mista do Itahim da Prof.ª D. Francisca Bueno com 27 alunos; Masculina do Alto de São José do Prof. Jorge de Castro Oliveira com 33 alunos. (O Norte).

 

1914   Divulga-se, em Taubaté, a notícia de se ter acabado de fundar aqui a Sociedade Operária para amparar a classe em reunião havida em casa do Sr. Luiz Santos, um dos fundadores, tendo sido eleita diretoria e aprovados estatutos. (O Norte).

 

1927   Tendo se diplomado em Ciências e Letras, pelo Ginásio São Joaquim de Lorena, segue  para São Paulo, a fim de se matricular na Faculdade de Direito, o Sr. Pedro Barbosa Pereira, filho do Sr. Eduardo José Pereira. (O Norte).

 

1933   Na Capela do Palácio Episcopal de Taubaté, D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, nosso 1.º bispo, confere a Prima Tonsura ao Seminarista Antenor Leombello e a cinco escolásticos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. (O Lábaro).

 

1939   Funda-se, em Taubaté, a Conferência Vicentina de Santo André, que toma esse nome em homenagem ao nosso 2.º bispo D. André Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti. (O Lábaro).

 

1939   Divulga-se a solene inauguração do Instituto Comercial de Taubaté que recebe as  bênçãos do Ex.mo Sr. Bispo Diocesano, D. André Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti. (O Lábaro).

 

1939   Na Catedral de Taubaté realiza-se solene Te-Deum por motivo da coroação de S. Santidade o Papa Pio XII. (O Lábaro).

 

1939    O Lábaro divulga o falecimento do venerando cidadão taubateano José Gabriel Nogueira de Barros, progenitor do Sr. Francisco de Barros, então presidente da Associação Comercial e do Sr. José Olegário de Barros, notário do 2.º ofício local. (O Lábaro).

 

1946   Por ordem n. 735, o Sr. Antônio Augusto de Barros Penteado, diretor do Departamento da Produção Industrial, determina que a distribuição de farinha de trigo na cidade seja feita com orientação da Associação Comercial que sugere órgão independente da Secretaria da Agricultura já existente em Taubaté e ao qual auxiliará. (Folha Democrática).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *