27 de fevereiro de…

0
Share

1870   A banda de música corporação da Princesa Imperial realiza no Largo da Quitanda o Recreio Musical do Comércio (retreta) de cujo programa constam composições e arranjos de artistas José Benedito, Xavier de Assis, Camargo, Cândido e Rogério. (O Paulista).

 

1890   Encontra-se na alfândega de Santos o regulador (relógio) encomendado para a Igreja Matriz de Taubaté e que deverá ser assentado durante o mês de março. (Jornal do Povo).

 

1898   O Hipódromo Taubateense faz realizar no Prado do Areão a corrida de 6 páreos. Secretário: Malhado Filho. (Diário de Taubaté).

 

1901   Às 8 h. na Igreja Matriz, o Côn. Benjamim de Toledo Mello celebra missa de 7.º dia por alma do major Caetano José do Amaral. Fazem o convite: Simphorosa Marcondes do Amaral (esposa), Maria Marcondes do Amaral, Maria José Marcondes do Amaral, Maria da Glória Marcondes do Amaral, Francisco Xavier Marcondes do Amaral, José Benedito Euzébio Marcondes do Amaral (filhos) e Domingos Corrêa Marcondes (cunhado). (Jornal de Taubaté).

 

1910   O Sacerdote taubateano Rv.mo Cônego Altino de Moura toma posse do cargo de vigário da paróquia de Lorena. (O Norte).

 

1913   Durante o impedimento do titular efetivo capi-tão José Augusto M. de Mattos, está exercen-do interinamente o cargo de Tabelião o Sr. Brasilino Vieira. (A Federação).

 

1913   Com o n.º 221 desta data, o jornal local “A Federação” em seu 4.º ano, folha republicana de propriedade de uma associação, de que é diretor-gerente o Sr. Elpídio Borges, com redação à rua Visconde do Rio Branco, 70 e que sai, ora às quintas, ora às sextas-feiras, suspende sua publicação para o reparoem máquinas. Voltará a circular a 31 de julho próximo. Foi fundado a 24 de março de 1908. (A Imprensa de Taubaté – Pedro Giolo – pág. 43 e a Federação).

 

1913   O motorista Miguel Varalo põe à disposição do público pelos telefones 6 e 41 o seu automóvel “Overland” recém-chegado dos Estados Unidos, com estacionamento em frente ao Café Ideal na Praça da Catedral. É n. 12 e tem 30 HP. (A Federação).

 

1914   O Sr. Rodolpho Sebastião de Andrade é o Fiscal Sanitário. (O Norte).

 

1914   Assume o cargo de agente do correio de Taubaté em substituição ao saudoso tauba-teano Sr. João Vieira de Toledo Guatura, o Sr. José Bento Paes da Barra, nomeado pela Diretoria Geral dos Correios da República. (O Norte).

 

1914   O ilustre sacerdote taubateano Rev.do P.e Alfredo Pereira da Costa segue para São Carlos em cuja diocese vai assumir o cargo de vigário da paróquia de Dois Córregos, para o qual foi designado pelo Bispo D. José Marcondes Homem de Mello. Depois de sua ordenação sacerdotal no Seminário Provincial serviu na arquidiocese de São Paulo onde ocupou os cargos de coadjutor da paróquia de Santa Cecília de vigário da paróquia de Juqueri, quando se deu a criação da paróquia de Taubaté, sua terra natal, na qual queria servir. Tornou-se vigário de Jacareí a que prestou relevantes serviços. Há dois anos vinha servindo o cargo de vigário de Pindamonhangaba com contento geral. (O Norte).

 

1927   Promovida pelo Rev.do P.e Evaristo Campista César realiza-se na Praça Mons. Silva Barros, às 13 horas, a Festa das Crianças Pobres de Taubaté com farta distribuição de roupas e doces que pela afluência precisou ser prosseguida no dia seguinte na Catedral. A Festa no dizer de seu promotor não passou de um ensaio para se instituir em Taubaté o “Dia da Criança Pobre” em dia fixo do ano para ser celebrada solenemente. (O Norte)

 

1949   Guaratinguetá comemora condignamente a passagem das bodas de prata sacerdotais de seu vigário interino Rev.do P.e Aníbal de Melo, capelão do Orfanato Puríssimo Coração de Maria, naquela cidade e antigo reitor do nosso Seminário Diocesano e diretor do Colégio Santo Antônio de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1949   Como único proponente o Sr. João Roveda vence a concorrência pública aberta pela Prefeitura Municipal de Taubaté para o serviço de construção de balsa sobre o rio Paraíba, em Quiririm. (Taubaté Jornal).

 

1949   O Sr. Luiz Vicente Monteiro é nomeado dele-gado da Associação dos Ex-Combatentes de São Paulo em Taubaté, como antigo soldado da cruzada constitucionalista. (Taubaté Jornal).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *