25 de fevereiro de…

0
Share

1881   D. José Pereira da Silva Barros, taubateano ilustre, futuro arcebispo de Darnis, tendo sido nomeado a 8 de janeiro para Bispo de Olinda, faz a sua profissão de fé perante o bispo D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho e as testemunhas Dr. Côn. Paula Rodrigues, Côn. Araújo Muniz e Côn. João Alves. (Diário de Taubaté).

 

1883   O Comendador Francisco Marcondes de Moura e Costa premia dedicação de três de seus melhores escravos, dando-lhes liberdade e trabalho remunerado: Perpétua de 50 anos passa a ganhar 200$000 como boa dona de casa; Ignez de 60 anos que quase nenhum serviço já possa prestar ganha 12$000 por mês e Henrique de 34, personificação do trabalho e obediência. Procede o comendador Moura e Costa de modo diferente ao dos demais senhores que se limitam a dar liberdade a escravos inválidos, de mau procedimento, que passam a infestar a sociedade e tirar esmolas para sobreviverem. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Estiveram em Taubaté: o Cônego Amador Bueno de Barros que veio de Rio de Janeiro acompanhar sua mãe que lá passara temporada; o Barão Homem de Mello hospedado em casa do juiz Dr. Baeta Neves. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Recém-fundado, existe em Taubaté um club dançante denominado “Recreio Familiar”. (Gazeta de Taubaté)

 

1891   Francisco Gomes Lobato e José Benedito Carneiro organizam a sociedade Lobato & Carneiro, no Largo do Rosário n.º 2, para o ramo de secos e molhados. (Jornal do Povo).

 

1895   Nos salões do Club Taubateense realiza-se esplêndido baile que vai até 5 horas da manhã. (A Cidade de Taubaté).

 

1895   Realiza-se animado baile no Club Tauba-teense. É segunda-feira de carnaval. (O Popular).

 

1898   A augusta e respeitável loja maçônica “Cari-dade e Justiça” de Taubaté de que é secretário Giuseppe Garibaldi 3 realiza reunião para eleição de diretoria. (Diário de Taubaté).

 

1905   Atendendo exigência da Lei Eleitoral, Decreto Federal 5391 de 12/12/1904, em vigor a Procuradoria da Câmara Municipal de Taubaté publica relação dos 15 maiores contribuintes em 1902: 1) do imposto predial, proprietários: Carlos Adolpho Leonardo, Luiz Moreira da Silva, João Gomes da Luz, Victoriano Pinto dos Santos, José Félix Paulino Bernasconi, Côn. Antônio Moreira de Souza Almeida, Antônio Luiz de Moreira, Augusto Cézar Monteiro, João Monteiro de Alcântara e Silva, Antônio Moreira Leite, João Lindgger, José Flávio de Camargo, Leopoldino Martinho de Abreu, Marçal Moreira Leite César e Cândido Alves Motta; 2) do imposto de indústria e profissões, comerciantes: José Durante, José Marcelino de Morais Filho, Manoel José Fernandes, Manoel José Borges, José Antônio Carneiro de Souza, João Gomes da Luz, Crispim José de Carvalho, Joaquim Mariano dos Santos, Antônio José da Cunha, Fernando Nogueira de Souza, João Cabral de Siqueira, José Gomes de Assis Camargo, João Eleutério dos Santos, Antônio Carlos Frederico Ramos, José Domingues Ribas. (Jornal de Taubaté)

 

1914   A Cia. Norte Paulista, através de seus direto-res Virgílio Cabral (Presidente), c.el José Benedito Marcondes de Mattos e Félix Guisard, de acordo com o Prefeito Municipal de Taubaté, Dr. Gastão Câmara Leal, fazem proposta de liquidação da dívida que tem atrasada com seus credores preferenciais, portadores de debêntures que deverão ser todas depositadas em mãos do capitão farmacêutico Carlos Adolpho Leonardo ou na C.T.I. ou na Prefeitura Municipal, desistindo seus portadores de uma em cada 3 ações. Com o resultado dessa desistência vão ser pagos os cupons atrasados e dívidas quirografárias, após o que então assumirá a gerência da companhia o Sr. Félix Guisard mantendo em dia o serviço de pagamento da dívida que ficar. (O Norte).

 

1927   No salão da Associação Artística Literária rea-liza-se às 20h. recital de declamação da Sr.ta Edith Lorena que aqui já se apresentou num festival de arte há dois anos. (O Norte).

 

1940   Morre, em Taubaté, no Convento de Santa Clara, o virtuoso e respeitável capuchinho Frei Daniel, que ali viveu muitos anos, sepultado no mesmo dia. (O Lábaro).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *