14 de fevereiro de…

0
Share

1888   Terça-feira de Carnaval: um grupo com máscaras, fantasiados de índios Cayapós, percorre as ruas da cidade dançando, sendo muito aplaudidos. À noite o Club dos Mandarins realiza seu 2.º baile, durante o qual surge um grupo de máscaras representando caveiras com os ossos dispersos nos dominós pretos e com um estandarte em que se lia: “Pedregulhos moderno para o calçamento das ruas”. Acompanhava o bando um Satan que enfiados em uma corda carregava alguns bonecos representando padres e mulheres de mantilha, maliciosa alusão aos ossos humanos desenterrados da nave da nossa Matriz e que serviam de entulho às nossas ruas. O grupo era acompanhado também de um tocador de sanfona ao som da qual os mascarados executavam macabra dança. (O Liberal Taubateense).

 

1890   O republicano Dr. João Francisco Malta Júnior segue para Lorena onde vai  assumir  o  cargo  de promotor público para o qual foi recentemente nomeado o ilustre taubateano. (Jornal do Povo).

 

1890   Presta juramento e entra no exercício do cargo de escrivão de polícia e mais anexos o Sr. José Maximiano de Carvalho que já exerceu antes o cargo a contento geral. (Jornal do Povo).

 

1891   O Dr. Fernando de Mattos assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté de que é escrivão o Sr. Polycarpo Gonçalves de Lima. (Jornal do Povo).

 

1891   O Cap. João Affonso Vieira, presidente do Cons. de Intendência Municipal de Taubaté tendo em vista as eleições de 14 de março próximo para eleição de 40 deputados e 20 senadores para o Congresso do Estado de São Paulo, divide o distrito em 13 secções (inclusive Tremembé) em que estão inscritos 1803 eleitores. (Jornal do Povo).

 

1895   Morre, em Pindamonhangaba, D. Amélia Pestana Fontes, esposa do advogado Dr. Antônio Martins Fontes Júnior do foro daquela cidade e filha do Sr. Álvaro Pestana. (O Imparcial).

 

1897   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal “O Ensaio” órgão  dos alunos do Grêmio Literário Santa Teresa do Instituto Santa Teresa desta cidade. (Diário de Taubaté).

 

1900   O Club Carnavalesco Filhos de Plutão elegeu uma Comissão, sob a presidência do Sr. Antônio de Carvalho, para a realização do baile do próximo dia 25, enquanto que, amistosamente, resolveram fundir-se numa só sociedade os Clubes União e Bilontra. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O ten. Arthur Vieira, 1.º suplente, assume o exercício do cargo de sub-delegado de polícia de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Perante o Juiz de Direito da Comarca de Taubaté prestam compromisso para o cargo de 1.º e 2.º suplentes de delegado de polícia de Tremembé, os Srs. Victorino Coelho de Carvalho que faz parte da redação do jornal, que ali se publica com o nome de Santuário, e o Sr. Manoel Coelho. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro torna pública sua intenção de inaugurar brevemente em Taubaté um externato intitulado “Carlos Reis” à Rua Dr. Emílio Winther em edifício vasto e apropriado, de cujo corpo docente devem fazer parte o Dr. Quirino, o Dr. Bento Enéas, o Dr. Afonso Moreira da Silva, o Sr. José B. dos Santos, o Dr. Continentino Guimarães, o Dr. Fernando de Mattos, o major José Ramos Ortiz e o Sr. Eduardo Piquet. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Jornal dos Agricultores noticia recente visita do Dr. Miguel Guedes Nogueira em missão da Sociedade de Agricultura Alagoana, feita à Trapa da Maristela em Tremembé, 1.ª fundada no Brasil, onde foi recebido por D. Alexis Decrey, procurador da Ordem de Cister. Estavam na faina todos os sacerdotes ajudados por mais 60 trabalhadores com todo o instrumental: charruas, arados, cultivadores, rolos, escarificadores, grades, sulcadores, semeadores. Semeavam feijão e capinavam os extensos arrozais da várzea. Viu cultura de cereais, o pomar, os pastos, os estábulos, os veículos, os animais de tráfego, os redis, as pocilgas, tudo em ordem, em pouco mais de 4 meses apenas já têm uma centena de bovinos de raça e outros que selecionam. Iniciaram cultura científica do café. Dessecam, drenam, desobstruem os cursos d’água. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Deixa de circular entre Taubaté e Tremembé o bonde a vapor de meio-dia, restabelecido por ocasião das festas de fim de ano. (O Norte).

 

1913   Uma comissão de paroquianos de São Luís do Paraitinga oferece ao Rev.do P.e Florêncio Luiz Rodrigues, vigário da paróquia de Taubaté, cura da Catedral, um rico tinteiro de prata e uma caneta e pena de ouro com um símbolo representando a Justiça e encimado por rubi, como gratidão ao ex-vigário daquela paróquia. (A Federação).

 

1932   O Dr. Carino Espírito Santo, delegado de Polícia, torna públicas as dificuldades que vem encontrando para a organização em Taubaté de uma Guarda Noturna, principalmente de ordem financeira. (A Folha).

 

1934   De volta de Campos do Jordão onde se retirou durante o Carnaval visita a diocese de Taubaté  D. Bento Aloísio Masella, Núncio Apostólico do Brasil. (O Lábaro).

 

1946   Morre, em Taubaté, D. Lucy Guisard Cem-branelli,  esposa  do  Sr.  Ulderico Cembranelli. Pianista, organista e cantora, dirigia o coro do Santuário de Santa Teresinha e era encarregada do departamento de festas e de assistência a enfermos e desvalidos da Cia. Taubaté Industrial. (Taubaté Jornal).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *