13 de fevereiro de…

0
Share

1888   Segunda-feira de carnaval. Sai à rua o bando  dos  Mandarins. Os carros magnificamente enfeitados, um deles conduzindo o estandarte do clube. Uma das alegorias conduzidas por uma carro representa a Igreja Matriz reclamando um regulador (relógio) e mascarados se dirigem ao povo dizendo da necessidade de um badalo para indicar aos que não têm relógio a hora do almoço e do jantar. Outro carro representava a futura Província do Rio Sapucaí e um inglês passando ações de estrada de ferro. Outro: a Justiça vendada em um magnífico carro degolava um demônio e punha em liberdade uma mulher preta com uma criança nos braços, alusão a uma pobre escrava que com uma pobre criança passaram longos meses na cadeia local acusada de suposto infanticídio. Outro carro representa o trabalho livre na pátria livre. À noite os mesmos carros percorrem as ruas da cidade em “marche aux flambeaux”. Os Bilontras dão sua partida de honra realizando baile como nunca se vira, as salas custosamente ornamentadas em uma das quais um esplêndido jardim. Dançaram das 9 h. da noite à 5 da manhã e a última quadrilha ainda tinha 42 pares. O serviço de chá foi muito satisfatório. (O Liberal Taubateense).

 

1890   Realiza-se, em Taubaté, concerto de Mademoiselle Cerutti, exímia artista. (Jornal do Povo).

 

1891   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté sob a presidência do capitão João Affonso Vieira em sessão de ontem, tendo em vista serem demasiado estreitas e de muito trânsito as ruas do c.el Jordão e do Bispo Rodovalho na parte compreendida entre o Largo da Matriz e a Praça Dr. Paula de Toledo, no uso das atribuições conferidas pelo decreto de 15 de janeiro de 1890 baixa hoje a Resolução n.º 17, determinando que os carros, carroças e outro qualquer veículo transitem pela rua c.el Jordão só no sentido do Largo da Matriz para a Praça Dr. Paula de Toledo e pela Rua Bispo Rodovalho só no sentido da Praça Dr. Paula de Toledo para a Rua Marquês do Herval, sob pena de multa de 5$000. (Deve ser a primeira medida de trânsito ou mão de direção em ruas de Taubaté). (Jornal do Povo).

 

1897   O Jornal “Diário de Taubaté” de Victorino Coelho de Carvalho, com redação à Rua Visconde do Rio Branco, 58, inaugura o seu telefone, um dos primeiros colocados na cidade pelo Sr. Joviano Nogueira Barbosa e um hábil eletricista. (Nossa Terra).

 

1901   Tem estado enfermo Frei Luiz Maria do Convento de Santa Clara. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Em Tremembé (Município de Taubaté) o Club Thyrso fundado há poucos dias anuncia préstito carnavalesco para domingo, dia 17; para a acorrência de espectadores vai pedir o aumento de número de bondes de Taubaté. (viagens). (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Rev.do Frei Chrispim, novo guardião do Convento  de Santa Clara, que sucedeu ao Rev.do Frei Mansueto de Val Floriana, já está na cidade, nas funções. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. José Antônio Carneiro de Souza é o Gerente (diretor) do Banco Norte de São Paulo. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Morre, em Taubaté, com 71 anos, D. Ana Maria Alves Pereira, viúva do Sr. Benedito Alves  Pereira e tia do Sr. Benedito Floriano de Paula Toledo. (O Norte).

 

1913   No Taubaté-Cinema realiza-se espetáculo em  benefício  das festas do Divino Espírito Santo de que é festeiro o Sr. João Bindão. (A Federação).

 

1918   Realizam-se as primeiras aulas no recém-criado 4.º Grupo Escolar de  Taubaté,  sob  a  direção  do Prof. Thomaz Ribas. (O Norte).

 

1945   O ilustre Prof. Dirceu Ferreira da Silva que aqui serviu por três anos e meio como Delegado Regional do Ensino despede-se por motivo de sua remoção para a Delegacia de Sorocaba. Para substituí-lo foi nomeado o Prof. Lafayete Rodrigues Pereira. (Nossa Terra).

 

1949   O E. C. Taubaté enfrenta na Praça Mons. Silva  Barros o valoroso time do Corintians, que vence dificilmente por 3 x 2 pontos marcados no 2.º tempo. O quadro visitante é homenageado pelo seu homônimo local (o E. C. Corintians de Taubaté) que o recebe em sua sede. Ao jogador Hércules do Vitória F. C. é entregue o prêmio que lhe coube no concurso “O craque mais querido da cidade” promovido pela loja Philco da Auto-mecânica Taubaté Ltda. (Taubaté Jornal).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *