12 de fevereiro de…

0
Share

1785   A Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté abre uma carta datada de 14  de janeiro, do Corregedor da Comarca, Sebastião José Ferreira Barroso, com planta da Cadeia e lhe dá resposta. (Atas I, p. 132).

 

1876   Com a morte do Sr. Capitão Thimóteo Pereira de Toledo, fiscal do distrito da zona sul (cuja divisa é a Rua Augusta, antiga Rua da Quitanda), em Taubaté toma posse do lugar ou cargo seu filho Saturnino Pereira de Paula Toledo. (A Imprensa).

 

1888   É domingo de Carnaval. Ao amanhecer, a fina flor da rapaziada taubateana, os bilontras, percorre as ruas da cidade com o infernal Zé Pereira. À chegada do Expresso (trem) desembarcam na estação alguns pretos que se libertam no meio do povo entusiasmado dando vivas à liberdade. Às 16h. sai o préstito organizado pelo Club dos Bilontras Carnavalescos. À frente, dois clarins executam a “Chamada à Bilontra”, especialmente composta para essa tarde. Seis carros com grande número de cavalheiros e infantes compunham o préstito. O carro triunfal representava uma cesta apoiada em 4 colunas, onde iam o porta-estandarte fantasiado e dois membros da comissão de festejos com distintivos. Seguia-se um carro alegórico dividido em 2 partes: num a liberdade empunhando um estandarte em que se lia: “Abolição Imediata” e noutro o escravagismo com seu estandarte. Em seguida um carro com representação de muitos reis e no centro um grande poço de onde surgia um bilontra explicando a debatida questão do abastecimento de água na cidade. Outro carro representava uma fazenda abandonada com os pretos de trouxa às costas retirando-se e os abolicionistas aconselhando-os a permanecerem no município para não ficarem pretos com o sol do oeste. (Onde estão dando preferência a pretos pagos do que a imigrantes que não se acostumam). Outro carro fazia alusão a emplacamento das casas e colocação de calhas exigidos pela Câmara. O préstito era fechado por Zé Pereira e se distribuía um boletim em que se explicavam as alegorias e se faziam críticas ao abolicionismo, aos charadistas e logogrifistas de Taubaté, ao projetado abastecimento de água. (O Liberal Taubateense).

 

1891   Às 8 horas da noite, cerca de mil pessoas reunidas no Largo da Matriz, tendo à frente uma banda de música, se dirigem à residência do Cônego Bento Antônio de Souza e Almeida que acabava de chegar de São Luís do Paraitinga de cuja paróquia é vigário e lhe prestam uma homenagem de desagravo. Usam da palavra o Dr. Câmara Leal e o vigário de Taubaté. O povo é convidado a entrar e tomar cerveja. Saudada a imprensa, agradecem o Prof. Antônio José Garcia, Dr. Gastão Câmara Leal pelo “Noticiarista” e o Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira pelo “Jornal do Povo”. Falam afinal o Dr. Câmara Leal e Emílio Costa. O sacerdote fora vítima de desacato em São Luís por inimigos (políticos). A explicação é dada no Jornal do Povo de 01/03/1891. (Jornal do Povo).

 

1891   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté reunido informa o governo estadual  a  respeito do pedido de Domingos Lourenço Lacombe e outros sobre autorização para explorarem minerais nas vertentes norte da serra do Quebra Cangalha neste município que não consta existência de minerais na referida zona nem pretensão de outros a respeito. (Jornal do Povo).

 

1891   Tendo o 1.º Fiscal da Cidade de Taubaté procedido ao novo arrruamento  da  Rua  João  Afonso, o Conselho de Intendência Municipal autoriza o alargamento da mesma que passará a ter 58 palmos de largura, indenizando-se os Srs. José Maria Gomes e Benedito Moreira Leite em 30$000 e Pedro de Alcântara de Siqueira em 50$000 pela remoção de muros e afastamentos. (Jornal do Povo).

 

1891   Fernando de Mattos & C.ia, sociedade proprietária da Empresa Hidráulica Tauba-teana, que se encarrega do serviço de abastecimento de água em construção em Taubaté pede providências ao Conselho Municipal de Intendência para desapropriar os terrenos da cabeceira do ribeirão Charco conhecidos por fazenda de Claro Marcondes. Comunica-se, outrossim, a sucessão ocorrida com a Companhia Norte Paulista. (Jornal do Povo).

 

1891   A Empresa Hidráulica Taubateana de propriedade de Fernando de Mattos  &  C.ia  a  que  sucedeu a Companhia Norte Paulista, encarregada de instalação do serviço de abastecimento de água em Taubaté, cujo prazo de conclusão venceu a 25/12/1890, pede mais 6 meses em prorrogação e dispensa da multa contratual. O Eng.º Fiscal acha que é preciso mais 1 ano. Com isso não foram também instalados, naquele prazo, os chafarizes na cidade. (Jornal do Povo).

 

1895   Relação de pessoas ilustres falecidas durante o ano de 1894 inclui D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo da diocese e Dr. F. Ribeiro de Escobar, advogado e magistrado distinto. (O Imparcial).

 

1895   O Club Taubateense distribui convites para o  baile  carnavalesco do dia 25 que começará às 20h. (Os bailes no Theatro São João de 17 e de 21 a 26 também começam a essa hora). (O Imparcial).

 

1895   O recém-criado Curso Noturno regido pelo ilustre professor e jornalista Antônio José Garcia está funcionando em uma das salas da cadeia velha. (O Imparcial).

 

1897   Morre, em Taubaté, D. Benedita Augusta Lopes Borges, filha do Sr. Francisco José Lopes, casada com o Sr. Manoel Alves Borges, secretário da Câmara Municipal desta cidade. (Diário de Taubaté).

 

1901   A recém-fundada Associação Beneficente do Professorado Paulista dirige ao prof. Arthur Glória do nossa Grupo Escolar ofício comunicando que em sessão de 10 do corrente foi o mesmo nomeado delegado daquela associação em Taubaté. Gabriel Ortiz é 1.º secretário. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Estelita Ortiz é eleito vice-diretor da Corporação Musical “Philarmônica Taubateen-se”. O vice-diretor da Corporação Musical “João do Carmo” é o Sr. José Vicente de Barros. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Os sócios do Grupo “Amigos do Progresso” promovem  um abaixo-assinado para que a Associação volte a ter o primitivo nome de Club Musical e Recreativo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Corporação Musical “Philarmônica Tauba-teense” realiza retreta em que é executado  o  dobrado “Club Musical e Recreativo” de autoria do maestro José Gomes de Assis Camargo. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Para verificar as razões por que a iluminação pública da cidade de Taubaté, já precária, tem  sido cortada por volta de 1 hora da madrugada o Intendente Municipal Dr. Bento Enéas de Souza e Castro faz uma visita à fábrica da companhia concessionária à meia-noite. (O Norte).

 

1910   No Paço Municipal de Taubaté, na sala de expediente do juiz de direito, a Comissão de Revisão do Alistamento Eleitoral, desta cidade, composta dos membros efetivos Dr. Paulo de Oliveira Costa, Lafayete de Abreu Marcondes, Pedro Francisco dos Santos, Antônio dos Santos Camilher, Carlos Adolpho Leonardo e Luiz Ribeiro da Silva e presidida pelo Dr. Francisco Cardoso de Souza Ribeiro, juiz de Direito, procede à conferência do alistamento eleitoral encerrado dia 10 e verifica que se alistaram regularmente 194 eleitores que relaciona. (O Norte).

 

1910   D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º Bispo de Taubaté, empossado a  21/11/1909, faz  a  sua primeira visita pastoral ao Santuário do Bom Jesus de Tremembé, ocasião em que funda a Obra das Vocações Sacerdotais da Diocese e uma conferência de São Vicente de Paulo, entre outros atos.

 

1913   Morre, em Taubaté a exma. sra. D. Maria das  Dores  Gomes  Lobato  esposa  do Sr. Antônio dos Santos Camilher. (A Federação).

 

1922   Sua Santidade o Papa Pio XI eleito a 6 do corrente é solenemente coroado. (O Lábaro).

 

1932   Faz a sua estréia em Taubaté o Circo Polytheama Françóis com espaçoso palco, belos cenários, boa orquestra e luxuoso guarda-roupa. (A Folha).

 

1944   Instala-se em Taubaté à Praça D. Epaminon-das, esquina da Rua Duque de Caxias, o Banco Nacional da Cidade de São Paulo S/A sob a gerência do Sr. Luiz de Campos Salles que depois se incorporou ao Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina S/A recentemente transferido para o Banco Brasileiro de Descontos S/A. (Nossa Terra).

 

1950   De volta de Roma chega a Taubaté o Sr. Bispo Diocesano. D. Francisco Borja do Amaral sendo saudado pelo Dr. Antônio de Oliveira Costa, deputado estadual. (Tabaetê).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *