8 de fevereiro de…

0
Share

1873   Os Drs. Emílio Winther e Souza Alves, desincumbindo-se de missão confiada pela Câmara Municipal de Taubaté indicam os terrenos entre o Convento de Santa Clara e a chácara do Dr. Escobar (Juiz de Direito de Caçapava), como o melhor lugar para se construir em Taubaté um novo cemitério. (O Paulista).

1883   A “Gazeta de Taubaté” defende projeto apresentado  à  Assembléia Provincial pelo deputado eleito pelo nosso distrito, Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, para construção de uma só ponte sobre o rio Paraíba no município de Taubaté no lugar chamado “Porto do Meio” a que vai ter o “caminho ou estrada do meio”, em substituição às pontes do Quiririm (que não existe então) e a do Tremembé (em ruínas). Entre outras considerações diz: que são poucas as pessoas do lado esquerdo do Paraíba que se servem da ponte do Tremembé, mesmo moradores de Pinda e Tremembé; diminui a distância para São Bento do Sapucaí. A estrada do meio deverá ir em linha reta à fazenda Palmeira do Barão da Palmeira, evitando o ângulo reto que a atual faz em prejuízo de distância, passando pela fazenda do Comendador José Rodolpho Monteiro.

Esse problema de construção de ponte sobre o rio Paraíba já se verificou há vinte anos passados. A ponte do Quiririm não existe há muito tempo e a do Tremembé ameaça desmoronar. O caminho e Porto do Meio ficam na direção da rua Dr. Falcão Filho (Palmeiras). Em Tremembé há só uma ou duas casas comerciais. (Gazeta de Taubaté).

1883   O escrivão de paz da delegacia e da sub-delegada  de  polícia  de  Taubaté Sr. José Maximiano de Carvalho reside à rua Marquês do Herval n. 202 onde tem seu cartório. (Aviso do mesmo na Gazeta de Taubaté).

1883   O Sr. Francisco Cândido Vieira é o juiz muni-cipal substituto em exercício. (Gazeta de Taubaté).

1884   O recém-nomeado fiscal da cidade, Sr. João Vicente de Castro Piza, adverte os carroceiros e carreiros de que é proibido tocar-se por diante os veículos que dirigem (Nota: entendo que quer dizer: deixar os animais com o veículo se adiantarem sem a sua presença ao lado?) bem como cavalgar nas ruas fora do natural do animal. (Gazeta de Taubaté).

1884   No Largo do Mercado, no canto da rua Dr. Winther,  pegado  à  farmácia do Sr. Carlos Adolpho Leonardo está a loja de fazendas do Sr. João Bastos. (Gazeta de Taubaté).

1890   O coletor das rendas gerais (federal) de Taubaté é o Sr. Leopoldino Martinho de Abreu – assina edital. (Jornal do Povo)

1891   O insígne taubateano D. José Pereira da Silva Barros que a 7 de abril de 1888 havia se  afastado da diocese de Olinda por motivo de saúde, recolhendo-se a Taubaté, recebe comunicação de que o Sumo Pontífice o havia transferido para a sede episcopal do Rio de Janeiro, atendendo os relevantes serviços que prestara à Igreja numa época de radicais transformações na nação brasileira com a Proclamação da República. (Diário de Taubaté).

1895   O chefe do tráfego desmente a paralisação dos trens procedentes do Rio de Janeiro em virtude das chuvas. (O Imparcial).

1895   A imprensa local sugere à Câmara Municipal o aproveitamento da estiagem que se verifica para concertar a rua do Patrício (centro comercial da cidade ou melhor uma das ruas de maior movimento comercial), o Largo da Estação em frente ao armazém de importações e a rua do Sacramento atrás da Igreja Matriz. (O Imparcial).

1895   O Club Taubateense anuncia seus bailes carnavalescos. (O Imparcial).

1895   Noticia-se em Taubaté a aprovação pelo governo  da proposta da comissão de estudos para a criação de nova capital da república cuja população não deverá ser superior a um milhão de habitantes, proporcionando-se a cada um o fornecimento de 500 litros de água diariamente. (O Imparcial).

1895   Voltam a correr em Taubaté os bondes puxa-dos a burro da empresa de carris urbanos, agora de propriedade do major João Baptista Alves Mourão, com bondes reformados até que cheguem os novos encomendados. A empresa esteve paralisada longo tempo e o major adquiriu o material recentemente e os reparou. O major João Mourão pretende fazer os bondes correrem de hora em hora e não só nas horas de trens como era antigamente. A Câmara Municipal nomeou uma comissão, Dr. Henrique Bernardo, Thomaz Breterick e José Ramos Ortiz, para inspecionar e julgar o estado das linhas. Às 14h20min partiu o bonde experimental levando a referida comissão e mais: c.el João Afonso Vieira, presidente da Câmara, Dr. Miguel Bernardo de Amorim, representante da Cia. Linho Brasileiro, ten. c.el José Pedro Malhado Rosa, capitão Euzébio Affonso Vieira, delegado de polícia, ten. c.el Luiz Moreira da Silva, capitão Manoel Alves Borges, secretário da Câmara e um representante do jornal diário local “O Imparcial”. A viagem correu normalmente. Tão cedo o bonde não passará pela Rua do Patrício que precisa de sérios reparos e a célebre curva da ladeira da Glória não oferece segurança pelo que deverá ser desprezada essa passagem fazendo-se a curva pela rua do Corrêa. Na residência do major João Mourão foi servido o clássico copo de água. O jornal faz votos para que os esforços do major João Mourão e do Sr. Augusto Kreye se coroem de êxito. (O Imparcial).

1903   Realiza-se no cemitério do Convento de Santa Clara o 1.º sepultamento depois que o mesmo passou da administração da diocese de Taubaté a que esteve até janeiro, para o da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. (A Verdade).

1905   No pequeno teatro da Associação Musical “Malhado Rosa” realiza-se um espetáculo do Grupo Dramático Sagrado Coração de Jesus, com a peça em três atos “Fabíola”, com recitação de poesias e cânticos. (A Verdade).

1912   Segue para Dois Córregos a serviço da Comissão do  Tracoma  o  Dr.  Domingos  Gonçalves  Barata que por muito tempo residiu em Taubaté. (O Lábaro).

1912   Na secretaria da Prefeitura Municipal de Taubaté se exibem plantas  e  orçamento  para  construção do prédio do Instituto Disciplinar de Taubaté para a qual o Governo do Estado abriu concorrência. (O Lábaro).

1913   Realizam-se em Taubaté eleições para deputados federais e renovação de um terço do Senado. Decorrem sem muito entusiasmo pois o Partido Oposicionista local aderiu ao governo mandando seus correligionários sufragarem os candidatos do Partido Republicano Paulista, chefiado pelo c.el José Benedito de Matos. Diz a imprensa oposicionista que apesar de não se terem obrigado eleitores a votarem em secção diversa da que estavam inscritos, abuso que se verificava anteriormente, uma turma de escovados votou em nome de defuntos que ainda permanecem nas listas de eleitores inscritos. (A Federação).

1913   Em pleito para a Câmara dos Deputados e renovação de um terço do Senado o Dr. José Rodrigues Alves Sobrinho, promotor público da Comarca de Taubaté há 3 anos, elege-se deputado federal. O Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa também foi eleito pelo 2.º distrito tendo sido apurados até o dia 14 a seu favor em 1.º turno 2.641 votos. O Dr. Rodrigues Alves Sobrinho foi eleito pelo 3.º distrito. (A Federação).

1914   Mais dois elegantes autos estão na cidade: um da marca Fiat, particular, do Dr. Adolpho Leonardo e um N.A.G. do Sr. Joaquim Magalhães, para a praça. (O Norte).

1914   O Sr. Luiz Itálico Bocco, diretor-gerente da Companhia Norte Paulista, concessionária do  serviço de abastecimento de água em Taubaté responde interpelação da Prefeitura por ofício de 31 de janeiro, (n. 64), informando que só tem cortado o abastecimento de pessoas que tem deixado de pagar a taxa devida e que não tem cobrado preços exorbitantes, mas os da tabela do contrato: 3$000 para os prédios de valor locativo até 12$000 e 5$000 para os demais para penas de200 l e400 l diários respectivamente. (O Norte).

1914   No campo do Velódromo, à Rua 4  de  Março, sob inclemente aguaceiro Taubaté Foot Ball Club vence o Industrial Foot Ball Club também desta cidade por 5 a 0. (O Norte).

1941   O Sr. Álvaro Marcondes de Mattos, Prefeito Municipal, assina Decreto de Lei n.º 25  autorizando a Prefeitura Municipal de Taubaté a adquirir na Vila Nossa Senhora das Graças um terreno com 2271m2 para ser doado ao Governo do Estado para construção de um Grupo Escolar. (O Momento).

1945   Morre no Convento de Santa Clara em Taubaté o virtuoso   e   estimado   capuchinho  Frei  Ricardo. (Nossa Terra).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *