4 de fevereiro de…

0
Share

1883   Realizam-se em Taubaté as solenidades de posse do vigário encomendado de Taubate, Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro, no cargo de vigário colado da mesma paróquia para o qual foi nomeado a 6 de dezembro último pelo Governo Imperial e foi investido pelo Bispo de São Paulo D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho a 20 de janeiro último. A Carta de Colação é lida pelo vigário da vara Cônego. Antônio de Almeida, pregando o orador sacro Cônego Ezequias Galvão Fon-toura, secretário do bispado. À tarde realiza-se Te-Deum pregando o irmão P.e Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A afluência à missa de posse do vigário P.e Antônio Nascimento Castro foi pouca devido à chuva que caía sem cessar. Depois do Te-Deum, a Philarmônica toca em frente à residência de D. Marianna Justina de Moura e Palma, algumas peças marciais, levantam-se brindes. Para essa posse estão em Taubaté o Cônego João Alves Coelho Guimarães, cura P.e Antônio Bicudo, Joaquim Pereira da Fonseca e Manoel Vicente, vice-reitor do seminário episcopal. Após a leitura da carta e entrega das insígnias paroquiais o P.e Antônio Nascimento Castro celebrou a missa às 11 h. cantada a grande orquestra, acolitado pelo coadjutor e pelo P.e Francisco Alvarenga, servindo de mestre de cerimônias o P.e Mariano de Paula Simões. O P.e Fonseca (Joaquim Pereira da Fonseca), presente, é de Aparecida. Após a missa o pároco oferece almoço aos convidados em casa de D. Marianna Justina de Palma, irmã do Côn. João Alves Coelho Guimarães e abastada fazendeira, presente o juiz de direito Dr. Aureliano de Souza Oliveira Coutinho. Deputados provinciais presentes: Dr. Rodrigo Lobato, Dr. Paula de Toledo e Cura da Sé, P.e Antônio Pereira Bicudo. O desembargador Aureliano é filho da Viscondessa de Sepetiba. Estão presentes também o Dr. Câmara Leal, Barnabé de Abreu e Thomaz de Abreu. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O advogado Dr. José Joaquim Baeta Neves Filho tem seu escritório na Rua do  Sacramento esquina do Largo do Rosário, advogando neste município e nos vizinhos e se encarregando de levantar dinheiro em Bancos. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   O Sr. João Affonso Vieira, Presidente do Conselho de Intendência Municipal de Taubaté, torna público que se acham nomeados e juramentados os seguintes funcionários empregados da intendência: Procurador, Caetano José do Amaral; 1.º Fiscal, Luiz Moreira Damasco; 2.º Fiscal, João Vicente de Castro Piza; Aferidor, Francisco Pereira da Fonseca; Administrador do Mercado, Joaquim Mariano da Luz; Administrador do Matadouro, Joaquim Alves de Oliveira Peixoto; Administrador do Cemitério, Joaquim Pereira de Toledo; Arruador, José Joaquim Siqueira; Zelador das Águas, Justiniano Marcondes Cézar; Porteiro, José Barreto de Andrade; Coveiro, Francisco Marcondes de Quadros; Secretário, Manoel Alves Borges. (Jornal do Povo).

1895    Morre em Pindamonhangaba D. Francisca Correa de Toledo. (O Imparcial).

 

1897   Instala-se à Rua do Sacramento o “Colégio União”, fundado pelo major José Ramos Ortiz,  ex-Intendente Municipal de Instrução, sob a direção de D. Maria José Malhado Penna, esposa do Prof. Antônio Emílio de Souza Penna, do Grupo Escolar, que começará a funcionar dia 10 próximo. (Diário de Taubaté).

 

1898   Estréia no Teatro São João da Empresa Palmério & C.ia grande Companhia Infantil de Operetas, Revistas e Mágicas do Teatro Édem do Rio de Janeiro com a ópera cômica “Os Sinos de Corneville” cujos personagens tem idades que variam de 11 a 14 anos. Preços: camarotes, 30$000; cadeiras, 6$000 e geral, 1$500. Depois do espetáculo haverá bondes para todas as linhas. (Diário de Taubaté).

 

1900   A sociedade literária “Colmeal” elege sua 1.ª diretoria sob a previdência do Dr. Aristides  Monteiro (abelha mestra). (Jornal de Taubaté).

 

1901   Depois de prolongada enfermidade, morre em  Taubaté, o  Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa na sua residência à rua Marquês do Herval, conceituado negociante na praça. Era filho de José Ferreira da Costa, português e de D. Clara Justina de Abreu, brasileira, tendo nascido no bairro de Tremembé a 2 de agosto de 1831. Sempre residiu em Taubaté onde desempenhou com proficiência os cargos de professor público, advogado (rábula), delegado de polícia, inspetor literário por 16 anos, juiz municipal, vereador à Câmara Municipal, ocupando por algum tempo a cadeira de professor de filosofia no Liceu do Convento de Santa Clara, redator de “O Futuro”, jornal local, tendo colaborado em vários jornais. Colaborou também com o vigário Rev.do P.e Joaquim Pereira de Barros para a elaboração do 1.º Compromisso da Venerável Irmandade da Ordem 3.ª de São Francisco de Assis da Penitência, do Convento de Santa Clara, aprovado a 20 de outubro de 1860. É pai do advogado Dr. Emílio Ferreira de Abreu e Costa, historiador e genealogista. As irmãs mais velhas faziam biscoito. Era pai também de D. Alexandrina Leopoldina de Abreu e irmão de D. Mariana Amélia de Abreu e Maria Francisca de Abreu. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na Igreja Matriz de Taubaté realizam-se solenes  exéquias por alma do maestro italiano Giusepe Verdi, promovidas pela Corporação Musical “João do Carmo” e membros da colônia italiana. Ao centro da igreja foi levantada eça por Monteiro & Cia. Houve missa com “Libera-me”, oficiando a mesma banda durante a cerimônia. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Tremembé, recém-criada homenageia ilustres taubateanos, dando seus nomes a ruas da cidade; c.el Gomes Vieira, c.el Marcondes de Mattos, Dr. Rebouças de Carvalho, Dr. Monteiro, John M. Tindall. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Nasce, em Taubaté, o Sr. Jaurés Guisard, filho do Sr. Eugênio Guisard e de D. Zília Nogueira Barbosa Guisard. Estudou no Colégio Estadual e Escola Normal Monteiro Lobato. Casou-se com Dona Magdalena Querido Guisard. Foi sub-gerente da Companhia Taubaté Industrial. Vereador, Prefeito de Taubaté. Quando deputado tinha escritório à Rua Cons. Crispiniano, n.º 69 – 8.º andar – sala 87 em São Paulo (“QUEM É QUEM NO BRASIL” 3.ª edição 1953, p. 283). Na sua última gestão à frente da Prefeitura de Taubaté conquistou o cognome de “Criador de Escolas”, por ter dotado Taubaté da Universidade Municipal, bem como de urbanizador.

 

1906   Mons. Nascimento Castro é nomeado pelo Sr. Bispo diocesano assistente eclesiástico do Círculo das Associações Católicas da Paróquia de Taubaté. (O Norte).

 

1906   A diretoria da Associação Artística e Literária de Taubaté convida o Dr. Gustavo de Godoy, Secretário do Interior, para presidir a sessão solene de inauguração de seu salão de honra. (Norte).

 

1906   O Norte, jornal que se publica em Taubaté sob a direção de Bento Ramos e que está  no n.º 132 do Ano II recebe as bênçãos de D. João Brag, eminente prelado brasileiro, por intermédio do Côn. Antônio de Almeida. (Norte).

 

1906   O Sr. Aurélio Areão em petição dirigida à Câmara Municipal pede em concessão por 2 anos  o  terreno onde existiu o cemitério do bairro do Areão. (O Norte).

 

1913   Terça-feira de Carnaval e pela 1.ª vez com luz  elétrica. À tarde percorre as ruas da cidade um préstito carnavalesco constituído de 7 carros organizados pelos sócios do “Circolo Ricreativo Italiano” em cuja sede à noite realiza-se baile que vai pela madrugada adentro. (A Federação).

 

1914   O requerimento do taubateano Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar pedindo autorização para modificar, ampliar e melhorar os planos das obras no ancoradouro de Ubatuba, por efeito da concessão da estrada de Ferro de Taubaté àquela cidade, é indeferido pelo Ministro da Viação que lembra a observância do dec. 10640 de 29/12/1913. (O Norte).

 

1914   Decreto nomeia a professora normalista secundária D. Dalila de Oliveira e Silva para reger a escola mista do bairro do Piracangaguá, em Taubaté. Os Srs. Benedito Praxedes de Abreu e Ophélia Nogueira de Barros foram nomeados para substituir os professores Jacinto Lopes, da escola do bairro do Baracéa, e D. Maria José Sales, da escola mista do mesmo bairro, entraram em licença de 1 mês. (O Norte).

 

1914   O conferente da estação local da Estrada de Ferro Central do Brasil, Antônio Marcondes do Amaral, é removido, a pedido, para a de Itaquera, sendo substituído pelo Sr. João Victor. Portarias do Ministro da Viação promovem o conferente João Batista Alves Monteiro e o agente Clodoaldo Rodrigues dos Santos. (O Norte).

 

1934   Na sala de operações do Hospital de Santa Isabel realizam-se as solenidades de inauguração do retrato da abnegada e virtuosa Irmã Margarida, falecida justamente há um ano. (O Lábaro).

 

1945   Funda-se o Vitória Futebol Club cujos ele-mentos já vinham batendo bola há algum tempo em campinho proporcionado pelo Sr. José Rodrigues Pereira que forneceu também o jogo de camisas. E daí o nome do Club “Vitória” em homenagem ao Café Vitória, de propriedade daquele incentivador dos esportesem Taubaté. Em 1949 tinha a seguinte diretoria: Presidente: José Rodrigues Pereira; vice: Antônio Eulálio dos Santos Filho; 2.º vice: Augusto Cembranelli; Secretário-geral: Dr. José da Costa Neves Filho; 1.º secretário: Teófilo de Oliveira; 2.º secretário: José Octaviano de Souza; 1.º tesoureiro: Nélson Abirached; 2.º tesoureiro: Mário Silva Ribeiro Santos. Diretor-geral de esportes: Odimir Danelli e orador oficial: Benedito Elias de Souza (Lolito), com sede provisória à rua Dr. Câmara Leal. Tem quase cem sócios. Disputa na 1.ª divisão da Liga Municipal e sagrou-se campeão em 1945, quando caçula do certame. Vice-campeão em 1946 e 1947. Em 1948 os melhores elementos do quadro foram Mineiro, Jadir e Tininho. Prata da casa que iniciaram desde o juvenil constam Mário Silva, Hércules, Leiteiro, Viera e Renato. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *