3 de fevereiro de…

0
Share

1883   Partidários da Câmara Municipal (que muda-ram a feira para domingo) e vigário Nascimento Castro (que acha que é sacrilégio o trabalho aos domingos e quer a feira sábado) provocam desordem derramando farinha, feijão, tapioca pelo chão, espatifando cachos de bananas que atiram uns nos outros, lambuzando de terra carnes e toucinhos, etc. (Gazeta de Taubaté).

 

189?   O Liceu de Artes e Ofícios da Associação Artística e Literária de Taubaté inaugura suas aulas no Teatro São João onde vai funcionar até agosto de 1900 quando passa para o prédio próprio da Associação na rua Visconde do Rio Branco (onde está hoje,1968, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras). Em 1904 conferiu o 1.º diploma de artista profissional ao Sr. Amaro Negrini, 1.º aluno a completar todo o curso do Liceu. (Jornal de Taubaté).

 

1890   Membros da Sociedade Taubateana de Imigração se reúnem em casa do Dr. José Francisco Monteiro às 13 horas para tomarem conhecimento da situação da sociedade e resolveram sobre a continuação ou extinção da mesma. Secretário: Dr. Fernando de Mattos. (Jornal do Povo).

 

1890   A Fábrica de Gás e Óleos Minerais de Taubaté é vendida em leilão por 130 contos ao Sr. Dr. José Pinto do Carmo Cintra de Amparo que pretende organizar uma nova companhia. A fá-brica custara cerca de 700 contos, tinha um patrimônio de cerca de 1.000 contos e fora avaliada por 240 contos. (Jornal do Povo).

 

1890   Em casa do Dr. José Francisco Monteiro, ao meio-dia, realiza-se reunião de antigos alunos do Colégio de São João Evangelista, atualmente dirigido pelo Prof. Antônio Quirino de Souza e Castro, para tratarem da abertura da projetada Av. Edmundo Morewood, antigo proprietário do colégio, falecido no Rio de Janeiro.

Nessa reunião o Eng.o Dr. Fernando de Mattos encarrega de levantar a planta e fazer os orçamentos das despesas para abertura da avenida e se nomeia uma comis-são constituída dos Srs. Dr. Fernando de Mattos, Dr. José Francisco Monteiro, José Pereira Corsino e Cap. Ant6onio Marcondes de Moura para se entender com os pro-prietários dos terrenos por onde deve passar a avenida. (Jornal do Povo).

 

1890   Morre, em Taubaté, D. Ana Francisca de Mattos Nogueira, esposa do Sr. Fernando Gomes Nogueira. Deve ser sogra do Sr. José de Campos Pereira, Ignácio Paulino de Al-meida e Costa, José Carlos de Almeida e Cos-ta e nora de D. Edwirges Pereira de Toledo. (Jornal do Povo).

 

1895   A Sociedade Dramática Particular Filhos da Talma realiza espetáculo no Theatro São João. Programa: “O exilado” pelo Sr. Baptista Goes; “Grande Assalto de Armas” entre as escolas francesas e italianas pelo amador Maurício Mongrouel e prof. Gasperini Vianello; uma surpresa com trabalho artístico do Sr. Gaspar Falco; “A Pulga”, monólogo pelo Sr. Hermínio Coimbra; cena dramática com o Sr. B. Goes e a comédia “Diplomata” e “Saltimbanco“ com Carlos Rizzini, Benedito Maria de Toledo, João Evangelista de Macedo e Maurício Mongrouel; “Os amores de um Cozinheiro” com B. Toledo. O espetáculo é em benefício de distinta senhora enferma que precisa de recursos para se tratar na Europa. Abrilhantará a Orquestra do Club Carlos Gomes.

A 2.ª cena dramática pelo Sr. B. Goes foi “Cerração no mar”; Carlos Rizzini recita “Viagem ao País das Maravilhas”. Na parte musical fazem dueto Maurício Mongrouel e Mme. Georgina Mongrouel cantando Mascote (bisado) e “Marie, femme du Pêcheur”. O Sr. Francisco Camuffo tenor do Club Carlos Gomes cantou um trecho da Ópera Macbeth surpreendendo bastante com sua voz forte e seus dons. O Sr. Gaspar Falco em menos de 20 minutos pinta um belo quadro aplaudido pela platéia. A orquestra do Club Carlos Gomes foi dirigida pelos maestros Antônio Penzo e Arthur Vieira. (O Imparcial).

 

1895   No Tremembé, nas margens do Paraíba transbordante com as últimas chuvas realizam-se as solenidades de benção da Barca Maria de propriedade do Sr. Bento Patto, pelo Rev.do Cônego Vigário da Vara desta Comarca (Benjamim de Toledo Mello). Serviram de padrinhos os jovens Manoel Dias da Silva filho do Dr. Antônio Maria da Silva e D. Maria Elisabeth, filha do vereador John Milne Tindal, presentes ao ato. O Dr. Antônio Maria da Silva, major Antônio Monteiro Patto, John Milne Tindal e família, Bento Patto, Dr. Espindolla, Dr. João Ortiz, ten. c.el José Pedro Malhado Rosa, Pedro Morelli, João Ferreira, Joaquim Patto, James Tyndall e outras pessoas. Segue-se lanche e depois estréia da barca que percorre alguns quilômetros no rio Paraíba, servindo de almirante em chefe o Sr. Tyndall e de timoneiros os cidadãos portugueses Major Patto e seu cunhado Bento Patto. Faz, de volta, uma parada perto da olaria do Sr. Bento Patto onde os passageiros passam momentos agradáveis e tomam cerveja oferecida pelo Sr. Bento Patto. (O Imparcial).

 

1898   Reabre-se, no Convento de Santa Clara, o Colégio da Imaculada Coração de Maria de  que é diretor Frei Félix, capuchinho. (Diário de Taubaté).

 

1898   O Club Infantil Carnavalesco dos Pica-Paus de Taubaté resolve suspender este ano seu cortejo carnavalesco e oferece a quantia de 41$500 que angariara para despesas ao Hospital da Misericórdia da cidade. (Diário de Taubaté).

 

1898   A Câmara Municipal de Taubaté autoriza o Intendente Municipal Major José Ramos Ortiz a providenciar a conclusão do calçamento com paralelepípedos da Rua Carneiro de Souza até a Rua 15 de Novembro. (Diário de Taubaté).

 

1898   Morre, em Taubaté, o Sr. Luiz Moreira Damasco, sogro do Cap. João Pena, professor público por muitos anos, cargo em que se jubilara. Ultimamente exercia as funções de secretário, do industrial João Tindall. (Diário de Taubaté).

 

1898   Para examinar D. José Pereira da Silva Barros que continua enfermo, chega a Taubaté o clínico Dr. Miranda Azevedo procedente de São Paulo. (Diário de Taubaté).

 

1901   Às 5 h. da tarde a Corporação Musical “Philarmônica Taubateense” realiza no Jardim Público do Largo da Estação inaugurado a 27 de janeiro um concerto musical em homena-gem ao imortal maestro Giuseppe Verdi, com peças exclusivamente suas. (Jornal de Taubaté)

 

1901   O Jornal de Taubaté publica o perfil jornalístico n. IV que lhe envia de São Paulo o colaborador Carrancho Novo focalizando hoje do escritor Álvaro Guerra que iniciou sua carreira jornalística em Taubaté, enviando crônicas para o “Comércio de São Paulo” da Capital redigido por Cézar Ribeiro, já falecido. Indo para São Paulo redigiu “A Pátria”, jornal católico, escrevendo sobre críticas, artes e ciências. O seu primeiro livro foi “No Lar” de fantasias suaves, consagrado pela imprensa do país como trabalho de real mérito. Ocupou até há pouco lugar na redação do Correio Paulistano, com as colunas “Vida Literária”, “A Propósito”, “Recordações da Semana” e outras. Ultimamente publicou “Páginas Esquecidas” reunidas em volume, diz o autor não pelo que possam valer mas pelo que podem recordar. Tem a publicar as seguintes obras: “No Mundo”, “Nas Letras”, “Viagem dentro de uma gaveta”, Reparos Philológicos e “Contos Bíblicos”. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Empresa de Bondes a Vapor Taubaté-Tremembé da mesma sociedade da Fábrica de Gás e Óleos Minerais. (Carmo Cintra & Cia.) tem 4 carros de 4 rodas para passageiros e 2 carros de 4 rodas para cargas. Endereço: Parque Dr. Barbosa. (Jornal de Taubaté – lançamento de licença municipal).

 

1901   No Parque Dr. Barbosa de Oliveira está a fábrica de pedras artificiais e cerâmica do Sr. Antônio Fernandes Vianna; os seguintes restaurantes: Raymunda Honória de Mendonça (de 2.ª), Antônio Ignácio de Gusmão (de 2.ª), Francisco Jacyntho Pereira (de 2.ª), Jordão Ribeiro Barbosa (de 2.ª); hotel de Maria Gertrudes de Moura Andrade (de 1.ª); Quiosques de Antônio de Almeida Madureira e botequim; José Dalle quiosques e botequim. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na rua Carneiro de Souza há uma fábrica de licores de Manoel Rho & Comp. Na Rua 4 de março, de Terenzo Amadei. (Jornal de Taubaté).

 

1901   No largo da Matriz há bilhares, loja de fazen-das, e casa de calçados. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Corporação Musical “Philarmônica Tauba-teense”  (banda dos Ursos) inaugura o coreto do Jardim Público do Largo da Estação com uma retreta. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Corporação Musical “João do Carmo” (banda  dos Paraguaios) que ensaia na casa da avó do Fego Camargo, Nha Luzia, no prédio da rua Visconde esquina de Jacques Félix – realiza retrata no Largo da Matriz. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Jornal de Taubaté transcreve reportagem de “A Tribuna” do Rio de Janeiro sobre as excelentes condições do Moinho da Saúde, na rua da Saúde, 63, de propriedade dos srs. Júlio Bueno Saraiva de Gouveia e José Gomes Tinoco que iniciou seu empreendi-mento (Tinoco, Bueno & Cia.) em Taubaté com o Moinho São José. Moem e aperfeiçoam cereais e refinam sal em maquinismos movi-dos a vapor com aperfeiçoamentos introduzi-dos e inventados pelos mesmos e de que tem privilégio oficial.

 

1901   Anuncia-se a próxima exibição, no Teatro São João, da Companhia Dramática e de Operetas da atriz Helena Balsemão, vinda de Pinda e que já esteve antes em Taubaté ao lado do pranteado e saudoso artista Furtado Coelho de quem o público ainda se lembra no desem-penho de peças como “Suplício de uma Mulher”, “Casamento Singular”, “Ódio de Raça”, “Japuya”, “Lenço Branco”, “Joana ou a Mulher do Povo”, “Conde de S. Germano”, etc. (Jornal do Povo).

 

1901   A nova agência de loteria dos srs. Freitas & Cia., na rua Carneiro de Souza vendeu o bilhete n. 8.015 premiado com 400$ e são felicitados. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Superintendência de Obras Públicas do Estado tem autorização para contratar com o Sr. Bento Barbosa de Queiroz o serviço de passagem em balsa no Rio Paraíba (Tremembé) durante os trabalhos de reconstrução da ponte. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Durante o ano de 1900 a agência local do correio teve o seguinte movimento: Corres-pondência ordinária: expedida 96.419, em trânsito: 24.565 e recebida: 179.458 – Total 300.442; malas: expedidas: 3.080, em trânsito: 3.894 e recebidas:3.851 – Total 10.825. Venda de selos 17:619$6000. Selo papel: 115$420; despesas com empregados: 19.199$890. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O major Gurgel, presidente da Câmara Municipal de Jambeiro autoriza o Sr. José Antônio de Araújo Lobo a angariar donativos na cidade em benefício do Hospital de Santa Isabel de Taubaté que vem acolhendo doentes daquela cidade. (Jornal de Taubaté).

 

1906   A Sociedade Musical Malhado Rosa elege sua nova diretoria sob a presidência do Sr. João de Menezes Carneiro. (Norte).

 

1910   A Prof.ª D. Maria Antonieta Merello é transferida da Escola de Brejetuba, em Cru-zeiro, para a 2.ª feminina de Quiririm. (O Norte).

 

1914   Reabrem-se as aulas do Colégio São João Evangelista que prepara alunos para exames de admissão a todas as escolas superiores, sob direção dos Srs. Castro Carneiro e Enéas Natividade (Internato e externa-to para meninos). (O Norte).

 

1914   Partem do Rio de Janeiro com destino a São Paulo em arrojada excursão de automóvel que levará cerca de (10) dez dias, o Dr. Pessoa de Queiroz, Horácio Sully de Souza e a Sr.ta Sully de Souza. Serão abastecidos em Barra, Cruzeiro e Caçapava. (O Norte).

 

1945   Em companhia do Prefeito Municipal, Dr. Antônio de Oliveira Costa, percorre diversos pontos da cidade de Taubaté o Dr. Carvalho Lima, diretor-geral do Departamento de Saúde do Estado, à procura de um local destinado à construção do prédio para instalação do Instituto Adolfo Lutz nesta cidade. (Nossa Terra).

 

1946   Sob o patrocínio da Casa de Taubaté Ltda., o Esporte Club Taubaté recebe a visita do C. A. Libertad, time de futebol do Paraguai, que sai vencedor. Os componentes do time guarani assistem à missa pela manhã na Catedral provisória (Igreja do Rosário) e levam medalhas de lembrança. (Taubaté Jornal)

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *