26 de janeiro de…

0
Share

1883   Morre, em Taubaté, o distinto cidadão major Mariano Gomes da Luz com 78 anos de idade, progenitor do Sr. Joaquim Mariano da Luz, deixando pequena fortuna. Morreu às 15 horas. Pelo seu testamento liberta 11 escravos sendo 6 sem condição alguma e 5 com a condição de servirem seus herdeiros por 6 anos. (Gazeta de Taubaté).

1888   Os irmãos Capitão Antônio Marcondes de Moura e João Bonifácio de Moura libertam seus 14 escravos da fazenda de que são sócios no bairro do Ribeirão das Almas. (O Liberal Taubateense).

1888   Outras libertações: Maria Joaquina de Jesus liberta incondicionalmente 2 escravos; o Sr. Antônio Moreira de Barros libertou seu único escravo; o capitão Adolpho Leonardo liberta seus 2 únicos escravos Florentino de 38 anos e Veneranda de 24. (O Liberal Taubateense).

1888   Estatística organizada de acordo com a Circu-lar n. 41 da Tesouraria da Fazenda Federal de 30 de dezembro de 1887, dos escravos matriculados de acordo com a lei n. 3.270 de 28 de setembro de 1885:

Liberdades averbadas até 31 de dezembro de 1887 … 256

Passaram para o arrolamento por completarem 60 anos            13

Faleceram ………………………. 20

O resultado da última matrícula foi de

…………………………………………………… 2.658

Mas há muitos escravos libertados que os senhores não deram baixa e muitos foram mandados para o oeste e sul da província. (O Liberal Taubateense de 26). Em Jambeiro fo-ram matriculados 588, em Caçapava 855 e Redenção 260. (O Liberal Taubateense).

1895   O leiloeiro Francisco Eufrásio de Toledo reali-za leilão de dois prédios situados na rua c.el João Afonso no canto do chafariz novo, às 17 h. (O Imparcial).

1895   O Sr. João Moreira de Alcântara adquire a fábrica de sabão da sociedade Alcântara, Varella & Cia. estabelecida no Parque Dr. Barbosa de Oliveira e contrata perito francês. Na gerência está o Sr. Antônio Rodrigues Elvas. O proprietário mora na rua 15 de novembro, 48. (O Imparcial).

1895   Acham-se abertas na agência do correio local inscrições para candidatos ao concurso para preenchimento de duas vagas de carteiros que se realizará a 3 de fevereiro. (O Imparcial).

1895   O Dr. Miguel Bernardo Vieira de Amorim é nomeado advogado, na cidade, da Cia. Indústria de Linho Brasileiro, em substituição ao Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar. (O Imparcial).

1895   O capitão Manoel Alves Moreira da Costa, 1.º suplente, assume o cargo de delegado de polícia de Taubaté. O escrivão é José Maximiano de Carvalho. (O Imparcial).

1895   O Provedor c.el José Pedro Malhado Rosa, a pedido do Dr. Cezário Motta, Secretário do Interior do Estado, apresenta relatório de atividades do Hospital de Santa Isabel para o que não há ainda anotação regular de dados que passará a fazer: nas enfermarias morreram 25% dos doentes porque a maioria entra moribunda. Vieram de 1893 22 doentes e em 1894 entraram 164 dos quais se curaram 128, morreram 48 e existem 10. Foram realizadas 18 operações. A receita foi de 19:060$952 e a despesa 17:876$140. Médico efetivo: Dr. Domingos Gonçalves Barata; outros: Dr. João Urbano Figueira, Dr. Emílio Winther, Dr. Lucas Cata Preta, Dr. José Francisco Monteiro e José Felipe Cursino de Moura. Com o aparecimento de “colera morbus” foram dispensados doentes para se dar preferência a esses. Que mantenha a verba. (O Imparcial).

1901   Reabrem-se as aulas do Curso Noturno regido pelo prof. Antônio José Garcia que admite alunos maiores de 14 anos. Os menores poderão ser admitidos como assistentes a juízo do professor. (Jornal de Taubaté).

1901   Funciona em Taubaté o Hotel Central de propriedade do Sr. João Siqueira e esposa. (Jornal de Taubaté).

1905   Por obra da Mesa Regedora e do Dr. João Urbano Figueira instala-se uma farmácia com sucesso, no Hospital de Santa Isabel. (A Verdade).

1905   De ordem do Sr. Bispo Diocesano em São Paulo, o Reitor do Seminário Episcopal daque-la Capital, comunica ao vigário da paróquia de Taubaté, Rev.do Antônio Nascimento Castro, que ali, foram admitidos os meninos Telésforo de Moura e Jorge de Morais, procedentes desta cidade. (A Verdade).

1905   Portaria de D. José de Camargo Barros, atendendo representação de Mons. Miguel Martins da Silva, alguns católicos e ainda a Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de Taubaté, confirmam o ato de Mons. Manuel Vicente da Silva, então vigário-geral que mandou entregar o cemitério à referida Ordem. (A Verdade).

1905   Os Srs. c.el Marcondes de Mattos e Cap. José Cyrillo Lobato, em nome da Mesa Regedora da Irmandade de Misericórdia mantenedora do Hospital de Santa Isabel convida os Srs. Fran-cisco Valente da Silva, José Gomes da Luz, Francisco de Barros, Joaquim Monteiro Coelho da Silva e Veríssimo Landsmann para, em Comissão nomeada, angariarem donativos para aquele nosocômio entre os negociantes de fa-zendas da cidade. (Jornal de Taubaté).

1905   O Sr. Bento Barbosa de Queiroz nomeado delegado de polícia em Tremembé (município recém-criado) presta compromisso perante o Juiz de Direito de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

1905   No cemitério da Venerável Ordem Terceira é sepultado o Sr. João Fernandes de Souza Costa estimado filantropo aqui residente. (Jornal de Taubaté).

1905   Morre, em Taubaté, o Sr. Manoel José Bittencourt, irmão do cirurgião-dentista Sr. Antônio Bittencourt. Casado com D. Clara Bittencourt, morava na Rua do Sacramento, n.º 10. (Jornal de Taubaté).

1905   Há na cidade em funcionamento 63 lampiões de querosene, número que vai ser aumentado para 70. Não há iluminação na Rua São José entre o Largo de Sant’Ana e o Alto de São José de que se queixam os moradores. Aí mora o diretor do jornal local “O Taubateano” através do qual fazem a queixa. (Jornal de Taubaté).

1906   No Café Brasil, em Taubaté, o engenheiro Gonzaga Martins e o Sr. João B. Sales Monteiro encarregados de contratar gente de 15 anos para cima para combater no Oeste a praga de gafanhoto consegue uma primeira leva de 150 pessoas que seguirão depois de amanhã acompanhadas do Sr. Augusto Leite para trabalhar em Avaré, São Manuel e Jaú. Precisam-se de 500 pessoas daqui. O Café Brasil ficava na Rua Carneiro de Souza, esquina da Rua Visconde do Rio Branco e pertencia a H. Borges e C.ia que a 28 do corrente vendeu ao sócio Elpídio Borges dos Santos. (O Norte de).

1913   A Sociedade Espírita União e Caridade de Taubaté elege sua nova diretoria: Presidente: Pedro Accioly de Santiago Lins; vice: Benedito Moreira de Andrade; Tes. Noé Leite Barbosa; 1.º sec. Luiz Pupo de Mendonça; 2.º sec. Manoel Jacintho de Mello Júnior; Procurador: Benedito Antônio Moreira; Conselho Fiscal: Virgílio Cabral, José Nunes, Manuel Peres, Júlio Pereira e Antônio Leite de Almeida; Comissão de Zeladoras: D. Iria Nogueira Barbosa, Albertina dos Santos Bueno e Francisca dos Santos. (A Federação).

1946   “O Lábaro” órgão oficial da diocese passa a  circular à quintas-feiras a fim de permitir que em todas as cidades seja feita a divulgação, pelos párocos nas missas dominicais, dos avisos e ordens do governo da diocese. (Taubaté Jornal).

1946   A Associação dos Odontólogos do Vale do Paraíba tem nova diretoria: Presidente: Rúben Câmara Leal Barros; secretário: Jacinto Lopes e tesoureiro Nicolau Moassab. (Taubaté Jornal).

1946   Promovido de Itu para nossa Comarca, é nomeado juiz de direito de Taubaté o Dr. Olavo Lima Guimarães. (Taubaté Jornal).

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *