24 de janeiro de…

0
Share

1888   Domingos Vieira do Prado, dentista residente em Pinda, volta a montar consultório à rua Marquês do Herval, 148, em Taubaté. (O Liberal Taubateense).

 

1890   Coletor das Rendas Estaduais em Taubaté: João Monteiro de Alcântara e Silva, assina edital que entrou em exercício em outubro de 1889. (Jornal do Povo).

 

1890   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté se reúne e nomeia as seguintes comissões: Comissão de Obras, John M. Tindall, José Antônio Carneiro de Souza e Antônio Claudiano de Abreu; Comissão de Justiça e Higiene, Dr. Francisco Rodrigues Guimarães, Francisco Xavier de Souza e Castro e José Benedito Marcondes de Mattos. Marca-se nova reunião para 1.º de fevereiro. Para fiscal foi nomeado o Sr. José Vicente de Castro Piza. (Jornal do Povo).

 

1890   Lei Federal institui o casamento civil que entra a vigorar a 24 de maio seguinte. (Jornal de Taubaté).

 

1893   O Dr. Fernando de Mattos é nomeado tenente c.el comandante da Guarda Nacional da Comarca de Taubaté, decreto que foi tornado sem efeito em abril de 1895. (O Popular).

 

1895   Morre, em Taubaté, às 5 h. da manhã D. Maria Pereira de Oliveira, irmã do major Antônio Pereira de Barros e tia do Sr. José Cândido Antunes de Toledo, proprietário do jornal local “O POPULAR”. (O Imparcial).

 

1895   A fim de tratar de interesses do município segue para a capital federal o c.el João Afonso Vieira, presidente da Câmara Municipal de Taubaté, cargo que na sua ausência é exer-cido pelo vice-presidente c.el José Benedito Marcondes de Mattos. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. José d’Ávila Bittencourt vende seu estabelecimento de depósito de arreios ao seu genro Raphael José da Cunha. O vendedor é conhecido por José das Bichas. E mantém transações com Sorocaba. (O Imparcial).

 

1905   Segue para a sede da catequese dos índios coroados no vale do Paranapanema o capuchinho Frei Boaventura depois de alguns dias de descanso de sua missão no Convento de Santa Clara de que é guardião Frei Ricardo M. Capuchinho. (Verdade).

 

1905   O Dr. José Martins Bastos reassume o exercício do cargo de Juiz de Direito da Comarca de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   “O Caixeiro” da A.E.C.T. cogita de se dar a logradouro público o nome do Dr. Monteiro, falecido. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Manoel Antônio dos Santos é dispensado do cargo de coveiro do cemitério municipal, sendo nomeado para substituí-lo o Sr. Victoriano José dos Santos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Toma posse a nova diretoria do Grupo Dramático “Amantes do Progresso” de Taubaté. A sessão é aberta pelo ten. José G. de Assis Camargo que convida o Cap. Antônio Lúcio da Silva para empossar os eleitos. Usa da palavra o orador oficial Dr. Continentino Guimarães a que se segue o Dr. Emílio Costa, Bento Ramos e Luiz Santos. Toca a corporação Philarmônica. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Restabelecido do mal que o acometeu subitamente na estação local a 22 do corrente, regressa a São Paulo o vice-presidente do Estado c.el João Batista de Mello Oliveira que esteve hospedado em casa do c.el José Benedito Marcondes de Mattos. À estação comparecem o Dr. Lopes Chaves, senador federal; c.el Marcondes de Mattos, presidente do diretório do partido republicano local e deputado estadual; Dr. José Rebouças de Carvalho, deputado federal; Sr. Félix Guisard, Vice-Presidente da Câmara local; Côn. Antônio Nascimento Castro, vigário; Dr. Afonso Moreira da Silva, Intendente; Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, deputado federal; c.el Monteiro Patto, Presidente do diretório do Partido Republicano de Tremembé; c.el Luiz Moreira da Silva, vice-cônsul português em Taubaté; Dr. João Urbano Figueira, inspetor sanitário da cidade; Dr. Silva Barros, promotor de áreas; major José Ramos Ortiz por si e pelo c.el J. P. Malhado Rosa e outros admiradores. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Têm início as obras de adaptação do prédio da Rua Visconde do Rio Branco para receber as instalações do 2.º Grupo Escolar da cidade cuja criação acaba de ser conseguida pelo Deputado Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa. Na zona norte de Taubaté é a primeira cidade a conseguir um 2.º Grupo Escolar. (O Norte).

 

1913   Anuncia-se o adiantado das obras do Odeon Teatro Cinema, nova casa de diversões de que são empresários os srs. Joaquim Carvalho de Freitas e capitão Benedito Patto e cuja inauguração se deverá dar em fevereiro. (A Federação).

 

1913   O Sr. Francisco da Costa Ramos, represen-tante e propagandista da fábrica Trapani & Comp. de São Paulo distribui como brindes cigarros das marcas “ERA” e “LYBIA”, cromo de folhinha para 1913 e ventarolas reclames.  Os cigarros distribuem cupons para disputa de prêmio constituído de um Palacete avaliado em 50 contos. (A Federação).


Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *