21 de janeiro de…

0
Share

1883   Na residência do diretor-secretário Dr. Francisco Ribeiro Escobar se realiza a sessão de instalação da Companhia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté que vai se encarregar da iluminação a gás da cidade. Organiza-se de acordo com a nova lei de Soc. Anônimas de 04/11/1882. O Presidente é o Dr. Falcão Filho. Os estatutos foram organizados em junho do ano passado e enviados ao governo imperial que resolveu ouvir sobre o assunto o seu Conselho de Estado. Em novembro o Dr. Falcão Filho esteve na corte para tratar do caso e regressou deixando tudo em ordem para lavratura do decreto de autorização. Com a lei de 4 de novembro de 1882 alterou-se a situação liberando as s/ a da intervenção do governo mas obrigando ao depósito inicial de 10% do capital subscrito que vai ser assunto da reunião em apreço. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Segue para São Paulo o vigário Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro vigário encomendado de Taubaté que vai receber provisão de vigário colado. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Nos arredores de Taubaté está estabelecida a fábrica de pedras artificiais do Sr. Francisco Manoel Riesenberger elogiadas pelo Sr. Belfort empregadas com vantagem no calçamento de ruas de São Paulo e exportadas para outras províncias. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Ouvindo a diretoria geral dos correios o governo Imperial pretende adotar no Brasil as “cartes-lettres” (cartão duplo com goma e picote para abertura) usado na Bélgica. Fábrica de papel que se vai inaugurar em Itu anuncia em Taubaté a compra de trapos como matéria prima. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Nessa assembléia se delibera: sob a presi-dência do cap. João Affonso Vieira, coletor de rendas – 1) fazer a 1.ª chamada de capital à razão de 20% ou 40$000 por ação, de que ficam encarregados de receber o Barão de Tremembé em Taubaté, o c.el Antônio Prost Rodovalho em São Paulo e o Sr. Domingos Moutinho no Rio de Janeiro, até 4 de fevereiro. Marcam nova reunião para 11 de fevereiro para instalação definitiva. Vai fabricar óleos de iluminação (deve ser querosene) e de lubrificação e explorar o xisto de que extrairá gás e óleo. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Fidêncio Ramos de Alvarenga muda sua oficina para a sua propriedade à rua Marquês do Herval. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Na rua da Bica está a “Loja do Feitosa” que só vende a dinheiro e acaba de receber da Corte rico sortimento de fazendas de fantasias. Anuncia fichus pretos de seda bordados a retrós por 8$000, linhos listrados e lisos a 120 rs. o côvado, lãs a 500 rs. o côvado, saias de cauda a 5$000, fichus de malha de lã a 2$000, sortimento de merinós pretos. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Chega a Taubaté sendo recebido festiva-mente (banda e foguetes) na estação da E. F. São Paulo & Rio, Dom Joaquim Vieira, bispo do Ceará, que se hospeda em casa de D. Mariana Justina de Moura Palma. Uma banda de música toca na estação à sua chegada e outra em frente da residência de D. Mariana. Vem acompanhado do Conde de Três Rios, Barão de Mossoró, Dr. Domingos Ribeiro Juiz de Direito da Capital, Dr. Pedro Vicente Aze-vedo, Dr. F. X. Moret-Shon, c.el. José Guedes, fazendeiro em Mogi-Mirim, ten. c.el Antônio Leme da Fonseca, Côn. João Alves Coelho Guimarães, reitor do Seminário Episcopal, Côn. Ezequias Galvão da Fontoura, secretário do bispado, Côn. Jacyntho Pereira Jorge, P.e Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, P.e Júlio Marcondes e seminaristas José Nery. Na residência de D. Mariana realiza-se concorrido almoço em que se trocam diversos brindes e de que participa ainda o des. Dr. Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho, juiz de direito local. Parte no dia seguinte sendo acompanhado por amigos até Cachoeira. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Ato do governo estadual cria o distrito da sub-delegacia de Roseira e lhe determina os limites.

 

1891   Na casa do Dr. Fernando de Mattos, à Rua Visconde do Rio Branco, em Taubaté, realiza-se a assembléia geral constituinte da Companhia Norte Paulista. O Cap. João Affonso Vieira é aclamado presidente da assembléia e convida o Sr. Cap. Antônio Marcondes de Moura e Dr. José Francisco Monteiro para secretários. Foi proclamada a seguinte diretoria: presidente, Dr. José Francisco Monteiro; secretário, Antônio Marcondes de Moura; gerente, Fernando de Mattos; Comissão Fiscal, Dr. Rodrigo Nazareth de Souza Reis, Antônio Affonso Moreira, e Dr. Joaquim Lopes Chaves como membros efetivos e Dr. Joseph Bryan, João Affonso Vieira e João Monteiro de Alcântara e Silva, suplentes. Uma comissão composta dos Srs. Dr. Mathias Guimarães, João Monteiro de Alcântara e Silva e Antônio Affonso Moreira procede avaliação dos bens da Empresa Hidráulica Taubateana de Fernando de Mattos & Cia e o fazem por 362:000$000 a fim de ser adquirida, incorporada. A Companhia Norte Paulista se destina a negociar e explorar terras de cultura, introduzir e localizar imigrantes, fundar colônias, burgos, explorar concessão de privilégios municipais, explorar o abastecimento de água em Taubaté, fornecer materiais de construção, empreitar obras públicas e particulares, explorar outros serviços congêneres com o capital inicial de 500:000$000 dividido em 5000 ações de 100$000. (Jornal do Povo).

 

1897   A Câmara Municipal de Taubaté a pedido do Dr. José Aristides Monteiro cede uma sala do Paço Municipal para funcionamento do Fórum, evitando assim que vá funcionar no andar superior da cadeia da Praça Comendador Costa Guimarães, então no 2.º perímetro da cidade, distante de cartórios, etc. Na mesma seção o vereador José Francisco de Moura comunica ter o Dr. Paulo Frontin, diretor da E. F. Central do Brasil atendido a solicitação da Câmara Municipal de Taubaté no sentido de fazer correr entre Taubaté e São Paulo um trem misto daqui partindo às 5 horas da manhã e regressando às 8 horas da noite. (Diário de Taubaté).

 

1898   O Banco Norte de São Paulo de que é Presidente o  Barão da Pedra Negra, diretor-gerente F. A. Carneiro de Souza e Contador Pedro Vaz de Toledo, começa a pagar o 12.º dividendo de 8% (4$000 por ação) do 2.º semestre de 1897. (Diário de Taubaté).

 

1901   A Associação Artística e Literária de Taubaté reabre as Aulas de seu Lyceu de Artes e Ofícios inaugurando a primeira oficina com ensino diário: tipográfica, sob a regência do mestre Francisco Mezzalira. (Jornal de Taubaté).

 

1906   A banda de música Philarmônica Taubateense estréia seu novo e belo uniforme percorrendo  as ruas da cidade e promovendo uma retreta no coreto do jardim municipal em homenagem à Câmara. O uniforme foi confeccionado em alfaiataria de Taubaté. A Câmara Municipal de Taubaté fez-se representar pelo seu Intendente Municipal interino Sr. Alfredo Cândido Vieira. (O Norte).

 

1906   Morre, em Taubaté, o Sr. Mathias Affonso Vieira, auxiliar do banco do Norte. (Era irmão do c.el João Affonso?) (O Norte).

 

1913   A cidade de Taubaté movimenta-se com o povo que pretende assistir à anunciada experiência com a iluminação elétrica às 11 horas da noite e que no entanto não se realiza. (A Federação).

 

1927   Violento vendaval seguido de trovoada e faíscas elétricas assola a cidade com o derrubamento de árvores, desabamento de muros e destelhamento de casas. O bosque da Praça Monsenhor Silva Barros e o campo do E. C. Taubaté foram muito castigados. (O Norte).

 

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *