15 de janeiro de…

0
Share

1883   Parte para São Mateus no norte do Espírito Santo onde vai assumir o cargo de Juiz de Direito o Dr. Miguel de Amorim. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Encontra-se na cidade o Sr. Manoel de Sá Leite, gerente da grande oficina “Leão de Ouro”, estabelecimento montado na Corte na rua do Hospício, 166 e 166 A, com grande quantidade de amostras de tecidos modernos. (Gazeta de Taubaté).

 

 

1884   Dom José Pereira da Silva Barros, bispo de Olinda, é aconselhado por seus médicos a procurar melhoras para sua saúde abalada nas constantes visitas pastorais sob chuva, sol e poeira, a cavalo, em completo desconforto, alimentando-se mal, verdadeiro apóstolo. É esperado na Corte ainda este mês de janeiro, donde virá a Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Herdeiros do espólio do finado Sr. Francisco Gomes oferecem ao Hospital de Santa Isabel duas ações do nosso Teatro São João (sociedade anônima). (Gazeta de Taubaté).

 

1890      O Prof. João Penna (João Pereira de Souza Penna) delegado do Grêmio do Professorado Paulista em Taubaté, tendo sido removido, a pedido, da cadeira do bairro do Baracéia neste município para a 2.ª cadeira da vila de Redenção, oficia àquela agremiação em São Paulo demitindo-se do cargo de delegado em Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1890      Decreto do Dr. Prudente J. de Morais Barros cria os Conselhos de Intendência com 3 a 9 membros para substituírem as Câmaras Municipais nos governos dos municípios, em de-corrência da mudança do regime, com a pro-clamação da República. (Jornal do Povo).

 

1895   O Sr. Luiz Gonçalves Pessoa, para melhor atender sua freguesia proprietário que é do Açougue do Comércio, abre uma filial no Largo da Matriz pegado ao Hotel Roma onde anuncia carne de vaca, de carneiro e de porco. Lingüiça superior a $800 o metro e 2$500 o quilo. A filial se chama Açougue Central. Banha derretida a 2$000 o quilo. O gerente é o Sr. Antônio Felício. (O Imparcial).

 

1898      De ordem do Intendente Geral da Câmara Municipal de Taubaté, Major José Ramos Ortiz, os fiscais J. Mariano da Luz, Francisco Pereira da Costa e João Batista R. de Carvalho iniciam correição geral (verificação de quitação de impostos) sob pena de multa de 30$000. (Diário de Taubaté).

 

1899   Realizam-se as cerimônias de ordenação sacerdotal do Rev.do P.e Florêncio Luiz Rodrigues, cujo cinqüentenário é condignamente comemorado em Taubaté em 1949, então vigário da Paróquia da Santíssima Trindade da Vila de N. Sra. das Graças. (Taubaté Jornal).

 

1900      Chega a Taubaté a notícia do falecimento, em Chioggio, de D. Bersabéa D´Alli Acqua Penzo, progenitora do maestro A. Penzo diretor da Philarmônica Taubateense, falecida a 16/12/1899. (Jornal Taubaté).

 

1900      Em cumprimento ao art. 40 de seu compromisso a Venerável Irmandade de Nossa Senhora dos Passos de Taubaté abre, por 10 dias, concorrência para os serviços de armação (limpeza geral de alfaias, fornecimento de palmas enfeitadas para sacerdotes, músicos e 50 para a Mesa Administrativa e irmãos dos Passos, bem como cartuchos de confeitos enfeitados para o Lava-pés, etc) e de música que não poderão ultrapassar, respectivamente 800$000 e 1:200$000. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A redação de “O Jambeirense” jornal de Jambeiro homenageia o Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa, seu ex-diretor com uma soirée (reunião dançante). (Jornal de Taubaté).

 

1905      No campo do Velódromo Taubateense à Rua 4 de Março disputam 50 voltas de bicicletas os corredores Silva e Brasil valendo 50$000 e há luta romana entre os senhores Antônio Fabretti e Sante Vanelli, valendo o desafio 70$000. (Jornal de Taubaté).

 

1905      O ilustre taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva, bispo da diocese de Curitiba, tendo verificado que na região está largamente disseminado o uso da língua alemã a ponto de encontrar comumente papéis e livros paroquiais redigidos nessa língua, proíbe o exercício de culto por todo e qualquer sacerdote que não for aprovado em exame prévio de língua portuguesa, que institui. (Jornal de Taubaté).

 

1905      Diretoria eleita do Centro dos Operários Católicos: presidente, Antônio Bittencourt; vice-presidente, Terenzo Amadei; 1.º secretá-rio, Luiz Pereira da Silva; 2.º secretário, Jovino Barros; tesoureiro, Joaquim Correa Gomes. Conselho: Luiz Santos; José Hottum, Felício de Lima, Joaquim da Silva Rocha, Antônio Carlos F. Ramos e Antônio José de O. César. (Jornal de Taubaté).

 

1905      Anuncia-se em Taubaté a existência de muitos lotes nos núcleos coloniais em organização de Piaguhy em Guaratinguetá à margem direita do Paraíba navegável e em Sabaúna que são concedidos a agricultores nacionais ou estrangeiros, mediante pedido ao Secretário da Agricultura, a prestações módicas. (Jornal de Taubaté).

 

1905      No Teatro São João, o Grupo Dramático do Sagrado Coração de Jesus realiza espetáculo em benefício das obras da capela do Hospital de Santa Isabel. (Jornal de Taubaté).

 

1905      A Societá Italiana di Mutuo Socorro Príncipe di Napoli elege a segunda diretoria: presidente, Giuseppe Brunini; vice, Silvestre Ruffo; tesoureiro, Frederico Levrero; secretário, Dario Polettini e vice-secretário, Oreste Pilotto, que se empossará a 22, além do Conselho que também é citado. (Jornal de Taubaté).

 

1905      No parque do Hotel Pereira (Parque Pereira) realiza-se retreta da corporação musical Philarmônica Taubateense. (A Verdade).

 

1905      O Grupo Dramático do Sagrado Coração de Jesus leva à cena no Teatro São João a peça tirada do romance histórico Fabíola, do cardeal Wiseman, em benefício da capela do Hospital Santa Isabel. Os ensaios foram dirigidos pelo Prof. Bernardino Querido, destacando-se as atrizes Madalena Lopes, Ermelinda de Alvarenga e Isabel de Mattos. Nos intervalos tocou a corporação João do Carmo. Tudo obra da Presidente do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus, D. Maria José de Mattos. (A Verdade).

 

1906      Finalmente passa a permanecer aberta até às 20 horas a agência local do correio. Não o fizera antes porque a companhia local fornecedora do gás de iluminação exigia o depósito antecipado de 10$000. (O Norte).

 

1908      Toma posse do cargo de Prefeito Municipal de Taubaté o Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, nascido no Rio de Janeiro a 31 de agosto de 1869 e falecido em Taubaté a 24 de julho de 1940. (O Momento).

 

1910      Em sessão da Câmara Municipal de Taubaté são eleitos: C.el Gomes Nogueira para presidente, reeleito; Dr. Pedro Costa, para vice; Dr. Gastão Câmara Leal, para prefeito; Dr. Domingos Barata, para vice-prefeito; e Moura Guimarães, para secretário. O Sr. Antenor Leite resignou o cargo de vereador e secretário por incompatibilidade legal.

 

1910      O Prefeito Municipal de Taubaté Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, de acordo com a Lei 1038 de 1906, apresenta seu relatório de 1909, publicado em vários números de O Norte. Entre outras obras importantes faz referência à preservação dos mananciais dos chafarizes do Pastinho e do Bugre. A Biquinha da Rua do Patrício estava com o chafariz ameaçado de ruir pelo rio Convento Velho que passava rente e foi mudado para mais perto da rua, restabelecido o encanamento e levantada a represa do manancial, etc. (O Norte).

 

1912      Em sessão ordinária da Câmara Municipal a que não comparecem os vereadores oposicionistas Dr. Silva Barros e Antônio Felício de Moura, são eleitos: para presidente, c.el Gomes Nogueira; para prefeito, Dr. Gastão Câmara Leal, reeleito. (A Federação).

 

1912      Depois de ter visitado o Sr. Bispo Diocesano, parte para Guaratinguetá frei Chrysólogo, provincial dos franciscanos. (O Lábaro).

 

1913   Entra em funcionamento a Escola Mista do Bairro do Barreiro sob a regência da profª. Srta. Maria Staël da Rocha, com 70 alunos matriculados. (A Federação).

 

1913   A Sociedade de Auto-Transporte Paraibu-nense assina com o Governo Estadual contrato para estabelecimento e exploração de linha telefônica ligando Paraibuna a São José dos Campos. (A Federação).

 

1914   Na Câmara Municipal de Taubaté realiza-se sessão solene às 12:45 h. de posse sob a presidência do c.el José Gomes Nogueira que nomeia uma comissão composta dos vereadores Dr. Pedro Costa, Dr. Gastão C. Leal e Raphael Ferreira Braga para irem à residência do Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, juiz de direito e trazê-lo para presidir a sessão. Chega às 13 h. sob palmas e diz que pelo Regimento Interno o juramento deve ser prestado pelo vereador mais velho e convida o major Antônio Pereira de Barros que presta o compromisso seguindo-se-lhe os demais vereadores. O escrivão do júri lê o termo de compromisso e o juiz declara instalada a Câmara e discursa. Em seguida o c.el Gomes Nogueira é eleito presidente, o Dr. Pedro Costa vice, o Dr. Gastão C. Leal, Prefeito, o Sr. Bernardo Ambrogi vice-prefeito, Antônio Valente da Silva, secretário. Falam o Mons. Nascimento Castro vigário geral do bispado, Dr. Silva Barros, membro da última Câmara e o côn. Benjamim de Toledo Mello protonotário eclesiástico. (O Norte).

 

1918      Em sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal são eleitas as seguintes autoridades: presidente, Dr. Granadeiro Guimarães; prefeito municipal, Dr. César Costa. (O Norte).

1927      Encerra-se em São Paulo à Rua da Quitanda, 19B a exposição de pintura, paisagens, do consagrado artista taubateano Clodomiro Amazonas, recém-chegado do norte. (O Norte).

 

1927      O Dr. Raul Guisard, 1.º juiz de paz deste distrito, assume o cargo de juiz preparador da Comarca. (O Norte).

 

1939      Com a extinção do boletim mensal Santuário de Santa Teresinha, o semanário “O Lábaro” em seu n.º 664 (Ano XXVII) inicia publicação quinzenal de uma página de Santa Teresinha. Noticia-se, então, o início da campanha pela conclusão do altar-mor do Santuário de Santa Teresinha, nesta cidade, para poder receber o belíssimo altar oferecido pela Ex.ma Família Guisard. (O Lábaro).

 

1941      O Tiro de Guerra 445, com sede à Rua Dr. Pedro Costa no prédio da antiga sede do São Cristóvão F.C. em assembléia geral reelegeu seu presidente o Prof. Joaquim Manoel Moreira. (O Momento).

 

1946   Aniversaria o ilustre médico Dr. José Luiz Cembranelli. (Taubaté Jornal).

 

1949   O Sr. Evandro Campos, diretor do semanário local “Taubaté Jornal” recebe carta do Sr. José Soares de Souza, assistente particular do governador Ademar de Barros, agradecendo o exemplar da Edição Extra de 1.º do corrente, que circulou em comemoração do 1.º aniversário da restauração da autonomia municipal. (Taubaté Jornal de 23). 15 é a data da carta.

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *