8 de janeiro de…

0
Share

1830   O Presidente da Câmara Municipal de Pinda-monhangaba autoriza o pagamento de 6$760 a Joaquim José da Silva inclusive $760 réis pelo serviço de condução de um preso daquela vila para a vila de Taubaté, “entrando nesta conta o que despendeu com dois capitães do mato para a leva do mesmo”. (Athayde – Pinda – p. 8 no fim).

 

1876   Diante da notícia de que o Sr. Domingos Gonçalves, sepultado ontem, trabalhador da via férrea São Paulo-Rio teria deixado economia superior a 10 contos, o juiz de órfãos, Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, dirige-se à paragem conhecida por Quiririm onde residia o finado, acompanhado do escrivão e encontra entre roupas em uma canastra apenas um relógio de prata e 110$000, fazendo a arrecadação. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Por ter encalhado perto de Cachoeira, deixa de chegar ao Porto de Tremembé, o vapor que ali era esperado, pelo rio Paraíba. O acidente que se deu em virtude do calado da embarcação é sobremaneira lamentado pela lavoura e comércio da região a que tanto serviria o vapor. (A Imprensa de Taubaté).

 

1881   Decreto Imperial nomeia o insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros para Bispo de Olinda. Era ministro do Império o Barão Homem de Mello. (Diário de Taubaté de 23/04/1898).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté realiza sua primeira sessão ordinária do ano e trata de  nomear seus empregados visto como são considerados destituídos sempre que ocorre o fim da legislatura ou melhor o fim do mandato da Câmara. Advogado da Câmara: Dr. José Ricardo Marcondes Rodovalho; Fiscal da Cidade: Joaquim Máximo de Oliveira Guerra; Fiscal da Roça: Manoel Inocêncio de Paula; Fiscal do Barracão (mercado): Leôncio Bernardino de Carvalho; Porteiro da Câmara: Antônio Vicente das Chagas Pereira; Aferidor: Francisco de Assis Veloso; Zelador do Cemitério: ten. c.el Manoel Eufrásio Monteiro de Andrade; Coveiro: Francisco Marcondes de Quadros. Arruador: José Joaquim de Siqueira; as porcentagens a que tem direito o Fiscal do Mercado e o Aferidor são reduzidas respectivamente a 10 e 20%. Para Procurador: Francisco Gomes de Araújo Sobrinho. Como secretário foi mantido o Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Sobrinho. São marcadas sessões nas 1as e 3as segundas-feiras de cada mês. (Gazeta de Taubaté e Dr. Félix – Atas – Vol. V pág. 301 e segs.).

 

1883   O Dr. Antônio Maria da Silva, Juiz Municipal substituto de Taubaté convida os cidadãos que menciona, alistados eleitores de paróquia de Taubaté e Redenção para procurar seus títulos dentro de 30 dias na Câmara Municipal das 10 às 16 horas. O Escrivão é o Sr. Fernando Avelino de Moura Lobato. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O coadjutor da paróquia de Taubaté, Rev.do P.e José Marcondes Homem de Mello pindense, futuro arcebispo resignatário do Pará e bispo de São Carlos do Pinhal, deixa nossa cidade de partida para São Roque onde vai assumir o cargo de vigário da paróquia. Sobreviveu ao naufrágio do navio “Sírio” de volta de Roma a 4 de agosto de 1906, em que pereceu o bispo de São Paulo D. José de Camargo Barros, a que sucedeu o taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Dom José Pereira da Silva Barros, Bispo de Olinda, sentindo-se melhor, adia sua viagem a Taubaté, que seu médico havia recomendado para restabelecimento. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Em visita a seus parentes encontra-se em Taubaté o taubateano José Rodolpho Nunes 5.º anista da Faculdade de Direito de São Paulo. (O Liberal Taubateense).

 

1888   A convite do gerente Jordão Pereira de Barros realiza-se em sua residência uma reunião para tratar de interesses da Companhia de Bondes. (Diário Paulista).

 

1890   A Câmara Municipal de Taubaté abre concorrência pública para publicação de seu expediente e dos serviços forenses que lhe competirem. Secretário da Câmara: Manoel Alves Borges. Para limpeza das ruas da cidade a saber: remoção do lixo das casas particulares e capina das ruas do 1.º perímetro inclusive os largos do Rosário, Matriz, Pilar, Rua Dr. Falcão e desobstrução dos bueiros. (Jornal do Povo).

 

1890   Chegam a Taubaté no Expresso (trem) vindo de São Paulo, Miss M.H. Wastts, Miss M. Marvin, e Miss E. Granbery, distintas professoras ame-ricanas que pretendem instalar aqui um colé-gio para meninas. Foram recebidas na estação pelos Srs. João Affonso Vieira, Dr. José Francisco Monteiro e Dr. João Francisco Malta Júnior. Miss Watts hospedou-se em casa do Dr. Fernando de Mattos e as demais na do Dr. Arthur Krugg. Depois de visitar a cidade na companhia do Rev.do Edmundo Tilly e outros cidadãos interessados na educação liberal da mulher taubateana, Miss Watts retirou-se para São Paulo e dali seguirá para Piracicaba, diretora que é do Colégio Piracicabano. Miss Marvin e Miss Granbery passarão uns dias aqui. (Jornal do Povo).

 

1895   Os moradores da Rua 4 de março queixaram-se de que estão sem gás, água e carteiro. (O Imparcial).

 

1895   A redação de O Imparcial é obsequiada com um pão especial da Padaria das Famílias, do Sr. Martins. (O Imparcial).

 

1895   O Conselho Superior de Instrução despacha pedido de aposentadoria de D. Maria de Jesus e Silva professora da escola do Bairro do Baracéia em Taubaté. (O Imparcial).

 

1895   Morre, em Guaratinguetá o jovem João Antônio Nogueira, filho do capitão José Antônio Nogueira. (O Imparcial) Noticia-se.

 

1895   O Conselho Superior de Instrução aprova a indicação do ilustre prof. Antônio José Garcia para dirigir o curso noturno que se vai instalar em Taubaté. (O Imparcial).

 

1897   Tendo-se efetivado a mudança da sede do Club Carlos Gomes para o prédio n.º 16 da Rua Dr. Souza Alves (antiga Rua Antônio Rodrigues Arzão) são reabertas as aulas de música que se haviam interrompido. (Diário de Taubaté).

 

1898   Realiza-se, no Bairro das Caveiras (hoje Independência), um leilão de prendas, cujo resultado o promotor João Ceguinho fará reverter em prol da construção ali de uma capela a São Sebastião, promessa que fez. (Diário de Taubaté).

 

1899   Realizam-se em Pindamonhangaba as solenidades de inauguração do “Prado Pinda-monhangabense” com grande concorrência do povo. Fazem-se representar na festa as sociedades esportivas de Lorena, de Taubaté (Hipódromo Taubateense) e Guaratinguetá. O Dr. Câmara Leal, em nome da diretoria do Hipódromo Taubateense oferece um lindo ramalhete de flores ao Presidente do novo Prado do Vale do Paraíba. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. no fim do volume).

 

1901   Reabrem-se as aulas do Externato União, com curso preliminar para ambos os sexos e de que são diretores e professores D. Maria Carlota M. Quirino e o major José Ramos Ortiz, intendente municipal. O preço é de 25$000 trimestrais por aluno. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Em virtude de ter sido nomeado comandante do destacamento policial de Lorena, passa por Taubaté o Sr. Alferes João Évora Jr. ex-comandante do destacamento policial de Tau-baté. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Por motivo do transcurso do aniversário da rainha Helena da Itália a Agência Consular de Taubaté hasteia o pavilhão italiano em sua sede. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Morre, em Taubaté, D. Maria Cândida de Toledo, filha do Sr. (…) Moreira de Toledo (rasuras). (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Coletor Federal em Taubaté é o Sr. João Vieira de Toledo Guatura. Parece que acumula as funções de agente do correio que está encarregado do recebimento das rendas federais, mas o edital diz “Coleta Federal”. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Morre em Taubaté D. Maria Cândida de Toledo, filha do Sr. João Moreira de Toledo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No campo do Velódromo Taubateense reali-zam-se disputas de corridas a pé, e de bici-cleta e luta romana. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Sociedade Literária e Recreativa e no Clube Malhado Rosa realizam-se hoje (domingo) os costumeiros saraus dançantes. No Grêmio “Luiz de Camões” elege-se a nova diretoria. O secretário atual é o Sr. Moraes Costa que faz a convocação. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Transportados em bonde especial, às 18h30min., os comerciantes de Taubaté promovem manifestação ao presidente eleito da Câmara Municipal de Tremembé, Major Alexandre Patto, com a banda de música João do Carmo, grupo lírico Malhado Rosa e o Grêmio Dramático Furtado Coelho. O Dr. Bento Enéas, na residência do homenageado, oferece-lhe o retrato a crayon. O Dr. Câmara Leal, pelo comércio taubateano a cuja frente se colocou o Sr. Abílio de Sá Moraes, fez entrega de uma chave de ouro. Segue-se baile. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté realiza sua primeira sessão ordinária. Presta juramento e se empossa o vereador José Cyrillo Lobato que por motivo de doença não compareceu à sessão principal anterior. Mantidos os antigos funcionários da Câmara cujo quadro o Presidente fica autorizado a alterar. Por indicação do Sr. Félix Guisard, o Intendente Municipal é autorizado a abrir concorrência pública para os serviços de limpeza pública e iluminação a querosene. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Em Pindamonhangaba, o Atlético Taubateano vence o Atlético daquela cidade por 7 a 0. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Com a construção de um novo forno de argila refratária, o Sr. Manoel Silva pretende restabelecer o funcionamento de fábrica de vidro que fundou em Taubaté, transformando-a em sociedade por ações. (A Verdade).

 

1905   Promovida por uma Comissão de comerciante de Taubaté realiza-se em Tremembé uma manifestação de apreço ao major Alexandre Patto, presidente da 1.ª Câmara Municipal daquela vila, constando de festival lírico-dramático pela Sociedade Malhado Rosa e grêmio dramático Furtado Coelho com orquestra regida pelo maestro Arthur.

 

1906   Morre, em Taubaté, o Sr. Victoriano Moreira da Costa estimado e popular. Era filho do Comendador Antônio Moreira da Costa Guimarães e neto do c.el Victoriano Moreira da Costa. O Comendador Costa Guimarães foi deputado geral no império. O falecido era casado com uma irmã do Dr. Francisco de Paula Toledo, deputado geral, provincial e presidente da Câmara Municipal de Taubaté. (O Norte).

 

1910   No palacete do Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, com a presença do Dr. Rubião Júnior, membro da Comissão Diretora do Partido Republicano de São Paulo, realiza a eleição prévia de deputados por este 2.º distrito com a vitória da chapa composta dos Srs. Drs. Pedro Costa, Guilherme Rubião, Alfredo Ramos, Francisco Eugênio de Toledo e Francisco Sodré. Segue-se um banquete. (Norte).

 

1913   O Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, Presidente do Estado recebe de Taubaté ofício assinado por Antônio Felício de Moura, Francisco Moreira de Mattos, Antônio Pereira da Silva Barros, Fernando de Mattos, Antônio Quirino de Souza e Castro, José Augusto Marcondes de Mattos e outros, oposicionistas, de aplauso à sua administração e apoio ao seu partido, nomeando o c.el José Benedito Marcondes de Mattos para delegado representante dos mesmos. (A Federação de 10 citando o Correio Paulistano).

 

1913   A Casa Coelho de Joaquim Monteiro & C.ia anuncia a novidade para estação: vestidos prontos de brim Tussor para senhoras. (A Federação).

 

1914   O Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, juiz de direito  da comarca e Presidente da Comissão de Revisão do Alistamento Eleitoral comunica que a Comissão de Revisão ficou assim constituída: a) contribuintes do imposto predial: Dr. Francisco Ignácio de Moura Marcondes e c.el Augusto César Monteiro; b) contribuintes do imposto rural: Genuíno de Oliveira Ramos e João Bindão; c) eleitos pelos vereadores e seus imediatos em votos: Lafayete de Abreu Marcondes, João Batista Ximenes de Andrade e Pedro Francisco dos Santos; Suplentes: a) do imposto predial: Benedito Moreira de Andrade e Antônio Luiz Moreira; b) do imposto rural: Dr. Manoel Silva e José Antônio de Paula Lino; c) da parte dos vereadores e imediatos: Mário Malta Guimarães, Luiz Couto e José Francisco G. Nogueira. A comissão se instalará no dia 10. (O Norte).

 

1945   A família do taubateano José Vicente de Paula, recebe do Gen. Canrobert Pereira da Costa a comunicação oficial de seu falecimento em campo de luta da Itália, integrando a Força Expedicionária Brasileira. (Nossa Terra).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *