7 de janeiro de…

0
Share

1549   Carta Régia de Dom João III cria no Brasil um governo geral com jurisdição sobre todas as capitanias. Tomé de Souza, 1.º governador-geral partiu de Lisboa a 1.o de fevereiro e chegou à Bahia a 29 de março, fundando então a cidade de Salvador, depois São Salvador da Bahia, capital do Brasil até 1762. (Rio Branco, Ef. p. 13).

 

1837   Nasce o Cap. Theodoro Pereira da Silva. (Diário de Taubaté de 08/01/1897).

 

1855   Nasce em Bom Jardim, na Bahia, o engenheiro, historiador e geógrafo Teodoro Sampaio, tupinólogo. (Folhas, encadernação).

 

1865   Decreto n.º 3.371 concede garantias aos “Voluntários da Pátria” participantes da guerra contra o Paraguai. Essas garantias, pelo decreto n. 3.508 de 30 de agosto de 1865 foram estendidas aos integrantes da Guarda Nacional participantes da luta. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 208 – 2.ª coluna) O decreto 3.371 criou os corpos de “Voluntários da Pátria” mal se teve notícia da invasão do território nacional pelos paraguaios (Pedro Calmon – História do Brasil – volume V – p. 1775).

 

1881   D. José Pereira da Silva Barros é eleito Bispo de Olinda, obtendo ainda o título de Conde de Santo Agostinho. (O Norte de 19/04/1918).

 

1883   O Sr. Manoel Salles Amaral Gurgel promove a organização de uma sociedade carnavalesca em Taubaté para quebrar a monotonia do entrudo, pois os tempos andam bicudos e a esperança é que os bichos dêem cabo dos cafezais de Jawa, Cuba, etc.

 

1883   O “Terceiro Distrito”, jornal conservador que se publica em Pindamonhangaba pelo Dr. Fran-cisco Mário de Freitas Brito aponta o relatório das atividades do Hospital de Santa Isabel de Taubaté, em 1882, publicado pelo seu provedor c.el Mariano José de Oliveira e Costa (conhecido popularmente por Mariano Moreira, depois Barão do Pouso Frio) como exemplo a ser seguido pela Santa Casa daquela cidade para sua popularidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Entre os inúmeros presépios existentes em Taubaté salientam-se os montados no Convento de Santa Clara e na residência do Sr. José Inocêncio da Cruz. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Faz a ligação de Taubaté a Tremembé uma linha de troles de propriedade do Sr. Joaquim Pereira Gomes. (A Gazeta).

 

1883   O Sr. Joaquim Barbosa estabelecido no Largo da Matriz anuncia à venda o “Cevadillo” (ração) para engorda de animais. Recomenda a substituição da ama de leite que pode transmitir a sífilis e custaria em 18 meses 600$000, por leite de vaca que nesse mesmo período seria mantida com 150$000. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Gazeta de Taubaté critica o prof. Antônio Cuba autor de um “Folhetim” inserto no “Norte de São Paulo” onde diz que o Divino Menino se achava em Belém cercado de anjos, pastores e outros animais, salientando sua sorte de não se achar lá também.

 

1883   O café baixa de preço e sofrem praga os cafezais; os fazendeiros estão endividados; os credores descorçoados de cobrar; sobem de preços os gêneros de 1.ª necessidade; não tem serviço para as classes proletárias; os escravos se sublevam animados por propaganda abolicionista… Crise geral. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   À Rua Marquês do Herval, 38 está em seu último dia de exposição um “Teatrinho”, para ver o qual se paga 300 réis de entrada. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Cônego Amador Bueno de Barros passando a residir na Corte para onde leva sua mãe põe à venda com seu procurador Barnabé Ferreira de Abreu e Costa sua casa na rua do Rosário com fundos para a rua Dr. Souza Alves, com uma porta e 6 janelas. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Joaquim Hipólito da Costa Nunes está estabelecido à rua do Príncipe, (antiga Rua do Gado, hoje 15 de novembro) n. 22 com depósito de bebidas finas e oferece açúcar mascavo, mascavinho e branco, este a 21$ a saca de 60 kg que pela 1.ª vez aparece na praça. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Salvador Giunta Italiano está estabe-lecido no Largo da Princesa Imperial, na casa da professora sra. Anacleta, atrás do Teatro São João com a “Barateza” onde vende mobílias: cadeiras americanas a 5$000; marquesas de 9 a 16$000; marquesas tecidas a 22$000 e cama francesa de 35$ a 200$000. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Está à venda o “Botequim do Norte”. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Os advogados Dr. Francisco Ribeiro Escobar e Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa oferecem seus préstimos para levantarem empréstimos no Banco de Crédito Real de São Paulo. (Gazeta de Taubaté).

 

1883    Na residência do Sr. Jordão Pereira de Barros, gerente, realiza-se reunião dos acionistas da Companhia de Bondes Urbanos às 17 h. para elegerem novo gerente, resolverem sobre a conveniência de se levantarem os trilhos da rua do Patrício e pagamento de dividendos. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté realiza sessão em que é dada posse aos vereadores eleitos em decorrência da reforma eleitoral de 9 de janeiro de 1881 que deu oportunidade a todos os partidos liberais ou conservadores. Tomam posse de Juízes de Paz da Paróquia os Drs. Antônio Teixeira de Souza Alves e Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado. O c.el Jordão Pereira de Barros, vereador mais velho é eleito Presidente e o Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa, Vice-Presidente da Câmara. Expirou o mandato do capitão Manoel Gomes Vieira (depois Barão da Pedra Negra) com que a Câmara se congratula pelos serviços prestados (Gazeta de Taubaté de 7 e Dr. Félix – Atas – Vol. V pág. 290). Os novos vereadores são: c.el Jordão Pereira de Barros, Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa, cap. Francisco de Almeida Cabral, Dr. Emílio Teodoro Winther, bel. Joaquim Antônio de Camargo, cap. Antônio Claudiano de Abreu, José Benedito Marcondes de Mattos, Joaquim Moreira de Souza e Almeida e Dr. João Porfírio de Macedo. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O ilustre sacerdote taubateano Cônego Ama-dor Bueno de Barros retirando-se definitiva-mente para a Corte despede-se publicamente de seus conterrâneos. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Encontra-se em Taubaté o Dr. Falcão Filho e sua ex.ma Família.

 

1883   Representante da Gazeta de Taubaté visita a biblioteca do Club Literário Recreativo fundado em maio de 1880 pelo Sr. Álvaro Pestana e que conta com mais de 2.000 volumes e mais de 100 sócios. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Segue para Valença, o artista Samuel Boaventura de Rezende onde vai lecionar música, e fixar residência. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté reelege seus Presidente e Vice-Presidente, respectivamen-te os Srs. c.el Jordão Pereira de Barros e Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Com a retirada do sócio Francisco Amaro de Siqueira dissolve-se a sociedade comercial Siqueira e Fernandes a que sucede o sócio remanescente Sr. Manoel José Fernandes. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté realiza sua 1.ª sessão ordinária do corrente ano sob a presidência do c.el Jordão Pereira de Barros e a presença dos vereadores c.el Pedro Pereira de Barros, Dr. Emílio Teodoro Winther, Francisco Gomes Vieira, J. B. Marcondes de Mattos, Joaquim Moreira de Souza Almeida e Dr. João Porfírio de Macedo. Além da reeleição do presidente e do vice-presidente (Dr. Crescêncio) se procede à eleição das Comissões: Comissão permanente: c.el Pereira de Barros, Dr. Crescêncio da Costa e J. B. Marcondes de Mattos; Comissão de Obras Públicas: Dr. Emílio Winther, Dr. Porfírio de Macedo e Francisco Gomes Vieira; Comissão de Contas: Antônio Claudiano de Abreu, Joaquim Moreira de Souza Almeida e Francisco de Almeida Cabral. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Procurador da Câmara Municipal de Taubaté apresenta seu relatório do 2.º trimestre do exercício fiscal de 1883/4 pelo qual se verifica que nos últimos três meses de 1883 foram arrecadados 7:953$328 e gastos 4:195$191 e participa que continua a fazer a escrita pelo sistema antigo pois ainda não recebeu os novos modelos de escrituração. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O fiscal da cidade comunica à Câmara Municipal que o Sr. Eugênio Bertrand não é mais o procurador do Sr. Riesennberger (fábrica de pedras artificiais e de louça) ao qual fora intimar para entupir o poço que este fizera no Largo da Monção. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Há na rua do Príncipe (antiga rua do Gado, hoje rua 15 de novembro) uma casa em  ruínas exigindo demolição e pertencente a órfãos ausentes de Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O fiscal da cidade comunica à Câmara Municipal que todas as noites tem colocado uma lanterna junto ao bueiro que se acha desmanchado na rua Dr. Falcão Filho (Palmeiras) ao sair no Largo do Chafariz (Nota: ao que parece é trecho hoje chamado c.el Jordão, pois, largo do chafariz é largo do mercado). (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Fiscal de Estradas vai ao bairro de Santa Luzia entender-se com o sacristão da capela que informa que ali não existem livros para assentamento dos sepultamentos que ocorrem no cemitério ali existente e que vem cobrando 4$500 de emolumentos de cada sepultamento: 2$000 para o vigário, 2$000 para a capela e $500 para si. Os livros de registros de óbitos não existem desde o tempo do paroquiato do P.e Antônio Pinheiro. Quanto a impostos os contribuintes tem chamado a seu favor o art. 213 do código de posturas municipais. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Clara Maria de Jesus, conhecida por Clara de  Sant’Anna, mora na rua Dr. Winther e sua casa faz fundos com o rio do Convento Velho. Pobre, pede isenção de multa. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A pedido dos comerciantes José Miguel, Francisco Tedesco e Antônio Alves dos Santos Neto, estabelecido na Praça. Dr. Paula de Toledo, a Câmara Municipal de Taubaté determina a remoção de 2 quiosques existentes em frente à porta de seus estabelecimentos dificultando a entrada de fregueses e sem licença municipal. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Os engenheiros Carlos Zanotta e Fernando de Mattos apresentam à Câmara Municipal de Taubaté para ser encaminhado à Assembléia Provincial devidamente informado, requeri-mento pedindo concessão de privilégio por 50 anos para o serviço de abastecimento de água na cidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté recebe duas propostas para o serviço de limpeza pública da cidade para que foi aberta concorrência: uma de Antônio Fernandes de Araújo, empregado já da Câmara, há alguns anos nesse serviço, oferecendo-se por 380$000 por ano e outra do Sr. Francisco José Alves Suzana de 360$000. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté recebe 3 propostas para publicação de seu expediente; do Sr.  Hermínio Coimbra gerente e proprietário do jornal “Paulista“ de 400$000, do Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Jr., gerente e proprietário do jornal “O Guarany” de 240$000 e do Sr. João Vieira de Toledo Guatura gerente da “Gazeta de Taubaté” de 235$000 por ano. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté nomeia comissão constituída dos Srs. Dr. Emílio Winther, Francisco Gomes Vieira e João Porfírio de Macedo para dar parecer em indicação do último, reformando dispositivos e introduzindo novos no código de posturas e que deverá ser apresentado em sessão do dia 12. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté contrata o Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar como seu advogado que pelas cobranças que fizer terá 25% (amigáveis) e 50% se for em juízo e o restante do serviço de advocacia gratuitamente, pois há grande número de dívidas por arrecadar. O c.el Jordão Pereira de Barros, presidente, autorizado, já tinha se entendido com o Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Sobrinho para a cobrança, o que ficou sem efeito. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté pede à Assembléia Provincial lei autorizando constru-ção de ponte de pedra sobre o rio Paraíba em Tremembé que ameaça ruir. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Iniciam-se as aulas das escolas dos professo-res Francisco de Assis Veloso e D. Tereza Cristina de Assis à Rua São José contíguo ao desembargador Aureliano Coutinho (Juiz de Direito local) e do professor Antônio José Garcia à Rua Marquês do Herval, sua antiga residência. (Diário Paulista).

 

1890   Os cidadãos Srs. José Ramos Ortiz, nego-ciante e Antônio Emílio de Souza Pena, professor, abrem à Rua São José n.º 28, esquina da Rua Marquês do Herval, um Curso Noturno para adultos onde poderão gratuitamente aprender a ler e escrever os cidadãos que quiserem habilitar-se para exercer  o direito de voto na próxima eleição para a Constituinte de 15 de setembro vindouro. No dia 30 já tem 25 alunos e precisam ampliar as instalações. (Jornal do Povo).

 

1890   Reabrem-se as aulas do Colégio de São João Evangelista com curso primário e preparatório para curso superior. Corpo docente: Dr. Francisco Marcondes de G. Natividade, matemática; Dr. Francisco X, de Castro, português, francês, latim e aritmética; Dr. P.e João Quirine Vicente, latim, francês, alemão, grego, ciências físicas e naturais (É um padre francês recentemente chegado da França que já esteve no Brasil catequizando índios em Goiás); Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, diretor e professor de português, latim, inglês, história e filosofia; Enrique Kull, geografia e contabilidade prática. O ensino de religião está a cargo do vigário P.e Antônio Nascimento Castro. (Jornal do Povo e A Verdade).

 

1895   Abrem-se as aulas do Colégio Paulista, no Largo Dr. Barbosa dirigido pelos profs. J. F. Mostardeiro e F. M. Germano, com internato e externato de instrução primária e secundária para o sexo masculino. Trata-se de colégio novo que ora se inaugura em prédio apropriado no Parque Dr. Barbosa. O 1.º prof. é Josias. (O Imparcial).

 

1895   Reabrem-se as aulas do Colégio Modelo Francês provisoriamente instalado no Largo da Liberdade (Praça Dr. Monteiro), n.18 para o sexo feminino dirigido pela profª. Madame Georgina Mongruel. Ensina português, francês, alemão, história antiga e sagrada, geometria, cosmografia, ciências naturais, matemática, exercícios, geografia, etc. (O Imparcial).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté reúne-se em sessão especial e elege intendentes municipais para 1895: Intendência da Fazenda é reeleito o c.el João Afonso Vieira; Intendência da Justiça e Instrução Pública é reeleito o major José Ramos Ortiz; Intendente de Higiene e Obras Públicas: é reeleito o Sr. John Milne Tindall. O c.el João Afonso Vieira e José Benedito Marcondes de Mattos são reeleitos presidente e vice-presidente da Câmara respectivamente. O Intendente de Justiça e Instrução Pública , Sr. major José Ramos Ortiz obtêm licença de 3 meses, sendo nomeado para substituí-lo o ten. c.el José Francisco de Moura. (O Imparcial).

 

1895   Em cumprimento à indicação do vereador José Francisco de Moura (ten. c.el) aprovada, a Câmara Municipal de Taubaté nomeia a seguinte comissão para codificar as leis municipais em vigor: Intendente de Justiça substituto autor da indicação, intendente de Higiene e Obras Públicas John Milne Tindall, cidadãos José Antônio Carneiro de Souza, Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro e Dr. Domingos Gonçalves Barata, médico da municipalidade. (O Imparcial).

 

1895   Morre em sua fazenda neste município às 17 h. o honrado e benemérito cidadão taubateano Comendador José Marcelino Monteiro, chefe de importante e tradicional família local. Devotado amigo da instrução e da pobreza, tem o seu nome ligado a importantes melhoramentos na cidade, como o Hospital da Misericórdia e o Colégio Bom Conselho cuja conclusão a ele em grande parte se deve. O enterro saiu da Rua Duque de Caxias, (O Imparcial de 8) às 16 h. do dia 8. É pai do P.e João Macário Monteiro. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. Francisco Galvão não podendo continuar à frente de sua Alfaiataria Galvão por motivo de saúde confia a direção da mesma ao oficial Sr. Antônio Lemos. (O Imparcial).

 

1897   Em reunião extraordinária a Câmara Municipal de Taubaté elege o c.el José Benedito Mar-condes de Mattos para seu Presidente, o Major Francisco Gomes Vieira é eleito para seu Vice-Presidente. São eleitos ainda os seguintes Intendentes: de Higiene, Cap. Euzébio Afonso Vieira; de Justiça, Dr. José Pereira Cursino; de Obras Públicas, ten. c.el José Francisco de Moura; de Instrução Pública, Augusto Cézar Monteiro; de Finanças, Major Antônio Gomes de Souza Penna. (Diário de Taubaté).

 

1897   O c.el José Benedito Marcondes de Mattos, Presidente da Câmara Municipal de Taubaté apresenta o relatório do 1.o ano de sua administração em 1896 constando, dentre outras obras: a construção do Jardim do Parque Dr. Barbosa de Oliveira, a abertura da Rua 4 de Março, o início da construção do Lazareto na Estiva, a execução da planta cadastral de nossa rede de esgotos, a concessão ao ten. c.el João Baptista Alves Mourão do privilégio para a exploração da linha de bondes urbanos em funcionamento, a instalação do Grupo Escolar (seção masculina). Durante sua gestão Taubaté recebeu a visita do Dr. Manoel Ferraz de Campos Salles, Presidente do Estado. (Diário de Taubaté).

 

1898   Em sua nova sede social à Rua Visconde do Rio Branco, 59, abrem-se as aulas que a Sociedade Italiana de Mútuo Socorro Príncipe de Nápoles oferece gratuitamente aos filhos de seus sócios. (Diário de Taubaté).

 

1898   A Câmara Municipal de Taubaté reelege para o seu Presidente o  c.el  José  Benedito de Matos e escolhe para Intendente Geral (cargo criado pela Lei n.º 45). o Major José Ramos Ortiz que é saudado pelo novo vereador P.e Vigário Antônio Nascimento Castro. Em 1897, antes da Lei n.o 45 havia várias intendências: de obras públicas, de finanças, de higiene, etc. (Diário de Taubaté).

 

1898   Em relatório que apresenta à Câmara Muni-cipal o c.el José Benedito de Matos informa do adiantamento em que vão as obras do Hospital de Isolamento em que já se gastaram 31:807$608 tendo o Governo do Estado contribuído com 30:000$000. É o Lazareto da Estiva – Construtor: João Pinheiro. (Diário de Taubaté).

 

1900   Os sócios da Sociedade Esportiva Taubate-ense reúnem-se no Cartório do Registro Civil desta cidade e tratam da liquidação do Hipódromo Taubateense que vinha funcionando comprado no Bairro do Areão. (Jornal de Taubaté).

 

1900   Em sessão extraordinária a Câmara Municipal de Taubaté reelege para Presidente o c.el Francisco Gomes Vieira e para Intendente Geral o major José Ramos Ortiz. É aceito o oferecimento feito pela Mesa Regedora da Irmandade de Misericórdia de assumir a direção do Hospital de Isolamento. (Lazareto por 9 anos, cujas obras comprometem-se a concluir).

 

1900   Assume o cargo de Juiz de Paz o Cap. José Malhado Filho que dará audiências às quintas-feiras. (Jornal Taubaté).

 

1901   Toma posse a nova diretoria da Associação Artística e Literária de Taubaté assim constituída: Presidente: c.el Francisco Gomes Vieira (presidente da Câmara Municipal também); vice: Dr. Gastão Câmara Leal; 1.º sec. Joviano Nogueira Barbosa; 2.º sec. Dr. Mello Cunha; tes. Antônio C. Gomes e orador: Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa. Comissão de Contas: José Gambogi, Antônio de Carvalho e Benjamim Negrini. Às 7 horas da noite. A posse é dada pelo ex-presidente Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães. D. Escolástica Vieira é admitida como sócia benemérita. O Sr. Antônio Correia Gomes não aceitou o cargo de tesoureiro sendo eleito o Sr. José Gambogi e para a vaga deste na Comissão de Contas, o Sr. Joaquim da Silva Rocha. Encerrada a sessão, a Assembléia incorporada e a Corporação Musical “Philarmônica Taubateen-se” (que atuou durante a sessão) acompa-nharam a nova sócia benemérita D. Escolás-tica Vieira até sua residência. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Reabrem-se as aulas de direito comercial, escrituração mercantil e aritmética, ministradas na Associação Comercial local. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Mons. Miguel Martins da Silva celebra missa de 7.º dia por alma de João Baptista Ribeiro de Carvalho, casado com D. Ana Fausta de Carvalho e pai de D. Maria Francisca de Carvalho Vieira, esposa do Sr. Paulino Vieira, às 7 e meia na Igreja Matriz – é segunda-feira. (Jornal de Taubaté).

 

1901   À rua Carneiro de Souza, n.º 42 está a Livraria, Papelaria e Tipografia Penna. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O termo “engrossar” tem o significado de baju-lar, elogiar, adular, lisonjear. Na gíria de hoje (1968) passou a significar atitude de revolta, de revide malcriado e grosseiro. Mironis em artigo do Jornal de Taubaté de 9 jan. 1901 “engrossar” (lisonjeia) seus hospedeiros em Redenção (1-1-1901) os srs. Joaquim Pires de Queiroz e Albino Pires de Sampaio, negociantes ali. (Jornal de Taubaté de 9).

 

1901   O major Laurindo Ferreira d’Oliveira, entra em exercício do cargo de 3.º juiz de paz do distrito de Taubaté, por eleição, e designa as quintas-feiras, ao meio-dia, na sala do registro civil, para audiências. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Em sessão especial a Câmara Municipal de Taubaté reelege a sua mesa. O Presidente c.el Francisco Gomes Vieira é eleito pela 3.ª vez. O vice-presidente vigário Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro também é reeleito, bem como o intendente municipal major José Ramos Ortiz. Decide-se manter nos demais cargos os empregados que os vêm ocupando. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Em sessão especial a Câmara Municipal de Taubaté elege suas Comissões Permanentes: 1.ª Comissão: Rev.do vigário P.e Antônio Nascimento Castro, Augusto Cézar Monteiro e José Augusto Marcondes de Mattos; 2.ª comissão: Dr. José Rebouças de Carvalho, Dr. João Urbano Figueira e João Milne Tindall. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. Dolci Bernardo é nomeado zelador do jardim público do largo da estação. Na ata é lançado voto de pesar pelo falecimento do fiscal dos bairros Sr. João Baptista Ribeiro de Carvalho. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté por indicação do vereador Rev.do vigário P.e Antônio Nascimento Castro, nomeia Comissão constituída dos srs. vereadores Dr. João Urbano Figueira, Augusto César Monteiro, José Augusto Marcondes de Mattos e o indicante para apresentar projeto de regulamento para o Matadouro, Instrução Pública e Cemitério Municipais. O secretário da Câmara é o Dr. Manoel Alves Borges. (Jornal de Taubaté).

 

1902   Em sessão solene da Câmara Municipal de Taubaté, tomam posse os vereadores eleitos para o triênio 1902 a 1904: c.el José Benedito Marcondes de Mattos, presidente; ten.-c.el José Francisco de Moura, vice-presidente; Dr. José de Sá Rocha, Félix Guisard, Cap. José Cyrillo Lobato, Cap. José Malhado Filho, ten. c.el José Gomes Nogueira, e Dr. Francisco de Assis Corsino. O vice-presidente é o Intendente Municipal. (Jornal de Taubaté de 15/01/1905 – relatório).

 

1904   Para a vaga de Intendente Municipal ocorrida com a resignação do ten. c.el José Francisco de Moura, a 12 de novembro de 1903, e que se achava licenciado desde 2 de outubro de 1902 e que vinha sendo exercido interinamente pelo Cap. José Malhado Filho, é eleito o Dr. Afonso Moreira da Silva. O Cap. José Malhado Filho renuncia à vereança em abril de 1904 não sendo sua vaga preenchida devido à proximidade do fim do triênio 1902/1904. (Jornal de Taubaté de 15/01/1905).

 

1904   Está quase concluído o serviço de construção da rede de esgotos de Taubaté, em funciona-mento com muitos prédios já ligados à rede. Tendo a Companhia Norte Paulista por seu gerente, Dr. Fernando de Matos (concessionário do serviço de abastecimento de água), concedido à Câmara, a pedido do seu presidente c.el José Benedito Marcondes de Mattos, um abatimento de 20% no fornecimento de água aos prédios ligados (parece que à rede de esgotos foi revogada a taxa de esgotos cobrada dos munícipes, uma coisa compensando a outra). (Não entendi bem a razão desse abatimento). (Jornal de Taubaté de 15/01/1905 – relatório).

 

1904   O Dr. Francisco Ferreira Pinto exerce as funções de Inspetor Sanitário Municipal de Taubaté, até 05/04/1904. Na administração do Mercado está o Sr. João Batista Pereira da Costa. (Jornal de Taubaté de 17 de janeiro de 1905 – relatório da Intendência).

 

1904   Existem providas, no município de Taubaté, 13 escolas municipais: 08 masculinas, 04 femininas e 01 mista. Em Taubaté estão localizadas 8: nos bairros do Barranco, Barreiro, Areão, Cavarucangüera, Quiririm, Alto de São José e curso noturno no prédio do Grupo Escolar. Em Tremembé estão duas do sexo masculino, duas femininas e 1 mista no bairro do Mato Dentro. (Jornal de Taubaté, 17/01/1905, relatório).

 

1905   Em assembléia geral realizada no Asilo de Mendigos de Taubaté é concedido o título de sócio benemérito ao Sr. José Domingues Ribas, presidente reeleito, tendo sido empossada a nova diretoria. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Tendo prestado compromisso perante o Juiz de Direito da Comarca entra em exercício do cargo de Juiz de Paz, 1.º, do distrito de Taubaté, Sr. José Augusto Marcondes de Mattos. É escrivão o Sr. Francisco Eufrásio de Toledo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Às 8h. da manhã é oficialmente constituída, na nova Vila de Tremembé com a posse solene dos vereadores, a sua 1.ª Câmara Municipal de que é Presidente o Major Alexandre Patto. Segue-se depois solene Te-Déum no Santuário do Bom Jesus. (A Verdade).

 

1905   Toma posse na Câmara Municipal de Taubaté os novos vereadores eleitos. (A Verdade).

 

1905   Com toda solenidade realiza-se a sessão de posse dos vereadores eleitos para o triênio de 1905/1907 em Taubaté, com a presença da Corporação Musical João do Carmo, representante dos jornais “Taubateano”, “Verdade”, “Norte” e “Caixeiro”, associações, etc. O vereador Cap. José Cyrillo Lobato não comparece por estar doente. Abre a sessão o presidente das sessões preparatórias Cap. Francisco Lobato de Moura Sobrinho, que a passa ao presidente anterior c.el José Benedito Marcondes de Mattos que faz relatório de sua gestão. O presidente Lobato procede à eleição da nova mesa: Presidente, J. Rebouças de Carvalho; Vice, Félix Guisard; Intendente, Dr. Afonso Moreira da Silva que oferece um retrato a crayon do c.el José Benedito Marcondes de Mattos que é colocado na parede. À noite há baile no Paço Municipal com quadrilha de honra para os vereadores com a  orquestra Philarmônica Taubateense que é oferecida pela antiga vereança ao seu presidente José Benedito Marcondes de Mattos. A ornamentação foi feita pelo Sr. Carlos Hummel e apreciada. (Jornal Taubaté).

 

1906   Na sede do Clube Musical Recreativo de Taubaté realiza-se a posse de sua nova diretoria após o que se segue um sarau dançante. (O Norte).

 

1906   Em reunião da Câmara Municipal de Taubaté, o Dr. Rebouças de Carvalho é reeleito seu Presidente. Para a vice-presidência é eleito Dr. Bento Enéas que será também o Intendente Municipal que irá substituir o Dr. Afonso Moreira da Silva que apresenta o relatório dos serviços no ano de 1905.

 

1906   No salão nobre do Centro dos Operários Católicos em sessão presidida por Dr. Câmara Leal, Cônego Nascimento Castro e diretores do Centro realiza-se conferência do Sr. Alfredo Monteiro sobre o tema “O Socialismo em Face da Igreja”. (O Norte).

 

1910   Morre, em Redenção, D. Deolinda Ozória da Luz, esposa do Sr. José Pedro Camões. (O Norte).

 

1913   O jornal “A Voz do Serro” da cidade do Serro, em Minas Gerais, comemorando o seu 1.º ano de publicação circula com 12 páginas em papel superior. Na 1.ª página em lugar de honra traz o retrato de Dom Epaminondas, 1.º bispo de Taubaté, natural daquela cidade. (A Federação).

 

1914   Os capitalistas Asdrúbal do Nascimento, Ricardo Guimarães e o eng. J. B. de Camargo Rangel pediram ao Congresso paulista privilégio para construção de uma estrada de ferro que parte de Guararema e passe por Santa Branca, Paraibuna, Redenção, Natividade, S. Luís do Paraitinga, Cunha, Campos Novos de Cunha e Silveiras, indo terminar em Bananal. (O Norte).

 

1914   O Dr. João Dias Cardoso Sobrinho assume o  exercício do cargo de juiz de paz e de casamento do distrito único de Taubaté marcando suas audiências para as quintas-feiras na sala do Cartório de Paz no Edifício da Câmara Municipal. (O Norte).

 

1914   Perante o Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, juiz de direito da Comarca prestam  compromisso  de 1.º, 2.º e 3.º juízes de paz do distrito de Taubaté os srs. Dr. João Dias Cardoso Sobrinho, ten. c.el Augusto César Monteiro e cap. Antônio José Rodrigues da Silva eleito a 30 de outubro do ano findo. O ten. c.el Augusto César Monteiro é eleito pela 3.ª vez e vem servindo há 6 anos. Os outros dois foram eleitos para as vagas do srs. Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães que serviu durante 6 anos e ocupou por diversas vezes o cargo de juiz de direito como seu substituto legal e do Sr. Antenor Leite que serviu por 3 anos. (O Norte).

 

1926   Morre, em São Paulo, Manuel Joaquim de Albuquerque Lins, nascido em São Miguel dos Campos, Alagoas, a 20 de setembro de 1852; em 1908 foi eleito presidente do Estado de São Paulo. (Folhas).

 

1927   Com a nomeação do Prof. Milton Tolosa, diretor do Grupo Escolar “Dr. Lopes Chaves” para substituir o Inspetor Escolar em Iguape, foi designado interinamente para a direção do referido estabelecimento o Prof. Luís Augusto da Silva. (O Norte).

 

1934   Funda-se em Taubaté a Congregação Mariana da paróquia da Catedral. Em 1939 comemorou a passagem do 5.º aniversário de sua fundação, então sob a presidência do Sr. José Romão Pereira, com um festival teatral na sede da Sociedade Beneficente dos Operários Católicos. (O Lábaro de 15/01/1939).

 

1945   Morre, em Taubaté, no Convento de Santa Clara, o muito estimado e virtuoso capuchinho P.e Frei Fernando de Seregnano. (Nossa Terra).

 

1946    Aniversaria a exímia pianista prof.ª D. Escolástica Vieira. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *