2 de janeiro de…

0
Share

1619   Martin Correa de Sá registra na Câmara de São Vicente alvará de Felipe II, nomeando-o, como herdeiro de seu pai Salvador Correa de Sá, o Velho, para as matérias de guerra da costa meridional, diretamente subordinado ao governo geral.

1785   Prestam juramento e tomam posse dos cargos de Juiz Presidente, procurador do Conselho e de vereadores à nossa Câmara, o alferes Antônio Moreira Portes, José Antônio de Siqueira, Cap. Francisco Soares da Silva, Antônio Cursino dos Santos e Damaso Alves de Abreu, respectivamente. São arrematadas as rendas do Conselho. (Atas I, 129).

 

1876   Circula, em Taubaté, o 1.º número do jornal semanal “A Imprensa de Taubaté”, “imparcial, agrícola, noticioso e comercial”, de propriedade da sociedade Abreu & Gonçalves com redatores diversos e custando a assinatura na cidade 10$000 e fora 12$000. Impresso na Rua do Sacramento, 41 e depois na Rua São José.

 

1876   Morre o Sr. Lúcio Ribeiro da Silva, com pouco mais de 90 anos de idade, natural do Rio de Janeiro, onde foi batizado a 22 de abril de 1786 na Matriz de São José, e que em Taubaté residiu por mais de 60 anos. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Terminadas as férias ontem, reinicia suas aulas o Colégio Bom Jesus de Tremembé de propriedade de Damasco & Cia. onde se leciona português, francês, inglês, latim, aritmética, álgebra, geometria, geografia e história. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Oc.el Jordão Pereira de Barros, gerente da Empresa de Carris Urbanos de Taubaté (linha de bondes puxados a burro), inicia em sua residência o pagamento de dividendos aos acionistas da companhia em apreço. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Inicia suas atividades o Banco Popular de Taubaté à Rua Marquês do Herval, 161, com a seguinte diretoria: Presidente, Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa; Secretário, Antônio Marcondes de Moura e gerente, c.el João Affonso Vieira. O capital do banco é de 300 contos, tendo sido subscritos 150 e realizado 15 contos. (Jornal do Povo de 20/12/1888).

 

1890   Em substituição ao Sr. José Maximiano de Carvalho que se retira, entra para a redação do Jornal do Povo o Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira, como redator chefe. (Jornal do Povo).

 

1890   Acham-se na cidade o Eng.º Dr. João Baptista Ortiz Monteiro e o taubateano bel. Joaquim Antônio de Camargo. (Jornal do Povo).

 

1894   Decreto Federal n.º 1721 declara caduca a concessão de privilégio para construção da estrada de ferro Taubaté a Ubatuba de que trata o decreto 10150 de 05/01/1889 na conformidade do § 1.º do Art. 7.º da Lei 3397 de 24/11/1888. Essa concessão no entanto foi rivalidade a pedido do Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar (taubateano) por dec. 10640 de 29/12/1913. (O Norte, 09/01/1914).

 

1895   Desaba o telhado do prédio onde está estabelecida a “Casa dos Pobres” grande empório de louças, secos, ferragens, etc. Além das chuvas e das tempestades do dia 1.º culpa-se a reconstrução de prédio ao lado. O estabelecimento fica na rua Duque de Caxias e se verificava que a causa foi velha goteira sobre a cumeeira, que podre, se partiu. (O Imparcial).

 

1895   O capitão Victoriano Marcondes Varella, assume o cargo de 1.º juiz de paz eleito e juramentado na forma da lei, marcando au-diências para o meio-dia das terças-feiras no mesmo lugar das audiências do juiz de direito. (O Imparcial).

 

1898   Realiza-se, em Taubaté, às 7h. da noite, no Largo da Matriz, no sobrado do Sr. Barnabé  Ferreira de Abreu e Costa, a estréia do “Cinematógrafo” ou fotografia animada, esplêndida invenção de Edson, com exibição de interessantes episódios da vida íntima e surpreendentes vistas da América e Europa. (Diário de Taubaté).

 

1898      No Largo da Matriz, n.º 1, realiza-se assem-bléia geral do Hipódromo Taubateense que ali tem sua sede social. (Diário de Taubaté).

 

1898   O Hipódromo Taubateense, de que é secretá-rio o Sr. F. Oliveira e Silva, em comemoração do aniversário da sociedade, faz realizar no Bairro do Areão, para onde os freqüentadores transportam-se de bonde, a 6.ª corrida, com 7 páreos e que estava programada para o dia anterior, muito brusco. (Diário de Taubaté).

 

1905   Na residência do c.el José Benedito Marcondes de Mattos reúne-se o diretório político local. Trata-se do Partido Republicano. O c.el José Benedito é eleito presidente e o Dr. Afonso Moreira da Silva, secretário. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Tendo falecido depois de uma enfermidade que durou 16 anos, é sepultado, no cemitério do Convento de Santa Clara, o Dr. José Gabriel M. Rodovalho de ilustre e distinta família taubateana e que no antigo regime imperial ocupou vários cargos de confiança, tendo sido promotor e juiz de direito em várias localidades do Estado. (O Norte).

 

1910   O Sr. Benedito Euzébio de Toledo, 1.º Oficial da Prefeitura Municipal de Taubaté, Secretário da Câmara e Orador do Centro dos Operários Católicos desta cidade, é agraciado com o título de sócio honorário do Centro pelos serviços que lhe tem prestado. (O Norte).

 

1912   Promulga-se, em Taubaté, o 1.o Regulamento Municipal de Trânsito do qual o Parágrafo Único do Art. 13 obriga os carroceiros a trazerem numeração em suas blusas. (O Norte de 22/04/1914).

 

1912   A Secretaria do Bispado de Taubaté recebe do Procurador da Venerável Ordem Terceira de Taubaté ofício solicitando licença e bênçãos para a publicação de uma revista da Ordem: “Os Anais Franciscanos” que é autorizada. (O Lábaro).

 

1912   O Externato São José anuncia para o corrente ano um curso gratuito de corte e costura para meninas pobres. Mediante pequena contri-buição aceita alunas particulares para aulas de bordados, tricô e macramé. (O Lábaro).

 

1913   Estréia no palco do Taubaté-Cinema a Companhia Philadelphia de que é secretário o Sr. Roberto Lepsien e da qual faz parte a atriz Miss Elza Philadelphia com o seu elefante Topsy que executa trabalhos em bicicleta com os seus 24 anos de idade, 2,25 ms. de altura e 3.500 k. de peso. (A Federação).

 

1913   A Câmara Municipal de Taubaté realiza sua 1.ª sessão ordinária. Oc.el José Gomes Nogueira passa a presidência ao Sr. Joaquim Mariano de Moura Guimarães e pede ao Prefeito Municipal, vereador presente, explicações sobre a demora no início das obras de construção do novo prédio do Mercado Municipal. O Prefeito Municipal explica que por indicação dos engenheiros do governo Dr. Huáscar Pereira e José Judice havia contratado o fornecimento de materiais com o Sr. Lefévre que oferecia melhores preços (barrica de cimento por exemplo por 10$000 quando custava normalmente 15$000 como verificou) e que não cumpriu o trato. Faltava material de toda espécie, mas que o dinheiro do empréstimo de cem contos (100:000$) se encontrava no London Bank, tendo sido pago apenas o frete de cimento de que faltavam 30 barricas. (A Federação).

 

1913   Na 1.ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Taubaté o Dr. Antônio Pereira da Silva Barros enaltece o Dr. Afonso Moreira da Silva, falecido e apresenta indicação no sentido de se dar o seu nome a uma das ruas de Taubaté e que é aprovada unanimemente. O Prefeito Municipal associa-se e informa as homenagens que a Prefeitura já prestou ao ilustre extinto. (A Federação).

 

1914   Em reunião da Câmara Municipal de Taubaté a que comparecem Gomes Nogueira, João Bonifácio, Silva Barros, Bernardo Ambrogi, Pedro Costa, Gastão Câmara Leal e Antônio Valente é aprovado o parecer n.o 1 da 1.a Comissão autorizando o Sr, Manoel Gomes dos Santos a abrir um caminho no bairro do Areão. Trata-se de caminho existente entre a estrada velha do Tremembé e o Hipódromo. A autorização é objeto da Resolução n.o 32, promulgada no dia 3 pelo Sr. Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, prefeito municipal. (O Norte).

 

1914   Em reunião da Câmara Municipal de Taubaté, a que comparecem Gomes Nogueira, João Bonifácio, Silva Barros, Bernardo Ambrogi, Pedro Costa, Gastão Câmara Leal e Antônio Valente, é aprovado o parecer.

 

1914   Morre, em Taubaté, D. Maria da Conceição Cursino das Chagas, esposa do Sr. João Rodrigues da Cruz e irmã do Sr. Paulino Cursino das Chagas, negociante. (O Norte).

 

1914   Tendo sido decretada de utilidade pública, para fins de alargamento da Rua Duque de Caxias, faixa do prédio n.o 2, o Prefeito Municipal de Taubaté Dr. Gastão Câmara Leal dá aos proprietários herdeiros do Sr. Antônio José Alves Monteiro Filho o prazo de 15 dias para efetuarem o recuo sob pena de desapropriação judicial. (O Norte).

 

1914   Toma posse a diretoria do Centro dos Operários Católicos de Taubaté eleita ontem: em sessão que é aberta pelo presidente Sr. Jerônymo de Lima e secretariada pelo Sr. José Ângelo Lotufo que anuncia os nomes dos eleitos: Presidente, Antônio Bittencourt; Vice, João Fava de Saraiva; 1.o Secretário, Benedito Juvenal de Azeredo Dias; 2.o Secretário, Antenor Leite; Tesoureiro, Joaquim Correa Gomes; Bibliotecário, Luiz Vieira Marcondes; Conselho Fiscal, Prof. Rodrigo Rodrigues Rosa, Francisco Ferrari, Benedito Monteiro Patto, Heráclydes Pinheiro e José Gomes de Paula; Comissão de Sindicância, Francisco Ferrari, Luiz Vieira Marcondes e Prof. Rodrigo Rosa. Na mesma sessão o Sr. Benedito Euzébio é indicado para continuar como orador oficial e o Prof. Rodrigo Rodrigues Rosa para diretor da escola mantida pelo centro. (O Norte).

 

1934   Morre em Bananal, de cuja paróquia era vigário, o virtuoso sacerdote taubateano P.e Custódio Bernardo da Silva, aqui nascido a 28/03/1884, filho do prof. João Olympio Theodulo da Silva e D. Olympia Pereira de Toledo. Fez o curso de humanidades no Seminário Menor de Pirapora e os estudos superiores nos Seminários de São Paulo, Mariana e Taubaté, tendo sido ordenado por D. Epaminondas a 11/06/1914. No dia 13 seguinte, cantou sua 1.ª missa na capela do Seminário que foi inaugurada com essa solenidade. Foi lente do Seminário local, secretário particular de D. Epaminondas, vice-reitor do Colégio de Jacareí. O seu corpo foi transladado e sepultado no Convento. (Era meu tio padre, irmão de meu pai). (O Lábaro).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *