27 de dezembro de…

0
Share

1857   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros, futuro arcebispo de Darnis, recebe na cidade mineira de Alfenas as sagradas ordens do Presbiterato. (Diário de Taubaté, 23/04/1898).

 

1874   Nasce, em Pindamonhangaba, o Dr. Eloy de Miranda Chaves, filho do c.el José Guilherme de Miranda Chaves que foi Cônsul no Peru e de D. Cândida Marcondes de Andrade. Formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1896. Foi eleito deputado federal em 1902, reeleito em 1906 e em legislaturas subsequentes pelo Partido Republicano. Secretário da Justiça de São Paulo, o Presidente Cons. Rodrigues Alves o chamava de “Seu Grande Secretário”. Nomeado para o quatriênio 1912-1916 permaneceu na pasta com a posse do Presidente Dr. Altino Arantes. Propugnou pela instalação condigna e moderna dos jurados e salas do júri do interior; removeu a colônia Correcional para Taubaté, ampliou e dotou de oficinas completas o Instituto Disciplinar de Taubaté. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pp. 127/128).

 

1883   No tradicional Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho realizam-se as festas de encerra-mento do ano letivo com distribuição de prêmios às alunas que mais se distinguiram. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O escrivão do juízo de direito local é o Sr. Fernando Avelino de Moura Lobato. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Casam-se em Jacareí, D. Maria Francisca Porto e Alfredo de Salles Oliveira. Ela, filha de D. Veridiana Porto, fazendeira naquele município e neta do Comendador Ignácio Vieira residente em Taubaté e ele filho do capitalista Francisco de Salles Oliveira, de Jacareí. (O Liberal Taubateense).

 

1887   Na casa do Visconde da Palmeira, em Tre-membé, reúnem-se os sócios da banda de música “Visconde da Palmeira” e elegem sua nova diretoria: Presidente, Antônio Monteiro Patto; Vice, José Ortiz da Rocha Júnior; Tesoureiro, Prof. Joaquim Carlos das Chagas; 1.º Secretário, Antônio Dionísio do Patrocínio; 2.º Secretário, Antônio José Alves Monteiro Filho e Procurador, Ignácio Marcondes do Amaral Júnior. Na véspera de Natal realizou-se leilão de prendas em benefício da banda. A banda é do Club Musical Visconde da Palmeira. (O Liberal Taubateense).

 

1887   Francisco Fernandes de Oliveira e Silva tendo prestado juramento como 2.º tabelião de Taubaté, avisa que tem seu cartório em sua residência no Largo do Rosário. (Diário Paulista).

 

1897   D. Dorothea Vincenti Bianchi tendo deixado de ser professora da Escola Príncipe de Nápoles da Sociedade Italiana de Mútuo Socorro passa a dar aulas particulares em sua residência à Rua Visconde do Rio Branco, 37 de acordo com o programa de instrução elementar do reino da Itália. (Diário de Taubaté de 05/01/1898).

 

1898   O povo de Taubaté é convidado por Circular assinada pelo P.e Antônio do Nascimento Castro (vigário) e outros, para assistir à reunião marcada para 1.º de janeiro de 1899 na Câmara Municipal de Taubaté, a fim de tratar dos meios materiais para se levar avante a criação em Taubaté de sua Escola Normal Livre, rodeando-a de garantias de estabilidade. (Diário de Taubaté).

 

1904   Joaquim Mariano da Luz, secretário do serviço sanitário da Câmara Municipal de Taubaté, de ordem da Intendência avisa aos proprietários de casas onde tenham habitado ou falecido pessoas atacadas de tuberculose pulmonar que não poderão ser habitadas sem que sejam inteiramente caiadas e desinfetadas pelos empregados da Câmara Municipal. (Jornal de Taubaté de 08/01/1905).

 

1905   Os Rev.dos Frei Serafim de Oliveira, Frei Lourenço de Oliveira (de Piracicaba), Frei Domingos Torresan, de Riese; Frei Leonardo Forti de Campinas recebem do Rev.mo Sr. Bispo Diocesano a ordem de diácono. São os primeiros religiosos capuchinhos que fazem o noviciado e recebem ordens sacras no Brasil. Fizeram os preparatórios no Colégio Seráfico que a ordem dos Capuchinhos tem em Taubaté, tomaram hábito, fizeram o ano de noviciado, os votos simples e solenes no Con-vento de Piracicaba onde cursaram Filosofia e sagrada Teologia. (Jornal Taubaté).

 

1905   Estão na cidade dois circos rivais: “Circo Uni-versal” do Sr. Antônio de Freitas e Circo Men-des. O 1.º era palhaço do Sr. Albano Pereira e de Fernandes e Mello (circos). (Jornal Taubaté).

 

1909   Assinado pelos Srs. José Gomes Nogueira, Presidente; Gastão Câmara Leal, Prefeito, Dr. Pedro Costa, Dr. Domingos Gonçalves Barata, Antônio Porto, Moura Guimarães e Antônio Bittencourt, a Câmara Municipal de Taubaté formula convite para a sessão extraordinária e solene que fará realizar a 1.º de janeiro de 1910 a fim de inaugurar na sala de sessões do Paço Municipal os retratos do Dr. Affonso Penna e do c.el Francisco Gomes Vieira, chefe do Partido Republicano e ex-Presidente da Câmara. (O Norte de 01/01/1910).

 

1914   Portarias do Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, nomeiam: Godofredo Augusto Schimidt, fiscal de exportação, para substituir interinamente o fiscal Ricardo Pereira de Toledo afastado por 2 meses; Paulino Marcondes de Quadros, para substituir o Sr. Godofredo como fiscal de exportação. (O Norte).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *