26 de dezembro de…

0
Share

18….    Nasce o major José Ramos Ortiz, diretor-contador da Câmara Municipal. (O Norte de 25/12/1914).

 

1813   A primitiva Igreja de Nossa Senhora da Pieda-de de Lorena é benzida pelo então vigário da paróquia Rev.do P.e José Gonçalves da Silva.

 

1858   O ilustre taubateano Dom José Pereira da Silva Barros é ordenado sacerdote em Alfenas (MG), por Dom Antônio Joaquim de Mello, bispo da Diocese de São Paulo. (Taubaté Jornal de 30/03/1946 que está publicando em série sua biografia, por Praxedes de Abreu; e Dr. Félix Guisard Filho em sua obra “Dom Rodovalho e Dom José”, p. 75).

 

1887   A Câmara Municipal de Taubaté aprova proposta do vereador Dr. José Ricardo Moreira de Barros para o estabelecimento nesta cidade de uma hospedaria de Imigrantes para recepção dos colonos contratados para substituição do braço escravo. Foi constituída a seguinte Comissão Promotora: ten. c.el Manoel Gomes Vieira, Dr. José Ricardo Moreira de Barros e Dr. José Francisco Monteiro. (Diário Paulista).

 

1887   Abaixo-assinado de diversos cidadãos dirigido à Câmara Municipal de Taubaté pede nomeação de uma comissão para estudar um meio de escoar as águas das lagoas do Fogaça e do Padre Chico que no tempo das chuvas transbordam e alagam parte da Rua de São João o que impede esses moradores ali de construírem e fecharem seus terrenos bem como para examinar a rua que detrás do Teatro São João segue a par do cemitério velho (onde está o Grupo Escolar Dom Pereira de Barros – é a Rua 4 de Março) e determinar o arruamento para vedarem seus terrenos. (O Liberal Taubateense).

 

1887   Em reunião da Câmara Municipal o Dr. José Ricardo apresenta indicação, que é aprovada, de nomeação de uma comissão para estudar meios de se estabelecer em Taubaté uma hospedaria de imigrantes, correndo as despesas por conta da verba orçamentária de auxílio para imigrantes e cobrando-se as despesas de comedoria, etc dos fazendeiros que contratarem os serviços dos mesmos. A Comissão ficou constituída dos seguintes Srs. Gomes Vieira (Presidente da Câmara) presidente da Comissão e dos Srs. Dr. José Francisco Monteiro e Dr. José Ricardo. Nomes completos: ten. c.el Manoel Gomes Vieira, Dr. José Francisco Monteiro Júnior e Dr. José Ricardo Moreira de Barros. (O Liberal Taubateense).

 

1890   Com 84 anos morre em Taubaté D. Maria Justina Ramos, viúva do ten. Bento Lopes de Leão e mãe dos Srs. João Gualberto Lopes de Leão e Manoel Lopes de Leão Ramos. (Jornal do Povo).

 

1890   O Sr. João Penna renuncia o cargo de secretário da Liga Beneficente dos Homens do Trabalho de Taubaté para cuja fundação deu tudo de si lamentando que não se tenha conseguido sua definitiva constituição, mas não deixa de ser sócio e fazer o que for possível. (Jornal do Povo).

 

1894   Morre o Sr. Ângelo Navissano, irmão do Sr. Antônio Navissano, deixando as filhas Maria Tereza e Ernestina Navissano. (O Imparcial de 25/01/1895 missa de 30.º dia a 26).

 

1900   Edital de praça do Dr. José Martins Bastos faz referência a imóveis de Raymundo Giorgetti executado por Sabatini Bronini: um chalet (casa com 2 janelas de frente e um portão de ferro ao lado) na rua que vem em direção à Rua dos Bambus (Rua do Café) dividindo de um lado e nos fundos com José Antunes de Siqueira e Claro Dias. Um terreno contíguo, na mesma rua que vem em direção à Rua dos Bambus, esquina da Rua C.el João Afonso (Praça Ruy Barbosa); outro terreno na rua que vem em direção à dos Bambus unido ao da 1.ª casa com frente para a dita rua até a Rua Jacques Félix (será a Mariano Moreira?). (Jornal de Taubaté de 01/01/1901).

 

1905   Morre em Taubaté o Sr. João Estevão Ferreira casado com D. Caetana Vieira de Almeida e primo do Cônego Antônio de Almeida. (O Norte de 01/01/1906).

 

1914   Às 14:45 horas, violento temporal se abate sobre Taubaté com grande quantidade de granizo de tamanho regular, inundando muitas vias públicas. (O Norte).

 

1914   O Dr. Francisco C. Ribeiro, juiz de direito, convoca os componentes da Comissão de Revisão do alistamento eleitoral para se reunir a partir de 10 de janeiro próximo bem como os interessados em obter o diploma de eleitor a se apresentarem. (O Norte).

 

1914   O major José Ramos Ortiz diretor contador da Recebedoria de Rendas da Câmara Municipal para efeito da composição da Comissão de Revisão do Alistamento Eleitoral torna pública a lista dos maiores contribuintes do exercício financeiro de 1914 são: Carlos Adolpho Leonardo, Domingues Righi, c.el José Gomes Nogueira, Manoel Vaz da Silva, c.el Fernando Gomes Nogueira, Dr. Pedro Luiz de O. Costa, José Marcos Ribeiro Paiva, José Ignácio de Souza Almeida, Bernardo Ambrogi, Benedito M. Andrade, Dr. José Felipe Cursino de Moura, José Antônio Abirached, João Fava Saraiva, Theodoro Cursino dos Santos e José Francisco de Salles. (O Norte).

 

1925   É promulgada pelo Dr. Carlos de Campos, presidente do Estado, a lei n.º 2087 criando o Distrito de Paz de Quiririm na Comarca de Taubaté. (O Atalaia).

 

1938   D. André Arcoverde de Albuquerque Caval-canti, 2.º Bispo de Taubaté, procede à benção da Capela do Menino Jesus erigida no Ginásio Diocesano Santo Antônio. (O Lábaro de 01/01/1939).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *