25 de dezembro de..

0
Share

1562   Morre em São Paulo o célebre cacique Martim Afonso Tibiriçá, dos Guaianases de Pira-tininga, convertido à fé católica por Anchieta e Leonardo Nunes. (Rio Branco, Efemérides, p. 612).

 

1864   O ilustre missionário apostólico taubateano Mons. Miguel Martins, recém-ordenado sacer-dote, prega o seu 1.º sermão. (O Norte de 29/12/1910).

 

1876   Na Rua do Sacramento atrás da Igreja Matriz, inaugura-se um novo e grande cosmorama onde se vêem as mais importantes cidades do mundo e se ganha prêmio. Entrada: 500 réis. (A Imprensa).

 

1882   Dissolve-se a sociedade Francisco Manoel Affonso & C.ia (Gazeta de Taubaté de 07/01/1883).

 

1883   Há em Taubaté muitos presépios. Entre todos, porém, sobressai o do Convento de Santa Clara, montado pela última vez pelo P.e Mestre Francisco Cosco, famoso em toda a região. Toma em sentido longitudinal as naves do Convento e da Ordem Terceira. No 1.º plano superior ficam a cidade de Belém, a gruta do Menino Jesus, a cidade de Jerusalém, seus arrabaldes, moradores e seus costumes; no 2.º plano da Ordem Terceira vê-se paisagem urbana oriental com o rio Jordão, a torrente do Cedron e minudências históricas. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Em oratório particular em casa de D. Maria José Marcondes de Camargo realiza-se o casamento do Dr. Francisco Eugênio de Toledo (parece que é filho do Dr. Francisco de Paula Toledo) com D. Maria Leopoldina Marcondes de Camargo que liberta sua escrava. Um castelo de doces é enfeitado com flores de cera executadas pelo prof. (desses trabalhos) Aymberê (vulgo Cazusa). O celebrante é o Con. Antônio de Almeida e as testemunhas o Dr. Joaquim Lopes Chaves, José Benedito Marcondes de Mattos, D. Maria Leopoldina Marcondes Varella e Maria Clara Ferreira de Moura. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   As solenidades do Natal este ano correm por conta do Sr. José Marcelino Monteiro que é felicitado pelo brilhantismo das mesmas. Passou a chuva e a noite é estrelada. Há muitos presépios. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Encontra-se em Taubaté o artista Rapallo que já tentou por duas vezes (dias 18 e 22 – domingo e quinta-feira) dar espetáculo no Teatro São João mas não conseguiu; no 1.º dia faltou a música e no 2.º o público. Diz a imprensa que é por ser brasileiro pois se fosse estrangeiro e mesmo que tocasse violino na esquina estava apinhado de gente. Hoje conseguiu dar espetáculo no Teatro São João, o artista de mágicas e sutilezas Sr. Rapallo. Com pouca assistência executou trabalhos de prestimania, agilidades e sutilezas com perfeição. (O Liberal Taubateense).

 

1887   O Club Bilontra Carnavalesco fundado há um ano na cidade e que deu seu último baile em setembro passado promove reunião às 17horas na Rua Visconde do Rio Branco, para cuidar de promoções para o próximo carnaval. (O Liberal Taubateense).

 

1887   Na Igreja Matriz de Taubaté celebra-se missa cantada solene encomendada pelo Sr. José Marcelino Monteiro em continuação de devo-ção de seu falecido pai Sr. Bento Monteiro da Silva, ilustre taubateano fundador do Hospital de Santa Isabel no Largo do Convento (depois Praça Mons. Silva Barros). (O Liberal Taubateense).

 

1889   No Teatro São João realiza-se espetáculo do Clube Sociedade Carmosina com abertura da Orquestra Princesa Imperial com o drama “A Passagem do Humaytá”, comédia FFF… e RRR e a cena cômica “O Mundo vai Torto”, comédia “Thomaz e Mônica” e a cançoneta “P’ra Cera do Santíssimo”. São convidados os clubes Bilontra e Mandarim. Direção do artista Góes. (Jornal do Povo).

 

1889   Noticia-se o falecimento do Sr. Salvador Lopes de Araújo Miranda que durante muitos anos exerceu o cargo de enfermeiro do hospital da misericórdia de Taubaté (sofria das faculdades e atirou-se no Paraíba). (Jornal do Povo).

 

1889   A cidade de São João d’El-Rei, fundada por taubateano, passa a se chamar Tiradentes. (Jornal do Povo).

 

1890   No Colégio Pio Latino Americano de São Paulo realizam-se as cerimônias de ordenação sacerdotal do presbítero taubateano Dr. João Evangelista Pereira de Barros, filho do cap. Manoel Pereira da Silva Netto e sobrinho de Dom José Pereira da Silva Barros, bispo de Olinda, saudoso vigário de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1890   Trata-se de fundar em Taubaté a Companhia Edificador e Progresso com sede nesta cidade e de que são incorporadores os Srs. Dr. Francisco Eugênio de Toledo, cap. João Afonso Vieira, Major Francisco Fernandes de Oliveira e Silva e Francisco Augusto de Oliveira e Silva. O capital inicial é de 100:000$ dividido em 1000 ações de 100$. A Companhia se destina a comprar terrenos nos subúrbios (Alto de São José, Boa Vista) para construir, requerer aforamentos, comprar e vender casas, arrendar terrenos, alugar casas, etc. Diretoria: Presidente, Dr. Joaquim Lopes Chaves; Vice, Dr. Euzébio Inocêncio Vaz Lobo Câmara Leal; Secretário e Gerente, Dr. J. Porfírio de Macedo. Conselho Fiscal: Dr. José Felipe Cursino de Moura, José Benedito Marcondes de Mattos e Manuel José Borges; Suplentes: Dr. José Pereira Cursino, Dr. José Ricardo Moreira de Barros e João Baptista Goes. Os terrenos do alto de São José e Boa Vista têm uma área de 59 alqueires onde poderão construir 5074 casas. Começará construindo 100 casas por 60:000$. (Jornal do Povo).

 

1890   Vence o primeiro prazo estabelecido em contrato com a sociedade Fernando de Mattos & C.ia da Empresa Hidráulica Taubateana para concluir o serviço de instalação do abastecimento de água em Taubaté para o que os concessionários pedem mais 6 meses de prazo e o Dr. Mathias Guimarães, engenheiro fiscal, julga que são necessários mais 12 meses (1 ano). Nesta data deveriam estar funcionando os chafarizes públicos também objetos do mesmo contrato. (Jornal do Povo de 22/02/1891).

 

1897   Realiza-se em Taubaté um soberbo leilão de prendas cujo resultado destina-se à constru-ção de um novo templo consagrado ao primeiro Pontífice, São Pedro. (Diário de Taubaté).

 

1898   A recém-organizada banda de música Philarmônica Imparcial de que é diretor o Sr. José Vicente de Barros, realiza no jardim (em construção) do Largo da Estação a sua 1.ª retreta dedicada à classe caixeiral de Taubaté, sob regência do maestro Francisco Monteiro de Camargo que faz constar do programa o Hino Caixeiral de Artur de Camargo. (Diário Taubaté).

 

1904   No Liceu de Artes e Ofícios da Associação Artística e Literária de Taubaté realiza-se festa para entrega de diploma profissional ao Sr. Amaro Negrini que agradece comovido a distinção e a saudação do Dr. Câmara Leal. (A Verdade de 01/01/1905).

 

1904   O “Jornal de Taubaté” de Amaral & Jovino começa a sair diariamente sob a redação e gerência de Honório Giovine (Jovino) e direção técnica de J. B. Marcondes do Amaral. É órgão do partido republicano e tem escritório à Rua Duque de Caxias, 65. Assinatura anual na cidade: 16$ e fora 18$. Observação à parte: o pai do Sr. Honório, Sr. Caetano Giovina tinha padaria, a melhor de Taubaté, na esquina da Rua Visconde com a Rua São José em frente à casa que foi do prof. Cesídio. (Jornal de Taubaté de 03/01/1905 – Ano XI, n.º 1871).

 

1904   O trissemanário local “Jornal de Taubaté” fundado em 27 de julho de 1894 passa a sair diariamente. É órgão do Partido Republicano local, dirigido pelo Sr. José Benedito Marcondes do Amaral e de que é redator chefe o poeta Honório Jovino com redação à Rua Duque de Caxias, 65. Assinatura anual custa 16$ na cidade e 18$ fora. (Jornal de Taubaté de 27/07/1905).

 

1905   Realizam-se em São Paulo as solenidades de inauguração do Grêmio Tipográfico Paulista associação beneficente da classe que se dedi-ca às artes gráficas e para as quais o tauba-teano Sr. Benedito Praxedes de Abreu foi es-colhido orador oficial. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Concluem o 3.º ano (e o curso) em que são aprovados plenamente no Liceu de Artes e Ofícios da Associação Artística e Literária os alunos José Silvino Moreira (grau 7) e José Olegário de Barros (grau 6) que deverão receber seus diplomas de artistas profissionais no dia da inauguração do salão de honra da Associação. (Jornal de Taubaté).

 

1913   É aguardada em Taubaté a chegada do Dr. Clóvis de Morais Barros, novo delegado de polícia em substituição ao Dr. Francisco Fontes de Rezende, removido para Ribeirão Preto. O novo delegado vem da comarca de São Manoel. Está exercendo o cargo o major Theodoro Ribeiro de Oliveira Mello, 3.º suplente. (A Federação).

 

1913   O prof. Francisco Alves Mourão é adjunto do grupo escolar de Itatiba. (A Federação).

 

1913   Encontra-se em Taubaté onde vem fixar resi-dência com sua família o Dr. Alfredo Machado, advogado e agricultor. (A Federação).

 

1914   No Parque Municipal da Praça Mons. Silva Barros, recentemente inaugurado tem lugar o primeiro encontro do recém-fundado Esporte Club Taubaté com a Associação Atlética Palmeiras, da Associação Paulista dos esportes atléticos, de São Paulo, como parte de festa inaugural do clube local. Os atletas da capital chegam pelo comboio das 10h e 40min. e são recepcionados na gare da Central donde vão para o Hotel Lino onde almoçam. No mesmo trem vem torcedores de outras localidades inclusive de Caçapava. Às 16 horas muita gente se acotovela no cercado divisório do campo do Parque Municipal da “catita Praça Mons. Silva Barros” repleta de senhoras, senhoritas e cavalheiros. O juiz é o Sr. Agostinho de Oliveira Prado. O Sport Club Taubaté alinha: Paulino, Sérgio e Simi – Irito, Hugo e Synésio – Jacintho, Abreu, Renato (capitão) Silva e Waldomiro e a A. A. Palmeiras: Rachou, Moreli e Paulo Pinto – Gilberto, Lincoln, M. Barros, P. Paulo, Loureiro, Nazareth Italo e Godinho. A saída coube ao Palmeiras que ganha de 5 a 1 marcado por Renato em combinação com Paulo Silva no 1.º tempo. O resultado foi bem recebido pois se esperava pior. Jantar no Hotel Lino e às 22 horas  baile na residência do Dr. Francisco de Paula Barbosa à Rua São José n.º 20 com orquestra do Taubaté-Cinema. Os palmei-renses regressaram pelo Noturno (trem) de 1h e 40 min mas o baile amanheceu. Da comitiva do Palmeiras participam Gastão Rachou, Octávio Egídio, Paulo Pinto, Godinho Cerqueira, Luiz Loureiro, Lincoln Soares, Carlos Nazareth, Agostinho Prado, Raul Guimarães, Gilberto Jordão, Névio Barbosa, Carlos Pereira, Pedro Paulo, Marcelo Barros, Ítalo Suez, Luiz Pinto, Luiz Moura e Paulo Renoleau. (O Norte).

 

1914   Às 15 horas os jovens aspirantes das confe-rências de São Vicente de Paulo promovem as festas do Natal das crianças pobres nas Casas Pias à Rua 4 de Março. (O Norte).

 

1914   Estão em andamento as obras de adaptação do prédio da Rua Dr. Emílio Winther (onde  hoje está a vila C.T.I.) para instalação do 3.º Grupo Escolar de Taubaté. (O Norte).

 

1914   No Rio de Janeiro realizam-se experiências com aparelhos para determinar a velocidade de automóveis em marcha. (Norte).

 

1914   Em gozo de férias encontra-se em Taubaté o taubateano ten. Arthur Carneiro de Abreu, ofi-cial do exército em Belo Horizonte. (O Norte).

 

1914   Decreto n.º 2887 federal permite dentro de um ano o registro sem multa das pessoas nasci-das a partir de 1.º de janeiro de 1890 e que ainda não tenham sido registradas civilmente. (O Norte).

 

1927   Em assembléia geral o Centro Recreativo de Taubaté elege sua nova diretoria de que é Pre-sidente o Dr. Antônio Pereira da Silva Barros, juiz de direito da Comarca. (O Norte).

 

1938   A convite do diretor Dr. Moraes Rego, a J I C proporciona um Natal cristão aos alunos do Reformatório Profissional de Taubaté com a colaboração do Rev.do P.e Antônio Morais Júnior. (Lábaro).

 

1940   Na Farmácia Central à Praça D. Epaminondas em Taubaté realiza-se uma  homenagem ao Sr. Castro Nápoles prestada por seus auxiliares pela passagem do 25.º ano de serviços prestados à saúde do povo taubateano. Saudando o chefe do estabelecimento falou o Sr. Alziro Alves dos Santos que declarou inaugurado ali o retrato do homenageado. (O Lábaro).

 

1948   Noticia-se a ordenação em São José dos Campos (Igreja Matriz) do sacerdote Rev.do P.e Ernesto Cunha, da diocese de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1948   Exibe-se em Taubaté, no Pavilhão Teatro Arru-da (circo), a Cia. João Rios com seu repertório de revistas, comédias e shows. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *