A formação do Vale

0
Share

O Vale do Paraíba se formou em cima de uma grande rachadura há cerca de 65 milhões de anos. No fundo dessa rachadura formou-se um enorme lago, que os cientistas chamam de Bacia de Taubaté. Com a sedimentação, formou-se uma espessa camada de argila no fundo do lago, soterrando um número incalculável de animais. Em cima da bacia, há um milhão de anos, formou-se o Rio Paraíba do Sul, que empresta o nome ao nosso Vale.

bacia_2

Bacia de Taubaté

Partia da região de Jacareí até a atual cidade de Cruzeiro. Tendo cerca de 170 km de extensão e 20 km no ponto mais largo.

O que tem? 

A Bacia de Taubaté possui grande variedade animal. Liderados pelo professor Herculano Alvarenga, vários pesquisadores identificaram diversos tipos de insetos, crustáceos, peixes, mamíferos de todos os portes, entre eles a monstruosa Preguiça Gigante, répteis, e a medonha ave do Terror: o Paraphysornis Brasiliensis.

Fisó, um peso pesado

O Paraphysornis Brasiliensis, descoberto por Herculano Alvarenga, era um gigante. Fisó, como o pesquisador apelidou a ave, é o mascote do Museu de História Natural de Taubaté. O exemplar encontrado por Alvarenga tem cerca de 23 milhões de anos e teria afundado na lama da Formação Tremembé, uma das várias formações da Bacia de Taubaté, ao buscar alimento. Apesar do tamanho, não era um grande caçador. Alimentava-se de restos e apreciava o sabor singular de carniça. Descoberto nos anos 1970, é a principal atração do museu.

Paraphysornis brasiliensis. Ilustração de Angelo Rubim/Almanaque Urupês

Herculano, o descobridor

DSC_0672
Imagem: Jornal Contato

O que um médico ortopedista tem a ver com um monte de aves? Os ossos, ou melhor, o estudo dos ossos. Herculano Alvarenga é considerado o primeiro brasileiro a estudar fósseis de pássaros no país. Hoje se dedica principalmente à paleontologia (estudo da geologia e dos animais do passado), taxidermia (o empalhamento de animais) e à curadoria do museu que criou: o Museu de História Natural de Taubaté.

Material retirado da Revista Almanaque Taubaté #1

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *