20 de dezembro de…

0
Share

1620   Pedro Cubas, nomeado por provisão do capitão-mor efetivo Martim Correa de Sá mais uma vez exerce o cargo de capitão-mor de São Vicente (substituto) – 15167 – provisão essa registrada no mesmo dia na Câmara de São Vicente.

 

1627   Frei Vicente do Salvador (Vicente Rodrigues Palha) conclui a sua “História do Brasil”. Nasceu na Bahia em 1565 e faleceu em 1638. (Rio Branco, Efemérides, p. 603).

 

1656   Manoel de Souza da Silva presta menagem em mãos de El-Rei de sua nomeação para 63º capitão-mor de São Vicente.

 

1679   Morre em Clèves o príncipe João Maurício, Conde de Nassau Siegen, governador do Brasil holandês, (R. Branco, ef. 603)

 

1876   A Empresa Hidráulica Taubateana de que são administradores os  senhores Dr. Fernando de Mattos e Pedro Morelli, abre concorrência para fornecimento de 600 mil tijolos. (Jornal do Povo).

 

1884   Chega a Taubaté procedente da Corte onde colou grau na Academia de Medicina do Rio de Janeiro o taubateano Dr. José Philipe Cursino de Moura, o primeiro taubateano a se formar em medicina em academia nacional. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   No Colégio Bom Jesus, em Tremembé, realizam-se os exames finais. O diretor é o Sr. Luiz Moreira Damasco auxiliado pelo Sr. Henrique Kuhel. Da banca examinadora participam o inspetor literário Dr. José Gabriel Marcondes Rodovalho (presidente), vigário Antônio Nascimento Castro, con. Benjamim de Toledo Mello, Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, Dr. Francisco de Paula Toledo, Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa e prof. Antônio Garcia. Distinguem-se os alunos Luíza Esther de Moura Damasco, Maria Augusta de Moura, Virgílio Almeida Cabral, Oscar Varella Carneiro, José Augusto Marcondes de Mattos e Acácio Juvêncio Kolly. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Estréia no Teatro São João a Companhia Lírica Italiana com o seguinte programa: 1.º ato da ópera de Verdi “O Trovador” cantado por D. Diomira Zani, tenor Theodoro Dasso e o barítono Cesaro Nadrioli. Solo de violoncelo pelo prof. Vittorino Consigli acompanhado ao piano pelo regente da orquestra Sr. Luigi Franciscolo. – 1.º ato da ópera de Donizetti “A Favorita” com os mesmos artistas. Grande fantasia para oboé pelo prof. Boyer. Ária para barítono da ópera “Ballo in Maschera” pelo Sr. Andreoli. “Canção do Aventureiro” da ópera “O Guarany” de Carlos Gomes pelo Sr. Andreoli. O espetáculo começa às 8h e 30 min. Preços: camarotes de 1.ª e 2.ª ordem: 15$000 (25$000 para as duas récitas, hoje e amanhã), cadeiras 3$000 (duas récitas 5$000), galerias e gerais 1$000. Para amanhã estão anunciadas as óperas “Ruy Blas” , “I due foscari”, “Carnaval de Veneza”, “Salvator Roza” e “Barbeiro de Sevilha”. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Morre em Taubaté D. Maria do Lado Pereira, virtuosa progenitora do ilustre sacerdote tauba-teano Cônego Amador Bueno de Barros. (O Liberal Taubateense).

 

1890   Restabelecido, volta para Campinas, onde reside, o taubateano Arthur Dyran Nogueira Barbosa. O Sr. Luiz Moreira Damasco segue para Itapira onde vai administrar fazenda do Sr. José Guanyba. Foi colaborador do Jornal do Povo. Para o Rio de Janeiro segue o Sr. José Vilella Cardoso que era empregado da Empresa Hidráulica de Taubaté do Sr. Fernando de Mattos, concessionária do serviço de abastecimento de água em Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1890   A oficina tipográfica do “Jornal do Povo” que se edita em Taubaté 3 vezes por semana de propriedade do Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira muda-se da Rua 15 de Novembro, 62 para a rua Dr. Falcão Filho n.º 13-A (Rua das Palmeiras ou Cons. Moreira de Barros). (Jornal do Povo).

 

1890   O ilustre taubateano Mons. Dr. João Evange-lista Pereira de Barros é ordenado na Basílica de S. João Latrão em Roma. Nasceu em Tau-baté a 4 de novembro de 1867 e faleceu em São Paulo a 17 de março de 1939. Vide outros dados a 4 de novembro. (O Lábaro, 26/3/1939).

 

1905   Noticia-se para breve o aparecimento em Taubaté de mais um jornal que deverá sair semanalmente e se chamará “O Paulista”. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Depois de alguns dias de sol abrasador desaba sobre Taubaté à tarde tremenda chuva de pedras que causou grandes estragos à lavoura. (O Norte).

 

1914   Os confrades da Sociedade de São Vicente de Paulo pertencentes às diversas paróquias do bispado de Taubaté reúnem-se no Seminário Episcopal local para o retiro recluso que durará até dia 24 do corrente, quando ocorrerá o encerramento com magna solenidade e notável orador sacro. (O Norte).

 

1914   O novo diretor da Central do Brasil, Sr. Arrojado Lisboa, modifica os horários dos trens noturnos NP 1 e NP 2 que a partir de amanhã passam a circular com os horários de 1910 sem atender a paradas estabelecidas posteriormente, inclusive a de Quiririm (Trata-se de paradas especiais concedidas pelo Dr. Paulo de Frontin no governo do mal. Hermes, sucedido pelo Dr. Wanceslau a 15 de novembro último. Diz-se que a parada de Quiririm era concessão especial que se fazia ao Sr. Molina, amigo do Dr. Frontin, ali residente. Mandava avisar Taubaté, a estação, que queria embarcar e qualquer trem parava ali para pegá-lo. Informação do Major Carrinho). (O Norte).

 

1914   Ao agente do correio local é dirigido para que a entrega de correspondência na cidade volte a ser feita três vezes por dia como se fazia há tempos: às 8 horas, às 11 horas, e às 16 horas. A não distribuição da correspondência chegada pelos noturnos (trens) do Rio e de São Paulo e que deve ser procurada no correio vem causando transtornos que precisam ser evitados. (O Norte).

 

1914   A Mesa Regedora da Irmandade de Misericórdia do Hospital de Santa Isabel inaugura um novo e importante serviço: a adoção de um carro mortuário para a condução de cadáveres quer o falecimento se dê no hospital ou fora dele. Há princípios era feito em carroças inadequadas. Atende a pedidos de particulares, mediante módica remuneração. O veículo é trabalho do artista João Maffetano (deve ser ainda tração animal). (O Norte).

 

1914   Realiza-se em Taubaté o sepultamento do Sr. Francisco Vaz de Toledo no Cemitério Munici-pal (que inaugurou o novo serviço de transpor-te de cadáveres em carro fúnere do Hospital de Santa Isabel acima referido). (O Norte).

 

1915   Na escola da prof.ª D. Julieta de Toledo à Rua Visconde do Rio Branco, n.º 3, realizam-se os exames de suas alunas por uma banca examinadora presidida pelo prof. Pergentino Marcondes. Das 30 alunas matriculadas, com-parecem 20. Após os exames realiza-se um pequeno festival e a professora oferece uma mesa de doces. (Gazeta de Taubaté).

 

1931   Um grupo de rapazes da sociedade tauba-teana cogita da fundação de um club de regatas e natação, aproveitando para isso magnífica piscina existente no Matadouro que a 14/02/1932 já é saudado pelo Dr. Félix Guisard Filho e que então se sabe chamar Club Náutico Tamoyo. (A Folha).

 

1940   Funda-se em Taubaté a Liga Suburbana de Futebol. (O Momento de 28/12/1941).

 

1945   Realizam-se em São Paulo as solenidades de formatura na Escola de Serviço Social, com missa solene na Igreja de Nossa Senhora da Consolação celebrada por Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, arcebispo metropolitano, à noite sessão magna na sede da Escola. Da turma participa a Senhorita prof.ª D. Idalina Monte Claro César residente em Taubaté e que já vem prestando serviços a C.ia Taubaté Industrial. (Taubaté Jornal).

 

1948   Às 19 horas, funcionários municipais se reúnem na sede da Sociedade Beneficente de Taubaté à Rua 15 de Novembro para eleger a nova diretoria da Colônia de Férias de Ubatuba que vai se entrosar com a recém-fun-dada Associação dos Funcionários Municipais de Taubaté. Diretoria: presidente, Dr. Álvaro Guimarães; vice, Antenor Moreira Cursino; secretário, Antônio Soares; tesoureiro, José Maria Fernandes; diretor do patrimônio, Ari de Paula Machado; Conselho Fiscal: José Estácio de Moura Guimarães. Umberto Passarelli e José Benedito Lopes. O Prefeito Municipal Dr. José Luiz de Almeida Soares foi eleito sob aclamação presidente de honra da Colônia. Compareceram 41 funcionários. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *