16 de dezembro de…

0
Share

1830    Nasce em Taubaté o Visconde de Tremembé. (A Verdade de 19/12/1905 e o Norte de 1910).

 

18….    Nasce em Taubaté o Sr. Francisco Monteiro de Camargo, exímio professor de música. (O Norte de 16/12/1914).

 

18….    Nasce em Taubaté o Sr. Dr. José Mariano Cur-sino de Moura, filho do Dr. José Felipe Cursino de Moura, Inspetor Sanitário Municipal. (O Norte de 16/12/1914).

 

1815   Adotando Portugal organização nova para seu Império que passou a chamar-se “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves”, São Paulo, por carta régia, de cabeça de capitania passa a capital de província.

 

1828   O Presidente da Província de São Paulo, Bispo Dom Manuel, expede instruções para as eleições municipais de 1.º de fevereiro de 1829, para organização das Câmaras Municipais criadas com a Lei, que suprimiu os Conselhos Municipais de Vereadores, de outubro de 1828. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 453).

 

1832   O Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar, Presidente da Província de São Paulo, toma providências para que se constituam as comissões representativas da Câmara Municipal de Taubaté e de Pindamonhangaba para procederem as necessárias diligências e estabelecerem as divisas entre os dois municípios. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides do fim do volume – p. 116).

 

1868   Sua alteza imperial Princesa Isabel, em visita a Taubaté, concede à Corporação Musical de que é diretor o Sr. João Monteiro do Carmo o título de “Música da Princesa Imperial”. (O Paulista).

 

1868   Acompanhados do Conselheiro Feijó e do major Hilário, chegam pela 1.ª vez a Taubaté suas altezas imperiais a Princesa Isabel e o conde d’Eu que, recebido no rio das Pedras por cerca de 80 cavaleiros, hospedam-se em casa do Sr. José Francisco Monteiro, Barão de Tremembé. O vereador Dr. Antônio José da Veiga Cabral cumprimenta-os em nome da Câmara Municipal. O vigário também saúda. (O Paulista).

 

1875   São juízes comerciais de Taubaté os senhores t.te José Ignácio de Souza e Almeida (3.º suplente) em exercício e t.te Francisco de Paula Monteiro d’Águiar, suplente também e 9.º vereador a Câmara Municipal de Taubaté. Funcionam como escrivão desse juízo comercial os Srs. Manoel Inocêncio de Camargo e Fernando Avelino de Moura Lobato, este 2.º escrivão. (A Imprensa de Taubaté de 09/01/1976).

 

1883   A Gazeta de Campinas elogia os fogos de artifício com que se remataram as festas de inauguração da Matriz nova daquela cidade, obra do artista taubateano Sr. Daniel José de Camargo. Foi confirmada a fama que o precedia, afirmando estrangeiros lá residentes que não melhor viram em suas terras. (Gazeta de Taubaté de 05/01/1884).

 

1887   O ten.-c.el Francisco Bento de Alvarenga, de Taubaté, concede a liberdade aos seus escra-vos em número de 100 com a condição de lhe prestarem serviços até janeiro de 1889. (Diário Paulista).

 

1887   O “Diário Paulista”, jornal local, anuncia para breve o aparecimento de mais dois jornais colegas “A Luva” com a colaboração de várias senhoras e “O Artista” para cuidar de artes e indústrias sob a direção do Sr. João Baptista Goes que será editado nas oficinas desse Diário Paulista.

 

1887   O Major Francisco Fernandes de Oliveira e Silva foi promovido na serventia vitalícia do 2.º tabelião do Público, Judicial e Notas de Taubaté, que funciona no prédio da viúva Thomaz Ferreira de Abreu à Rua Dr. Falcão Filho (c.el Jordão), esquina do Largo da Matriz. (Diário Paulista).

 

1897   Lei n.º 45 § 4.º do art. 3.º estabelece a obriga-toriedade do Intendente Municipal de apre-sentar relatório de suas atividades à Câmara Municipal. (Jornal de Taubaté de 17/01/1905).

 

1897   Tomam posse na Câmara Municipal de Taubaté presidida pelo c.el José Bebedito Marcondes de Mattos os novos vereadores recentemente eleitos: Vigário P.e Antônio do Nascimento Castro e Major José Ramos Ortiz, em virtude da renúncia do Major Antônio Gomes de Souza Penna e do capitão Euzébio Afonso Vieira. (O Momento, Diário de Taubaté, 12 e 16/01/1898).

 

1897   A Câmara Municipal de Taubaté aprova a lei n.º 45 que reúne num só cargo de Intendente Geral as diversas intendências até então existentes. (Diário de Taubaté de 12/01/1898).

 

1897   Com a morte do Sr. José Maximiano de Carvalho, encarregado da iluminação pública de Taubaté a querosene, por proposta do vereador Dr. Pereira Corsino é contratado o Sr. José Benedito Alves dos Santos, cunhado e empregado do falecido, com prática do serviço, já nomeado interinamente. (Diário de Taubaté).

 

1899   Morre em Chioggio, D. Bersabéa D’Alli Áqua Penzo, progenitora do maestro A. Penzo, diretor da Philarmônica Taubateense. (Jornal de Taubaté de 17/01/1900).

 

1900   Chega a Taubaté, depois de ter visitado o Santuário de Aparecida a romaria procedente do Rio de Janeiro, sob a direção do Arcebispo D. Joaquim Arcoverde, com destino ao Santuário do Bom Jesus de Tremembé para onde seguem em bondes especiais da linha a vapor Taubaté-Tremembé de que é concessionário o Comendador Cintra e gerente o Sr. John C. Mather. (Jornal de Taubaté).

 

1900   Na sede provisória do recém-fundado Grêmio José de Alencar de Taubaté realiza-se reunião em que se discutem os estatutos. Da comissão organizadora fazem parte João Macedo, Fernando Dente e Miguel Ciano. A posse da 1.ª diretoria se dará no próximo domingo dia 23. (Jornal de Taubaté).

 

1905   À Rua C.el Jordão reabre-se o Açougue Vermelho de propriedade do Sr. Antônio Cândido Ribeiro Porto, vendendo carne de 1.ª a 500 réis e de 2.ª a 400 réis. As sobras serão vendidas a 300 réis. (A Verdade).

 

1905   O prof. Ernesto Sampaio é nomeado para reger a escola do bairro de Vitória, em Botucatu (parece que era professor do G.E. Dr. Lopes Chaves). (Jornal de Taubaté).

 

1905   O prof. Joaquim Antônio de Assis Camargo é nomeado para a escola de Lavrinhas em Pinheiros. A prof.ª Maria do Céo Las Casas de Lacerda para a 1.ª escola de Jambeiro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Aniversaria o Visconde de Tremembé Sr. José Francisco Monteiro. Também o Sr. Fego Monteiro de Camargo. Nota: o violinista e maestro Fêgo Camargo chamava-se Segesfredo Monteiro de Camargo.

 

1905   O Rev.do Frei Bernardino Lavalle, Superior dos Capuchinhos, nomeia o Rev.do Frei Ricardo de Demo, guardião do Convento de Santa Clara para Superior da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco da Penitência. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Raphael Falco, fotógrafo, oferece à Venerável Ordem Terceira de S. Francisco da Penitência uma cópia da fotografia da festa das bênçãos da 1.ª pedra do Asilo de Santo Antônio. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. José Martins Bastos, juiz de direito da Comarca, publica a lista dos comerciantes locais, maiores contribuintes de impostos à repartição fiscal federal e que deverão se reunir dia 18 (segunda-feira), a fim de organizarem a lista dos síndicos das falências que vierem a ocorrer em 1906 e 1907 e que são os seguintes: Joaquim Monteiro & C.ia, Silva & Gomes, Silvério Banhara, Gigli & Simi, J. Gambogi & C.ia, B. M. de Andrade, Manoel José Fernandes, M. Silva & C.ia, Braz Salvador Curtu, José Gomes da Luz e Lotti & Brunini. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Parte para São Paulo o Rev.do Frei Camilo de Valde, ex-superior da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, em Taubaté, recentemente nomeado superior da catequese dos índios. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté realizam-se as solenidades de entrega de diplomas e distribuição de prêmios aos alunos do Colégio Progresso sob a direção do Sr. Bernardino Querido. Falam inicialmente o menino Amador de Campos, Dr. Emílio Costa e Alfredo Monteiro. Segue-se espetáculo dramático literário em que no penúltimo ato o diretor Bernardino Querido é chamado à cena por seus alunos, sendo saudado pelo menino Demócrito Valente. Nos intervalos oficia a Corp. Mus. “João do Carmo” (Paraguaios). (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté reúne-se sob a presidência do Deputado Federal Dr. José Rebouças de Carvalho e recebe comunicação do Dr. Bento Enéas de Souza e Castro justificando suas faltas (ofício datado de 20 de outubro) Apresentou dentro do prazo de 3 meses para o caso de mudança de residência, é considerado ainda membro da Câmara. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Giovani Bassi residente em Florianópolis propõe à Câmara Municipal de Taubaté cons-trução de estradas no município macadami-zadas por um processo seu. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Joaquim da Silva Rocha apresenta à Câmara Municipal proposta para construir 2 chalés no largo do Mercado com 12m de comprimento por 4,5m de largura, cada um com 12 lugares para 12 expositores (mercadores) com banca e chão acimentado com a condição de explorá-los a 15$000 de aluguel por mês, sendo a terça parte disso da Câmara durante cinco anos, findo os quais serão da Câmara sem indenização. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté indefere pedido de Carmo Cintra & Irmão quanto ao pagamento do fiscal de iluminação. (Jornal de Taubaté).

 

1914   No 1.º ano do curso de Farmácia da Escola de Pindamonhangaba aprovado: o Sr. Castro Napoles, plenamente; no curso de Odontologia o prof. Zeno Nogueira Barbosa n.º 1.º ano plenamente e José Francisco A. Lobato, simplesmente. (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão Câmara Leal, inspetor literário de Taubaté, marca exames finais nas escolas: dia 16 na Escola do Rio Comprido, regida pelo prof. João Rodrigues Marcondes; dia 16 na Escola do Borba, do prof. Antônio Caneca de Lima; dia 18 na Escola do Macuco, do prof. Luciano Fernandes Pons. (O Norte).

 

1915   Morre em São Paulo o ilustre médico pindense Dr. Pedro Marcondes Rezende, filho de Manoel de Rezende e de D. Clara Marcondes de Rezende. Estudou preparatórios no Colégio São João Evangelista de Taubaté e doutorou-se em medicina na Bélgica. De volta habilitou-se junto a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, defendendo brilhantemente sua tese. Passou a residir em São Paulo onde instalou consultório sendo um dos mais distintos médicos de então. (Athayde – Pinda – p. 394).

 

1940   Morre em São Paulo, com 56 anos de idade, o prof. José Benedito da Luz Malhado, natural de Taubaté, casado com D. Maria José de Souza e Castro Malhado. Militou em Taubaté com farmácia até 1925 quando se mudou para a capital. Foi também lente do Colégio Diocesano e do Ginásio Municipal, um de seus fundadores. Era filho do c.el José Pedro Malhado Rosa e de D. Maria Justina da Luz Malhado. (O Momento).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *