15 de dezembro de…

0
Share

1831   Organiza-se a Força Pública do Estado de São Paulo. (Folhas).

 

1854   Nasce em Pindamonhangaba Antônio Dino da Costa Bueno que, por morte de Carlos de Campos assumiu a presidência do Estado de São Paulo. (Folhas encadernação).

 

1854   Nasce em Pindamonhangaba o ilustre Dr. Antônio Dino da Costa Bueno, formado pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1873. Foi promotor público, juiz substituto da 1.ª vara da capital. Doutourou-se em 1876. Lente de Direito Civil da mesma Faculdade nomeado a 5 de agosto de 1890. Secretário do Interior no governo do Dr. Campos Salles prestou relevantes serviços ao Vale do Paraíba, principalmente à Instrução Pública. Deputado Federal pelo 3.º distrito, reeleito pelo 2.º distrito foi líder da maioria em 1901. Nessa Secretaria sucedeu ao Dr. Cesário Motta, Senador. A 2 de setembro de 1908 toma posse do cargo de diretor da Faculdade de Direito de São Paulo nomeado em agosto. Membro do Partido Republicano (da Comissão Diretora) em 1918 foi depois eleito vice-presidente da agremiação. Era casado com D. Maria Risoleta Vieira Bueno, filha dos Barões de Taubaté Antônio Vieira de Oliveira Neves e D. Francisca Leopoldina de Oliveira Marcondes. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 37 e seguintes).

 

1883   Anuncia-se para breve a chegada a Taubaté de companhia dramática dirigida pelo popular artista Sr. Joaquim Augusto Filho que pretende dar espetáculos no Teatro São João nos dias 23, 24 e 25 do corrente com as peças “Guia da Montanha”, “Morgadinha de Lyon” e “Peloti-queiro”, constando ainda de seu repertório “Conde São Germano” ou “O Diabo em Paris”, “Pai da Atriz”, “Sombra da Cabana”, “29” e “Honra e Glória”. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Francisco Pereira da Costa anuncia tijolos para vender no Largo da Princesa Imperial (hoje Praça Dr. Monteiro). (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Antônio Feitosa anuncia sua mudança para a Côrte até fins de janeiro impreterivel-mente entrando em liquidação sua “Loja do Feitosa” na Rua do Patrício, vendendo fazen-das pelo custo e pedindo a seus devedores que o paguem até o fim do mês. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O Dr. Joaquim Lopes Chaves é considerado eleito, com 644 votos apurados até agora, como deputado provincial pelo partido conservador nas eleições do dia 10. (O Liberal Taubateense).

 

1887   O Major Francisco Fernandes de Oliveira e Silva é provido na serventia vitalícia de 2.º Tabelião do Público, Judicial, Notas e Anexos desta cidade. (O Liberal Taubateense).

 

1887   No curso anexo da Faculdade de Direito em São Paulo são aprovados os Srs. João Ribeiro de Moura Escobar em Latim e Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal em História. (O Liberal Taubateense).

 

1887   O carpinteiro Maximiano José da Bella Cruz transfere a execução das obras do assoalho de nossa Igreja Matriz ao Sr. Elias José Barbosa que já vinha trabalhando como seu oficial. (D. Paulista).

 

1887   Noticia-se o breve aparecimento em Taubaté de um jornalzinho literário intitulado “A Luva” dedicado às moças taubateanas e com a cola-boração delas. (O Liberal Taubateense).

 

1887   O Sr. João Basílio de Oliveira, homem de poucos recursos, residente no município de Taubaté, dá no entanto para a liberdade de sua escrava Lucrécia 350$000. (O Liberal Taubateense).

 

1887   O inteligente menino Luiz Gonzaga de Camargo (Lulu) filho do conhecido pirotécnico Daniel José de Camargo está construindo e pretende em breve fazer funcionar um pequeno gasômetro para o fornecimento de gás e iluminação de sua casa. (O Liberal Taubateense).

 

1887   O desembargador (honorário) Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho é o Juiz de Direito da Comarca de Taubaté. (O Liberal Taubateense).

 

1887   Na Igreja do Pilar realiza-se missa cantada a órgão mandada celebrar pela Sociedade de São Vicente de Paulo. À tarde há benção pregando o vigário da paróquia. (O Liberal Taubateense).

 

1897   Passa por Taubaté D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti com destino ao Rio de Janeiro onde vai assumir amanhã o governo daquele arcebispado. (Diário de Taubaté).

 

1909   Passa por Taubaté o ilustre brasileiro Dr. Ruy Barbosa em campanha política em prol de sua candidatura à Presidência da República como civilista, o Águia de Haya. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – efemérides do fim do volume – p. 116).

 

1913   Às 13 horas, com a imponência do costume realiza-se no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho a festa líteromusical do encerramento do ano presidida por Mons. Antônio Nascimento Castro, governador do bispado, presentes autoridades e a elite taubateana. Falam Mons. Castro e o juiz de direito Dr. Cardoso Ribeiro. (A Federação).

 

1913   No 2.º Grupo Escolar de Taubaté realiza-se a festa de entrega de diplomas presidida pelo Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal. Falam o Sr. Alcides Tud que oferece ao Grupo o retrato dos diplomados, em nome de seus colegas de turma e o prof. Álvaro Ortiz, diretor e a Sr.ta Jacintha Penna e finalmente o Sr. Benedito Marcondes que saudou o corpo docente. O Dr. Gastão encerra a solenidade agradecendo a presença de todos. Segue-se sarau dançante em que se destacam pela delicadeza e bondade os professores Sr. Álvaro Ortiz, diretor e Sr.tas Alice Klier, Zenaide Ramos e Jovina Penna, adjuntas do Grupo. (A Federação).

 

1914   As equipes A e B do Sport Club Taubaté realizam treinos com vistas ao jogo do próximo dia 25 em que enfrentarão time de São Paulo. Equipe A: Renato, Simi, Paiva, Hugo, Jacintho, Paulino, Synésio, Guimarães, Abreu, Waldomiro e Giudice. Equipe B: Santinho, Leão, Ferreira, Sérgio, Valle, Lobato, Álvaro, José Bene-dito, Machado, Irito e Tonico. (O Norte).

 

1927   Tendo sido extinto pela recente reforma judiciária o cargo de juiz preparador, despede-se o Dr. Leandro Duarte de Almeida que aqui vinha exercendo o cargo e que é saudado pelo Dr. Gastão Câmara Leal. (O Norte).

 

1945   Aniversaria Dom André Arcoverde, 2.º bispo resignatário de Taubaté, atual Bispo de Limne, residente no Rio de Janeiro. (Taubaté Jornal).

 

1945   Na Av. 9 de Julho, n.º 87, instalam-se os modernos maquinismos da Torrefação e Moagem do Café Paraíba da Sociedade H. Cruz & C.ia Ltda. (Taubaté Jornal).

 

1945   Às 19 horas tem início o Retiro Espiritual da 1.ª turma de Vicentinos da diocese, sendo prega-dor o digníssimo Cura da Sé Catedral Rev.do P.e Evaristo Campista César. Encerra-se dia 19. (Taubaté Jornal).

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *