11 de dezembro de…

0
Share

1620   A Câmara de São Vicente registra o alvará de 2 de fevereiro de 1618 de nomeação de Martim Corrêa de Sá para 43º capitão-mor vicentino, em substituição a Gonçalo Corrêa de Sá.

 

1849   A Mesa Regedora da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Convento de Santa Clara aprova o seu primeiro regimento ou compromisso que fica servindo provisoriamente, subscrito entre outros pelo Rev.do P.e Emygdio Corrêa de Toledo e Pe Manoel Innocêncio Muniz Barreto. Mais tarde o Juiz de Direito em correição ordenou ao Dr. Juiz Provedor que intimasse a Ordem para providenciar compromisso completo, definitivo, sob pena da extinção da Irmandade como  havia acontecido com a do Senhor dos Passos, mais antiga. Fazem-se várias reuniões, uma das quais presidida pelo vigário colado Rev.do Pe Joaquim Pereira de Barros que convida o cidadão e rábula Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa para colaborar. E o novo compromisso foi aprovado a 20 de outubro de 1860 pelo Ministro Provincial Frei Antônio do Coração de Maria e Almeida, pregador de S.M. o Imperador, Examinador Sinodal do Bispo do Rio de Janeiro, eminente orador sacro, conhecido por Frei Sinhasinha pelo seu jeito adamado e modo todo delicado. (Jornal de Taubaté de 20 de janeiro de 1901 de artigo intitulado “Estudos Históricos” do Dr. Emílio Costa). A Irmandade no entanto existia muito antes (ao que parece sem regimento ou compromisso regular) pelo menos desde 1754 quando era seu Comissário o Rev.do Frei Luiz de São Patrício. (Idem 9/1/1901).

 

1893   Depois de aposentado a 4 de junho de 1890, com 20 anos de magistério e bons serviços prestados, o major Olympio Catão é nomeado Inspetor Literário do 10.º distrito que compreende: Taubaté, Caçapava, São  José dos Campos, Redenção, Jambeiro e Buquira. (O Imparcial de 13 de fevereiro 1895).

 

1912   Morre em Taubaté com 62 anos o Sr. Cap. Francisco Gregório que exerceu por muitos anos o cargo de agente do correio de Taubaté, onde se acha então seu filho Clementino Ribeiro. (O Lábaro).

 

1914   Aniversaria o rei da Itália Victor Emanuel III. No consulado local da Itália a cargo do prof. cavalheiro Rosalbino Santoro tremula bandeira tricolor. (O Norte).

 

1914   Noticia-se recente visita à cidade a serviço de seu cargo o Sr. Carlos Gallet, inspetor escolar. (O Norte).

 

1914   Por determinação da diretoria da Central do Brasil o quilômetro 331 da estrada de ferro passa a ter o nome da antiga estação de Andrade Pinto (desaparecida com a variante de Tremembé). Na estação de Andrade Pinto permanecerá um posto telegráfico que passará a chamar-se Mata-Fome. Fica entre Pinda e Tremembé. (O Norte).

 

1915   Morre no Hospital de Santa Isabel a octogenária  Onofra Pereira Novais, primeira vítima de acidente de automóvel na cidade ocorrido no Largo do Mercado quando o auto n.º 15 dirigido por um menor, fazia “marcha atrás”. (Gazeta de Taubaté).

 

1918      Por motivo do armistício celebrado com a Alemanha pelas nações aliadas o Dr. César Costa, Prefeito Municipal de Taubaté, decreta feriado por três dias. (O Norte).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *