8 de dezembro de…

0
Share

1713   Instala-se a Câmara da Vila de São João d’El-Rei, antes Arraial do Rio das Mortes,  fundado por taubateanos. (Rio Branco – efemérides, p. 579).

 

1713   O reverendo Pregador, Comissário e Visitador da Ordem 3.ª, Frei Ignácio do Rosário visita a irmandade da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência do Convento de Santa Clara de Taubaté e deixa exortações no livro competente (Estudos Históricos – Dr. Emílio Costa). É a primeira visita oficial feita à Ordem em apreço de que se tem notícia pois deve ter sido fundada no início do século XVIII. Mais antiga só a Irmandade do Senhor dos Passos. (Jornal de Taubaté de 23/01/1901).

 

1746   Assume o governo de sua diocese D. Bernardo Rodrigues Nogueira, 1.º bispo de São Paulo. (Folhas).

 

1781   Reúne-se a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté e expede edital de convocação de eleições para um juiz e um vereador que substituam, respectivamente, o alferes Simão Alves da Silva e Felipe Monteiro Silva, que se isentaram. (Atas I, 56).

 

1883   Realizam-se na Igreja Matriz de Taubaté as cerimônias da 1.ª comunhão dos meninos que freqüentam as aulas de catecismo ali recentemente criadas pelo vigário colado da paróquia P.e Antônio do Nascimento Castro. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Parte para Campinas onde vai assistir às cerimônias de sagração do Bispo do Ceará, o prof. Antônio José Garcia. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Na Capela de Santo Antônio dos Pobres no Areão, recentemente inaugurada pelo capitão Luz Sobrinho, realizam-se solenidades em louvor de Nossa Senhora da Conceição. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Componentes da Corporação Musical Amado-res Euterpe Taubateense promovem manifes-tação aos Srs. João Penna e Antônio Penna filhos do Sr. Antônio Gomes de Souza Penna, por motivo de haverem completado o Curso da Escola Normal. Falou o Sr. Ladislau Fernandes d’Oliveira, titular interino do Cartório do 2.º Ofício a que respondeu o Sr. João Penna. Em seguida falou o Sr. Octaviano Vieira; idem o menino Alfredo Pena, o acadêmico Dr. João Corsino. À mesa, aceito o clássico copo d’água, ergueram brindes os Srs. José Marcelino dos Santos e outros. Seguiu-se soirée dançante até meia-noite. A manifestação começou às 20 horas quando os amigos se dirigiram para a residência do homenageado ao som de marcha. (O Liberal Taubateense).

 

1894   O prof. taubateano João Pereira de Souza Penna da 3.ª escola desta cidade é chamado a prestar serviço militar. (No Paraná se desenrola luta provocada com a revolta da armada). (O Imparcial de 12 de janeiro de 1895).

 

1898   Realiza-se no consistório da Igreja Matriz a posse solene da 1.ª diretoria do Centro dos Operários Católicos de Taubaté recém-fundada e cujos sócios já exibem os distintivos próprios da novel sociedade. (Diário de Taubaté).

 

1898   Taubaté se faz representar nas solenidades da festa da Imaculada Conceição de Aparecida inclusive com a banda de música Philarmônica Taubateense, sob a regência do maestro Manuel Borges e os trabalhos do nosso pirotécnico Luiz Daniel de Camargo. A banda de música foi a pedido dos operários que estão construindo o Colégio Salesiano. (Diário de Taubaté).

 

1905   Na Igreja do Convento de Santa Clara realizam-se as solenidades religiosas das festividades de Nossa Senhora da Conceição com missa cantada às 8h e profissão de noviços da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e à tarde sermão e bênção do Santíssimo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Eugênio da Silveira do jornal “União Portuguesa” realiza no Centro dos Operários Católicos de Taubaté conferência sobre tema alusivo à data religiosa. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O contador e distribuidor no fórum é o Sr. Francisco de Paula Monteiro de Aguiar. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Francisco Gomes de Assis Camargo é estabelecido com fábrica de veículos e o Sr. José Gomes de Assis Camargo com fábrica de sabão, ambos na Rua Dr. Emílio Winther. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No Largo da Matriz está o Restaurante Central. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Tendo concluído o curso no Seminário Episcopal de São Paulo, ordena-se o sacerdote taubateano Rev.do P.e José Francisco Monteiro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Realizam-se em São Paulo as cerimônias da ordenação sacerdotal do P.e José Francisco Monteiro, natural de Taubaté, e que vai cele-brar sua 1.ª missa amanhã no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e dia 10 em Tauba-té após a qual sua veneranda mãe oferece uma mesa de doces. (A Verdade).

 

1912   Circula em Taubaté o 1.º número do jornalzinho “O Riso”, órgão literário e humorístico sob a direção do Sr. Onofre de Aguiar. (A Federação).

 

1914   O carroceiro Aristides e um seu companheiro movimentam os freios e retiram os calços de um vagão OT 250 carregado de tijolos estacionado em desvio na estação local que se movimenta em desabalada carreira em direção a Tremembé, quando o agente local já havia autorizado a partida de Pinda para cá do sud-expresso EP1 e que devia passar pela antiga Andrade Pinto devido à interrupção ocasionada pelo descarrilhamento do dia 6. O agente local telegrafa para o km. 340 no entrocamento da variante com a linha de Andrade Pinto mas o sud-expresso já havia passado. O agente local toma um automóvel com o Dr. Afonso Melo eng. Residente mas não consegue alcançar o vagão tal a velocidade que se imprimiu. O rondante do km. 340 percebendo sua aproximação avisa o encarregado desse Posto que abre a chave para a variante de Tremembé interrompida para onde segue o OT 250 fatídico. Daí a minutos passa o sud-expresso EP1 salvo milagrosamente. Mas de Tremembé já havia sido despachado trem de socorro guiado por Antônio de Oliveira que diante do perigo iminente dá grande contra vapor que de nada vale. Da-se o encontro: 6 operários feridos, 1 grave. Em subúrbio são removidos para Taubaté e medicados por Dr. Adolfo Leonardo e Castro Nápoles. (Norte).

 

1914   Com grande solenidade se inaugura a Capela de São Vicente, provisória, do Asilo de São Vicente à Rua 4 de Março. Pela manhã a imagem de São Vicente foi trasladada da Igreja do Pilar para a Capela, onde Frei Mansueto de Val Floriana celebra solene missa e faz sermão. Foi benzido o mimoso altar procedente de Jacareí onde foi feito. (O Norte).

 

1931   Cola grau a 1.ª turma de bacharéis do Ginásio Diocesano de Taubaté de que é diretor o P.e Anibal de Melo e paraninfada pelo Dr. Félix Guisard Filho. (A Folha de 13).

 

1933   D. Duarte Leopoldo e Silva, nascido em Taubaté a 04/04/1867, 1.º arcebispo de São Paulo, lavra o seu testamento. (Biografia, 102).

 

1934   As sete primeiras candidatas da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imacu-lada da Diocese de Taubaté, sob a direção de D. Dulce Rodrigues dos Santos, recebem em São José dos Campos, o hábito branco outorgado pelo P.e Ascânio Brandão.

 

1934   Presididas por D. Ferrão, bispo de Campanha, realizam-se em Taubaté as cerimônias de ordenação sacerdotal dos Padres Cid França Santos, de São José dos Campos; Oswaldo de Barros Bindão, natural de Taubaté onde nasceu a 6 de março de 1912, filho do Sr. João Bindão e de D. Antonieta de Barros Bindão; P.e Álvaro Ruiz, nascido em Taubaté a 18 de fevereiro de 1911, filho do Sr. Antônio Ruiz e de D. Hermínia Ruiz; P.e Antônio José dos Santos, de Guaratinguetá; P.e Benedito Mário Calazans, de Paraibuna; P.e José Couto Filho, natural de Taubaté onde nasceu a 27 de março de 1909 filho de José Couto  e D. Carolina Couto; P.e José Luiz Correa de Jambeiro; P.e José Maria da Silva Ramos, de Jambeiro e P.e João Firmino Evangelista, de Ubatuba, além de cinco redentoristas. (Santuário).

 

1936   Oito Missionárias da Congregação das Peque-nas Missionárias de Maria Imaculada, fundada por D. Dulce Rodrigues dos Santos (Madre Teresa de Jesus Eucarístico) emitem os votos perpétuos na Capela do Sanatório em São José dos Campos.

 

1939   Presididas pelo Sr. Bispo D. André Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, realizam-se na Catedral de Taubaté, as cerimônias de ordena-ção sacerdotal dos padres João da Cruz Stuepp, Guido Kleiss, Ireneu Deker, Frederico Kuck e Francisco Demann. (O Lábaro).

 

1944   O cronista Edmundo Lys de “O Globo” faz a apreciação artística da opereta infantil “A Menina do Narizinho Arrebitado” original da compositora taubateana D. Geni Marcondes. (Nossa Terra de 14/01/1945).

 

1945   Aniversaria o Rev.do P.e Eurico de Oliveira Galicho, diretor do colégio Diocesano Santo Antônio. Aniversaria também o maestro F. Salgado do Amaral, vulto tradicional de nossa música. (Taubaté Jornal).

 

1945   Noticia-se o falecimento em São José dos Campos da Sr.a D. Luíza Castro Costa, casada em 2.as núpcias com o Sr. Leôncio Oliveira Costa, progenitora do Rev.do P.e Tarcísio de Castro Moura, reitor interino do Seminário Diocesano local. Foi sepultada dia 3 em São Luís do Paraitinga. (Taubaté Jornal).

 

1945   No dia de Santa Cecília (sua patrona) a Filarmônia Taubateana sob a regência do velho maestro Alexandrino realiza retreta na Praça D. Epaminondas. Pela manhã os seus componentes comparecem à missa no Santuário de Santa Teresinha, tendo à frente o andor da Santa festejada. (Taubaté Jornal).

 

1945   A Casa Taubaté comemora mais um aniversário de sua fundação. Nasceu em acanhada casa da Rua Visconde do Rio Branco e hoje está no amplo prédio Urupês. (Taubaté Jornal).

 

1945   O Dr. Edgard de Moura Bittencourt, finda comissão que exercia na capital, reassume o cargo de Juiz de Direito de Taubaté em que vinha sendo substituído pelo Dr. J. Geraldo Rodrigues Alckmim. (Taubaté Jornal).

 

1945   Divulga-se em Taubaté a obra do ilustre historiador Dr. Félix Guisard Filho intitulada “Dom José Pereira da Silva Barros – sua vida e sua obra”. (Taubaté Jornal).

 

1945   O Club Republicano Paulista instala-se à Rua Visconde do Rio Branco, 323. (Taubaté Jornal).

 

1945   Realizam-se em São Paulo as cerimônias de ordenação do sacerdote taubateano Rev.do P.e José Silveira Barbosa que vai celebrar sua primeira missa na Catedral provisória de Taubaté (Igreja do Rosário) amanhã domingo dia 9, em que pregará o DD. Cura Rev.do P.e Evaristo Campista César.

Na noite de 24 cantará a missa de Natal no Santuário de Santa Teresinha. Depois seguirá para Cafelândia onde vai exercer seu ministério. (Taubaté Jornal).

 

1948   Promovida pela Associação dos Cronistas Esportivos de Taubaté no Estádio Félix Gui-sard uma partida de futebol entre elementos da Fábrica Nova e Fábrica Velha da CTI (vencendo a última) e cuja a renda de Cr$ 3.000,00 reverte em benefício do Orfanato Santa Verônica. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *