2 de dezembro de…

0
Share

 

1780   Sob a presidência do Capitão João Garcia Cordeiro, a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, reunida, decide publi-car edital de convocação de eleição para Juiz Ordinário, presidente da Câmara, pois, vagando-se o cargo pertencente ao capitão Guilher-me Moreira Cabral, o suplente João Moreira de Castilho consegue dispensa. (Atas I, 37).

 

1786   O Dr. Inácio de Loyola Silva recorre a Câmara de Taubaté para tirar dúvidas quanto à sua posse e a de Manuel Rabelo com relação ao buracão de que se tirou terra para a nova Matriz. (Atas I, 160).

 

1811   Carta régia torna Lorena parte integrante da ouvidoria geral de São Paulo, depois de Taubaté.

 

1817   Morre no Rio de Janeiro o insigne taubateano pregador régio Frei Antônio de Santa Úrsula Rodovalho que se supõe tenha nascido por volta de 1745. (Rio Branco, efemérides, p. 563).

 

1825   Nasce no palácio da Boa Vista, Rio de Janeiro, o príncipe Imperial do Brasil, Pedro de Alcântara, depois imperador com o nome de D. Pedro II. (Rio Branco, efemérides, p. 563).

 

1849   A Mesa Regedora da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência do Convento de Santa Clara de que já é Ministro o irmão Bento Monteiro da Silva, falecido em setembro de 1866 e por proposta do mesmo unanimemente aceita, investe o Provedor Geral dos poderes precisos para arrecadar judicialmente todos os prédios ilegalmente vendidos e que constituem o patrimônio da irmandade. Mas não se cuidou disso…

 

1883   O Sr. Theóphilo dos S. Castro, retirando-se de Taubaté de volta a sua cidade natal despede-se publicamente de seus amigos, especial-mente do capitão Francisco Affonso Vieira. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Secretário Interino da Cia. de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé diante de não se ter realizado a reunião para tratar hoje do aumento de capital por ter comparecido número insuficiente de sócios marca outra reunião para o dia 16 às 11 horas, na Câmara Municipal. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Amigos e admiradores do cons. Antônio Moreira de Barros promovem manifestação com banda de música à noite em regosijo de sua reeleição em 1.º escrutínio realizado a 1.º do corrente. É candidato do partido liberal. “O Paulista” na 1.ª página de seu n.º 71 estampa o retrato litografado do Conselheiro. O Dr. Rodrigo Alves foi eleito pelo 3.º distrito. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Noticia-se que devido a grandes despesas com que arca anualmente (pois as esmolas que recebe são insuficientes) o P.e Francisco Cosco deixará de montar este ano o tradicional e magnífico presépio do Convento de Santa Clara conhecido em toda a região. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Morre em Taubaté com apenas 22 anos de idade, vítima de lesão orgânica o moço Joaquim Guedes Pinto Júnior, cunhado do Sr. Leopoldino Martinho de Abreu. (Liberal Taubateense).

 

1887   O Diário Paulista, jornal que se publica diariamente em Taubaté, sob a direção de A. Daniel do Prado anuncia a abertura em sua redação, a pedido do vigário da paróquia, de uma lista de subscrição para colocação de um relógio na Igreja Matriz.

 

1895   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros é promovido a Arcebispo Titular de Darnis em reparação à injustiça de sua preterição para o recém-criado arcebispo do Rio de Janeiro de cuja diocese era bispo. (Diário de Taubaté de 23/04/1898).

 

1897   Morrem em Taubaté o negociante Sr. Joaquim Mourão e também D. Ana Rosa de Toledo, progenitora do Sr. Francisco Cortez de Toledo. José Bento de Toledo, Escolástica Pereira de Toledo e Maria Eulália de Toledo, sogra de Jo-ão Corsino Barbosa. (Diário de Taubaté).

 

1897   Morre em Taubaté o Sr. Joaquim Mariano de Camargo, casado com D. Maria das Dores de Camargo. (Diário de Taubaté).

 

1897   A Câmara Municipal de Taubaté por morte do Sr. José Maximiano de Carvalho, empresário da iluminação pública da cidade a querosene (lampiões), nomeia interinamente o Sr. José Benedito Alves dos Santos para substituí-lo. (Projeto de Lei que cria o cargo de Intendente Geral é remetido à 1.ª Comissão para dar parecer. (Diário de Taubaté).

 

1898   Visita a redação do “Diário de Taubaté” o Sr. Julien Capot distribuidor dos novos tipos de bi-cos para iluminação a gás que são proveitosa-mente experimentados em Taubaté: melhoram a luz e reduzem o consumo de gás e trazem a marca “Brays Patent”.

 

1898   O Sr. José Pedro Malhado Rosa, coletor de Taubaté, avisa que recebeu as recem-criadas estampilhas para fósforos, fumos e bebidas nacionais, sem as quais, esses produtos, doravante, não podem ser vendidos. (Diário de Taubaté).

 

1901   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté tem a sua Secretaria da Higiene de que é secretário o Sr. Joaquim Mariano da Luz. O médico chefe é o Dr. Benedito Araújo Ramos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Professores de Taubaté (vide outros nomes em dias próximos), prof. F. Gomes das Chagas da Escola Masculina do Quiririm; prof.ª D. Maria Faustina da Silva Abreu da escola feminina do bairro do Barranco; prof. Raphael Falco da escola masculina do bairro do Cavarucangüera; prof. Arthur Glória do Curso Noturno da cidade. (Jornal de Taubaté) edital.

 

1914   O Dr. Tavares de Lyra, novo Ministro da viação do Dr. Wenceslau Braz, defere pedido de diversos construtores de estradas de ferro, propagando o prazo para construção e conclusão das mesmas devido à crise provocada pela guerra européia. Aproveitando disso, a E. F. Taubaté a Ubatuba, por seu advogado Dr. Ribeiro de Moura Escobar requer ao ministro que no termo de acordo a ser assinado para prorrogação do prazo para a continuação e conclusão das obras fosse feita uma alteração no contrato. (O Norte).

 

1914   Noticia-se haver o Senado Federal aprovado em 3.ª discussão o projeto de lei autorizando o Presidente da República a suspender o troco por ouro das notas da Caixa de Conversão até 31 de dezembro de 1915. (O Norte).

 

1914   Noticia-se a diplomação pela Escola Normal primária de Guaratinguetá dos taubateanos profs. Maria da Conceição Rodrigues, Mariana Falco e Evilázio Antônio de Souza. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o falecimento em Santo Antônio do Pinhal do Sr. José Pereira Machado, pai de D. Cândida Machado Monteiro e do Sr. José do Nascimento Machado, ex-oficial do registro civil do distrito de Taubaté e agricultor no município local. Missa de 7.º dia dia 4. (Este casado com Adelaide Moreira Machado). (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão Câmara Leal pelo 1.º Oficial da Prefeitura Benedito Euzébio de Toledo avisa que fará exames: dia 3 na Escola Mista do Alto de São João da prof.ª Heloísa Ferreira Pinto; na Escola Mista do Itapecerica da prof.ª Maria Perpétua de Salles; dia 5 na Escola Feminina da Vila Edmundo da prof.ª D. Faustina Maria da Silva Abreu. (O Norte).

 

1940   Os recém-ordenados sacerdotes padres Vi-cente Aguiar, José Maria Alves e Leonardo de Campos celebram suas primeiras missas res-pectivamente na capela do Seminário Dioce-sano (os dois primeiros) e no Santuário de Santa Terezinha, o último. (O Lábaro).

 

1945   Realizam-se em Taubaté as eleições para Presidente da República e para Deputado Federal em que são eleitos respectivamente gen. Eurico Gaspar Dutra e Dr. José César de Oliveira Costa. (Nossa Terra).

 

1945   Realizam-se em Taubaté as eleições para Presidente da República em que o Ex.mo Sr. Gal. Eurico Gaspar Dutra é eleito, derrotando o Brigadeiro Eduardo Gomes, que se atribui a intervenção do clero (Liga Eleitoral Católica) e à arregimentação em massa de eleitores com o alistamento “ex-officio”. O Dr. Getúlio Vargas, deposto a 29 de outubro, é eleito senador e deputado federal por São Paulo. São eleitos ainda os deputados constituintes por São Paulo. (Taubaté Jornal e História da Civilização Paulista de Aureliano Leite – edição 4.º centenário, p. 369/9).

 

1945   Realizam-se em Taubaté as eleições para a Presidência da República a que são cândida-tos o Brigadeiro Eduardo Gomes e o general Eurico Gaspar Dutra, vitorioso e que vai suceder ao Ministro José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal, no exercício da Presidência da República, em decorrência da deposição do Sr. Getúlio Vargas a 29 de outubro último. (História do Brasil – Vicente Tapajós, p. 465).

 

1948   O Banco do Vale do Paraíba S/A, sediado em Taubaté,  inaugura em São Paulo, à Rua da Quitanda 85 e 93 as novas instalações de sua agência naquela capital. (Taubaté Jornal).

 

1961   Decreto municipal n.º 833 obriga sejam ministradas aulas de História de Taubaté em todos os estabelecimentos de ensino mantidos pela Municipalidade. (Manual).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *