30 de novembro de…

0
Share

1621   Martim Correa de Sá, 47º capitão-mor de São Vicente, afasta-se para o Rio de Janeiro.

 

1883   Realizam-se em Taubaté os exames de instru-ção primária das 3.as e 4.as cadeiras do sexo feminino. Segunda-feira dia 3 das 1.ª e 2.ª cadeiras do sexo masculino e dia 4 das 3.ª e 4.ª do sexo masculino. A 1.ª cadeira de instrução pública primária é regida por D. Thereza Christina de Assis; a 2.ª cadeira com 30 alunos pela Prof.ª D. Henriqueta Faro; da 4.ª cadeira não houve exame por motivo de doença da professora. Na 3.ª cadeira se apresentam 23 meninas que são argüidas inclusive em história e francês e trabalhos sobre prendas domésticas. São professores de cadeiras masculinas os Srs. Abílio e João de Deus. O aluno Jorge Lobato, filho do Dr. Rodrigo Lobato faz discurso. Na cadeira do Prof. Antônio José Garcia, dos 62 alunos matriculados estiveram freqüentes em média 38 e compareceram aos exames 30. Na cadeira do Prof. Assis Veloso apresentaram-se 31 alunos. São 7 as escolas primárias. Os exames são presididos pelo Inspetor do Distrito Dr. José Gabriel Marcondes Rodovalho que responde à alocução de 3 alunas que mais se distinguiram. Da banca examinadora ainda fazem parte os Srs. Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar, Antônio Augusto Moreira de Toledo, Francisco Eugênio de Toledo e Antônio José Garcia, como examinadores. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   São considerados eleitos deputados providenciais pelo nosso 2.º distrito eleitoral os Srs. Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, pindense aqui radicado e o Dr. Abranches. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Um pé de café novo vale 50 réis e velho 120 réis, um semi-troly 30$000. (de edital de leilão do Dr. Tertuliano Moreira Cézar, juiz municipal de Taubaté e de que é escrivão Mannoel Inocêncio de Camargo). (Idem).

 

1883   Alguns munícipes taubateanos pedem como medida de justiça que se dê à Rua do Humaytá o nome de Rua do C.el Jordão. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Max Bunger & Cia fabricantes de cerveja em Taubaté anunciam o seu produto denominado Bock Bier (marca bode), premiada com duas medalhas de ouro nas exposições do Rio de Janeiro e de Porto Alegre em 1875 e 1882 respectivamente. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Anunciam-se para os próximos dias 12 e 13 espetáculos da Companhia do Conde Patrisio. (Gazeta de Taubaté).

 

1903   Os serviços de construção da rede de esgotos de Taubaté que em junho foram reduzidos, são suspensos. Era por administração. A Intendência Municipal é autorizada a pôr em concorrência a construção dos tanques de depuração. O empréstimo para esse serviço é de 250:000$000 foi autorizado por Lei n.º 85 de 1902 e todo ele subscrito na cidade. (Jornal de Taubaté de 15/01/1905 – relatório).

 

1910   Morre em Taubaté o cidadão taubateano Sr. José Mariano de Paula Simões que ali exercia há longos anos o cargo de agente do correio. Era sogro do Prof. Norberto Fernandes de Araújo. (O Norte).

 

1941   Com a eleição de uma diretoria provisória de que é Presidente o Sr. João Leal de Mello, iniciam-se os trabalhos de reorganização da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté. (O Momento).

 

1948   Assume o cargo de vereador à Câmara Municipal de Taubaté o médico Dr. Aguinaldo Miranda, substituindo o Sr. Jayme de Castro, farmacêutico que entra em licença para tratamento de saúde. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *