28 de novembro de…

0
Share

Na imagem, a conclusão das obras do Grupo Escolar Lopes Chaves, em 1902. Acervo DMPAH*

 

1816   É criado por alvará o município de Areias, território que nos primórdios do desbrava-mento integrava os sertões da Tabaetê.

 

1835   Realiza-se em Taubaté o batismo daquele que viria a ser o insigne D. José Pereira da Silva Barros, arcebispo de Darnis, falecido a 15 de abril de 1898 e aqui nascido a 24 de novembro de 1835, filho do cap. Jacinto Pereira da Silva Barros e de D. Ana Joaquina de Alvarenga. (Diário de Taubaté, 23/4/1898).

 

1883   O Sr. José Innocêncio dos Santos Passos agradece a colaboração da Corporação Musi-cal Philarmônica Taubateense bem como a todas as pessoas que concorreram para que se erigisse a capela de Santa Cruz do Alto. (Gazeta de Taubaté).

 

1899   Nasce em Pindamonhangaba o Sr. Cornélio Taddei, farmacêutico, filho do Sr. Luís Taddei e de D. Romilda Ghisi Taddei, italianos. Matriculou-se na Escola de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba em 1913, diplomando-se a 7 de dezembro de 1915. Estabeleceu-se em Quiririm e depois em Taubaté cujos estabelecimentos deixou para montar o Laboratório Químico Farmacêutico-Industrial confeccionando diversos preparados de sua invenção ou adquiridos. É autor do fortificante “Phosphogenol” e “Água Inglesa”, vinhos medicinais, etc. Casou-se com D. Anita Piccina, filha do Sr. Amadeu Piccina e de D. Maria Verdelli Piccina. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 109).

 

1901   Na Praça Mons. Silva Barros tem início o serviço de assentamento da rede de esgotos fiscalizado pelo Eng. Dr. Fernando de Mattos, às 8h da manhã. Presente grande número de populares, comparecem incorporados os vereadores, o diretório local do Partido Repu-blicano, autoridades policiais e administrativas, juntamente com a banda “Filarmônica Taubateense”. O 1.º cano é colocado na vala pelo Presidente da Câmara, c.el Francisco Gomes Vieira e Eng. de Obras, Dr. Fernando de Mattos. Sobem ao ar foguetes ao som de dobrado. Fala o Rev.do vigário Antônio Nascimento Castro em nome da Câmara (vereador que é) jubilosa e historiando as epidemias que tem assolado localidades desprovidas de esgotos. Termina dando viva ao laborioso povo taubateano. (Jornal de Taubaté).

 

*1901   À uma e meia da tarde dá-se a solenidade de colocação da pedra fundamental do 1.º grupo escolar de Taubaté em cujo bojo estão os jornais locais, moedas correntes, jornal da capital e auto lavrado no ato de que consta serem Presidente da República o Dr. Campos Sales, Presidente do Estado o Dr. Rodrigo Alves, secretário do interior o Dr. Bento Bueno. Está presente o eng. chefe do distrito Dr. Francisco Nogueira Viotti. O empreiteiro é o Dr. Cristiano Ribeiro da Luz, eng; na caixa de tijolos é também colocada declaração lida pelo diretor do grupo prof.  Arthur da Cunha Glória e assinada pelos professores Antônio Apolinário de Macedo, Antônio José Garcia, João Francisco Monteiro, Arthur Santiago, Antônio Olímpio L. de Abreu e Affonso Vieira, ressaltando a obra do Dr. Joaquim Lopes Chaves, senador estadual e do c.el José Benedito Marcondes de Mattos, deputado estadual, a quem se devem o empreendimento. Fala o vigário vereador Rev.do Pe Antônio Nascimento Castro. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Estréia em Taubaté o Circo Oriente, instalado no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, em frente à estação da estrada de ferro. O empresário é o Sr. Paschoal Ciociola. Além do elenco de artista dele participam o “Clown” Nene (Alcebíades Pereira) filho do saudoso artista Albano Pereira, do Circo Universal e o conhecido Tony “Pucha-Pucha” Vicente Level. Depois dos trabalhos iniciais foi exibida a aparatosa peça “Os Piratas” com grande sucesso. Do elenco de artista participa o festejado ator E. Leitão. (O Norte).

 

1915   No Taubaté Cinema da Praça da Catedral se exibe o filme nacional “Inocência” baseado na obra de Taunay. (Gazeta de Taubaté).

 

1948   Às 8h sob a direção do 5.º B.C. tem início no Estádio Félix Guisard o Campeonato de Atletismo de Taubaté em disputa do troféu “Félix Guisard”. (Taubaté Jornal).

 

1948   O ten. Benedito Nunes de Assis, delegado do Recrutamento em Taubaté e Participante da Força Expedicionária Brasileira na Europa é agraciado com medalha de Guerra que lhe é entregue pelo Prefeito Municipal de Taubaté a pedido do Ministério da Guerra. (Taubaté Jornal).

 

1948      A Auta Mecânica Taubaté, Ltda. em sua loja Philco da Rua Dr. Pedro Costa, 664 realiza a 2.ª apuração do concurso “O craque mais querido da cidade” com o apoio dos jornais locais “A Voz do Vale do Paraíba”, “A Notícia”, “A Voz Esportiva” e “Taubaté Jornal” com o seguinte resultado: 1.º lugar – Adolfo Santos do Club Atlético Ipiranga, com 957 votos; 2.º lugar – Hugo do E. C. Taubaté com 541 votos; 3.º lugar – Gama do Taubaté Country Club com 128 votos. (Taubaté Jornal)

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *