26 de novembro de…

0
Share

1622   Mateus de Moura Fogaça, irmão do capitão-mor João de Moura Fogaça é substabelecido como procurador de D. Mariana de Souza Guerra, donatária, em todos os assuntos da capitania.

 

1654   Na freguesia de São José da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté falece D. Francisca Cardoso, neta de Braz Cardoso, um dos fundadores de Mogi das Cruzes, casada com Manuel da Costa Cabral nobre português, um dos primeiros povoadores da terra de Jacques Félix. Era mãe de D. Francisca Romeiro Velho Cabral, esposa do cap. Antônio Bicudo Leme, conhecido por “Via Sacra” por sua devoção por esse sacrifício, um dos fundadores da referida povoação e freguesia de São José que a 10 de julho de 1705 se emanciparia de Taubaté com o nome de Vila Real de Pindamonhangaba. (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – p. 335 e Efemérides no fim do volume p. 100).

 

1880   Nasce em Aparecida o engenheiro José Pires do Rio. (Folhas).

 

1883   O Visconde de São Clemente, Presidente do Centro da Lavoura e Comércio da Corte (associação de produtores de três grandes províncias do sul) oficia à Câmara Municipal de Taubaté agradecendo a remessa de 14 sacas de café para a 3.ª Exposição de café do Brasil. Taubaté foi o município de São Paulo que melhor se fez representar na exposição com produtos que atestam o processo de sua cultura de café e enviando, inclusive, o Sr. Vereador Joaquim Moreira de Souza Almeida para representante de sua Câmara Municipal na abertura da exposição e acompanhá-la até o encerramento. O Sr. Souza Almeida foi recebido pela diretoria do Centro da Lavoura e do Comércio com as maiores provas de distinção, ocupou um lugar de honra junto aos representantes das nações estrangeiras no dia da inauguração e comparecia todos os dias às salas da exposição, dando aos visitantes interessantes notícias do município que representava. (Gazeta de Taubaté transcrevendo notícias do “Brasil” p. 3).

 

1896   Pela Lei n.º 458 cria-se o município de Tremembé.

 

1897   O Secretário da Agricultura e Obras Públicas do Estado atendendo solicitação da Câmara Municipal de Taubaté determina à Superintendência de Obras Públicas a confecção de orçamento para reforma da estrada do Tremembé às divisas de Minas Gerais. (Diário de Taubaté de 12/1/1898).

 

1898   Realizam-se os exames finais no Externato União desta cidade do professor major José Ramos Ortiz, intendente municipal geral. (Diário de Taubaté).

 

1898   De volta de São Paulo passa por Taubaté o célebre abolicionista José do Patrocínio. (Athayde – Pinda – Efemérides – p. 109).

 

1900   Na sede do Centro dos Operários Livres de Taubaté à Rua Marquês do Herval, 114 inauguram-se aulas noturnas de português, aritmética, geografia, desenho e caligrafia para os sócios, seus filhos e empregados. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Está em Taubaté, sendo homenageado, o alemão Sr. Herman Begerow que salvou de perecimento no mar, na praia do Flamengo no Rio de Janeiro, a Ex.ma Sra. D. Maria Gomes Vieira, esposa do c.el Francisco Gomes Vieira e seu sobrinho acadêmico José Alfredo Granadeiro Guimarães Jr. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. João Prainha organiza em Taubaté um Grupo Ginástico de que participam 9 artistas amadores e o Clown Barbosa que já tem trabalhado em diversas companhias eqüestres, devendo a estréia se dar sábado dia 29 num pequeno circo armado num quintal de prédio da Rua Santo Antônio. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O operário Georgino da Silva Câncio anuncia para breve exposição de sortimento de casi-nhas, tocas e mais bibelôs para enfeitar presépios. (Jornal de Taubaté).

 

1901   No armazém do Sr. Salvador Tricário à Rua Duque de Caxias, 76 vendem-se cervejas geladas, gelo a 600 réis o quilo, sorvetes e água de Vichy. Faz muito calor e não chove. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na fazenda dos herdeiros do Dr. João Francisco Malta Jr. vende-se cal de pedra a 1$500 réis o alqueire de 50 litros. De 1000 alqueires para cima a 1$000. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Morre em Taubaté para onde veio em busca de melhoras para sua saúde o Dr. Coriolano Dutra médico e fazendeiro em Rio Claro. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Está em Taubaté a cantora Me. Mathilde Pillot que em seu benefício vai realizar um espetáculo no “Varieté Taubateense” (café cantante) num canto do Largo da Matriz (pequeno salão). (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté tendo em vista as eleições de 16 de dezembro próximo para preenchimento da vaga ocorrida com a renúncia do Dr. Paulo de Souza Queiroz e escolha de vereadores e juízes de paz, divide o município em 12 seções inclusive no Barreiro (5.ª), no Baracéa (6.ª), no Quiririm (7.ª), no Pasto Grande (8.ª), na Sete Voltas (9.ª), no Quilombo (10.ª), no Ribeirão das Almas (11.ª) e no Tremembé (12.ª) pois se vota também na roça. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Em sessão solene presidida pelo c.el José Benedito Marcondes de Mattos realiza-se a entrega de diploma aos alunos do Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves dirigido pelo prof. Arthur da Cunha Glória. Diplomaram-se 16 alunos do prof. Armando Gomes de Araújo de que foi paraninfo o prof. Ernesto Sampaio que profere discurso recordando serviços prestados pelo Educador Leopoldo Moreira. A prof.ª D. Veridiana Ramos Ortiz discursa despedindo-se de suas alunas que se formaram. Da parte dos alunos falam Maurício de Carvalho e Mariana Falco. Abrilhantou a festa a banda “Filarmônica Taubateense” sob regência do maestro Antônio Penzo. O Dr. Joaquim Lopes Chaves especialmente convidado não pôde comparecer por ter de tomar parte em sessão do Senado. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Em redondel construído no Campo do Velódromo Taubateense realiza-se um segun-do espetáculo de touradas estreando os pegadores José Puro e D. Anna Ferreira. A Corporação Musical João do Carmo executa a valsa “A Verdade” de autoria de J. Isaías dedicada ao jornal local que tem esse nome e a “Cassuta” também composição do mesmo. (A Verdade).

 

1914   Morre em Taubaté o comerciante Abraão Pires. (O Norte).

 

1915   Com a avançada idade de 100 anos morre no Hospital de Santa Isabel o preto Severiano, aqui nascido e antigo empregado da fazenda Paranhos. (Gazeta de Taubaté).

 

1927   Morre em Taubaté o cap. João Francisco das Chagas Víctor, agricultor no município. (O Norte).

 

1948   Na Catedral Provisória de Taubaté (Igreja do Rosário) o Ex.mo Sr. bispo diocesano Dom Francisco Borja do Amaral celebra Hora Santa e solene Te-Deum, após o que anuncia a criação do Cabido Diocesano da Diocese de Taubaté para o qual foram nomeados Cônegos Arcediago e Arcipreste os Rev.dos P.es Evaristo Campista César, cura da Catedral e Cícero de Alvarenga, pároco de Santa Teresinha. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *