25 de novembro de…

0
Share

1648   Nasce no Palácio de Vila Viçosa, em Portugal, a quarta filha de João IV, o Restaurador (22.º monarca) D. Catharina, Rainha da Inglaterra. Casou-se com Carlos II, rei da Inglaterra, falecido em 1685. Depois da morte de seu marido D. Catharina permaneceu na Inglaterra até 1693, quando regressou a Portugal, residindo no Palácio da Bem-posta. Foi regente do reino duas vezes: em 1704, quando seu irmão D. Pedro II foi comandar o exército na guerra da sucessão e em 1705 quando esse monarca esteve gravemente enfermo. Nesta 2.ª regência expediu carta régia e com sua real clemência fez mercê de relevar do castigo que mereciam os rebeldes e houve por bem mandar criar de novo a Vila Real de Pindamonhangaba, sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso, no dia 10 de julho de 1705, desmembrada de território da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté. Morreu a 31 de dezembro de 1705. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 91).

1656   Patente régia nomeia Manoel de Souza da Silva 63º capitão-mor de São Vicente por proposta do donatário.

1781   A Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté se reúne para proceder à eleição de um juiz de barrete o que se fez como ficou constando do livro respectivo às fls. 112. (Atas I, 55).

1835   O Visconde de Uberaba, José Cezário de Miranda Ribeiro assume o governo de São Paulo. (Folhas).

1843   Toma posse do governo de São Paulo o Con-selheiro Manuel Felizardo de Souza e Melo. (Folhas).

1883   Sai em Taubaté o prêmio de 20:000$000 do bilhete n.º 3166 vendido em 5 vigésimos por Manoel Gomes à Rua Duque de Caxias, 27. (Gazeta de Taubaté).

1883   Noticia-se ter estado em Taubaté hospedado com o Barão de Tremembé o deputado geral pela província do Ceará Barão do Carindé, distinto membro da minoria conservadora na Câmara. (Gazeta de Taubaté).

1883   Conclui-se o assentamento dos trilhos da linha de bondes a vapor de Taubaté a Tremembé na extensão de 2km. Os trabalhos vão adianta-dos. (Gazeta de Taubaté).

1883   Conclui o curso de bacharel em direito na Faculdade de Recife o taubateano José Pereira da Silva Sobrinho. (Gazeta de Taubaté).

1883   O P.e Mestre Francisco Cosco torna público que se acha impossibilitado de apresentar este ano o tradicional e magnífico presépio do Convento de Santa Clara por que a sua organização exige pelo menos 300$000 e as esmolas para esse fim não alcançaram 100$000 réis. (Gazeta de Taubaté).

1883   O Sr. Ignácio Ferreira Brito, da Estação de Recreio na Leopoldina anuncia em Taubaté ter descoberto e à disposição dos senhores fazendeiros uma espécie de formiga inimiga figadal das saúvas tanajuras, gafanhotos e congêneres, bem como de filhos de ratos e pássaros que se encontrem pelo chão pois não sobem em árvores. Oferece-se para mandar “sementes” do inseto para extermínio de saúvas destruidoras dos nossos cafezais. (Gazeta de Taubaté).

1902   A Associação dos Empregados no comércio de Taubaté oficia à Câmara Municipal pedindo promulgação de lei que obrigue o comércio de Taubaté a fechar suas portas no dia 12 de junho de cada ano em que se comemora o fechamento do comércio em Taubaté aos domingos às 15h a partir de 1892. O pedido supra é reiterado a 1.º de junho de 1905, pois ainda não havia sido considerado. (Jornal de Taubaté de 27 de junho de 1905).

1903   Lei n.º 895 declara que a localidade denomi-nada vila do Cruzeiro passaria a se chamar Embaú.

1911   Na Igreja Matriz de Pinda realizam-se solenes exéquias em sufrágio da alma do Dr. Francisco Marcondes Romeiro, com a presença de amigos de Guaratinguetá e Taubaté. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides do fim do volume – p. 100).

1912   Assentados os postes, tem início em Taubaté o serviço de colocação de fios para a iluminação elétrica com vistas à inauguração no próximo dia de Natal, para o que já se está assentando o motor gerador elétrico vindo da Alemanha com 6110kg. (O Lábaro).

1914   Pelo Ministro da Viação é indeferido pedido de Ângelo Venutele e C. João Antônio da Cunha de concessão para construção e exploração de um porto em Ubatuba e de uma estrada colonial do mesmo porto à cidade de Alfenas em Minas Gerais. (O Norte).

1914   Noticia-se a formatura este ano, em medicina, pela faculdade do Rio de Janeiro dos moços José Mariano Cursino de Moura, Félix Guisard Filho e Gabriel Monteiro. (O Norte).

1914   No Hotel Lino encontra-se o representante da casa Óptica do Dr. A. Souto Maior com aperfeiçoados aparelhos e grande sortimento de lentes e que atenderá interessados até dia 27. (O Norte).

1923   Realizam-se as cerimônias de ordenação sacerdotal do Rev.do Pe Evaristo Campista César, dedicado cura de nossa Sé Catedral, do Rev.do P.;e Higino vigário de Natividade e do Pe José Fortunato Ramos. (Taubaté Jornal de 28/11/1948).

1927   Encomendada pelo Rev.do Frei Vital, da Societá Italiana de Mutuo Socorro e pelo agente consular da Itália em Taubaté Sr. Ricardo Simi celebra-se no Convento de Santa Clara missa em sufrágio das almas das vítimas do naufrágio do “Príncipessa Mafalda”. (O Norte).

1945   Reunindo mais de 1200 congregados e numerosos membros de outras agremiações religiosas, realiza-se em Taubaté a Concen-tração Mariana Diocesana. Em reunião às 13h nos salões da Associação das Damas de Caridade o Sr. Evandro Campos, presidente da Federação das Congregações Marianas da diocese entre outras homenagens presta uma especialmente ao cura de nossa Catedral Rev.mo Pe Evaristo Campista César que vê nesse dia passar a data do 22.º aniversário de sua ordenação sacerdotal. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *