22 de novembro de…

0
Share

1658   Manoel de Almeida Falcão é proposto para capitão-mor de São Vicente mas a  nomeação não se efetiva.

 

1822   Nasce em Jacareí o Cônego José Bento, filho de Miguel Nunes de Siqueira e de D. Claudina Maria de Andrade, que ali fundou em 1886 o Colégio São Miguel, destinado a órfãos desamparados. Faleceu em 18 de junho de 1897 e a 23 de dezembro de1940. A Escola Profissional Agrícola e Industrial de Jacareí que muita afinidade tem com aquele colégio fez inaugurar o seu retrato no Gabinete da Diretoria. (Lábaro de 8/12/1940).

 

1868   Em substituição ao Sr. Manuel Dias da Silva, que exercia o cargo há dez anos, assume a Inspetoria da Instrução Pública em Taubaté o P.e Benjamim de Toledo Mello. (O Paulista).

 

1883   A Diretoria-Geral de Obras Públicas do Estado de São Paulo abre concorrência pública para as obras de reparação de trecho da estrada que de Taubaté vai a Minas Gerais, na parte compreendida entre Tremembé e Piracuama (Piraquamo) orçadas em 4:000$000, que serão as propostas recebidas pelo prazo de 15 dias. O secretário da Diretoria é o Sr. F. Salles Oliveira. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   O Dr. Joaquim Lopes Chaves, chefe do partido republicano local, é recebido festivamente na estação, sendo acompanhado por amigos e admiradores até à cidade ao som da “Marse-lhesa” tocada pela Corporação Musical Philar-mônica Taubateense. (Jornal do Povo).

 

1901   O aluno do 3.º ano (do prof. Antônio José Garcia) Félix Guisard Filho é aprovado nos exames com distinção grau 10. No 2.º ano do prof. Antônio Apolinário de Macedo o aluno Alberto Guisard obtém o mesmo resultado – distinção grau 10 e o Sr. Carlos Marcondes plenamente grau 8, entre outros. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Iniciam-se as obras de construção do asilo para órfãos e irmãos inválidos que será mantido pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (deve ser o futuro Orfanato Santa Verônica). (Jornal de Taubaté).

 

1913   Morre em Taubaté D. Francisca Alves Guedes de Toledo, viúva do finado Theodoro Alves Borges, e irmã do Sr. Manoel Vaz de Toledo Júnior, taubateano já falecido. (A Federação).

 

1914   O Sport Club Taubaté avisa que seus treinos forçados realizam-se todas as terças e sextas-feiras em que os jogadores devem aparecer uniformizados. (É a 1.º vez que surge na imprensa esse club que sucedeu há pouco ao Taubaté Foot-Ball Club). (O Norte).

 

1941   Comemorando a passagem do dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, realiza esplên-dido programa a quase centenária corporação musical “Filarmônica Taubateense”, sob a direção do Sr. Alexandrino Corrêa Leite e sob a batuta do maestro Francisco Amaral. É a primeira homenagem que em Taubaté se presta à padroeira dos músicos. (O Momento).

 

1941   Morre em Mogi das Cruzes o prof. André Galicho, antigo e provecto educador que por muitos anos residiu em Taubaté e era pai do Rev.mo P.e Eurico de Oliveira Galicho então Diretor do Ginásio Diocesano Santo Antônio. (O Momento).

 

1948   Circula em Taubaté o 1.º número do semanário “A Voz Esportiva” que tenciona cuidar dos esportes em geral em toda a zona. É dirigido pelo Sr. Waldemar Duarte e secretariado pelos Srs. Welington Queiroz de Oliveira e Levy Breterick. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *