21 de novembro de…

0
Share

 Na imagem, busto de D. José Pereira Silva Barros na praça do Bom Conselho (Almanaque Urupês)

1835   Nasce em Taubaté um dos seus mais ilustres filhos: D. José Pereira da Silva Barros, bispo de Olinda, do Rio de Janeiro, conde de Santo Agostinho e arcebispo titular de Darnis. (Fls.).

 

1890   O Sr. Francisco Paula Andrade Costa dissolve a sociedade Andrade & Moreira que tinha com o Sr. José Francisco Moreira de Faria asso-ciando-se ao Sr. Francisco Cândido Vieira Jr. sob a firma Vieira & Andrade de comissários de café e outros gêneros. (Jornal do Povo).

 

1897   O diretor do Partido Republicano de Taubaté presidido pelo c.el João Affonso Vieira e de que fazem parte o c.el José Benedito de Mattos, c.el José Pedro Malhado Rosa e John M. Tindall pedem o sufrágio dos eleitores a 1.º de dezembro para os Srs. Rev.mo Pe Antônio Nascimento Castro e major José Ramos Ortiz, candidatos às vagas de vereadores ocorridas com as renúncias do major Antônio Gomes de Souza Penna e cap. Euzébio Affonso Vieira. No mesmo dia serão eleitos deputados e senadores ao congresso estadual. (Diário de Taubaté).

 

1901   Morre em São Paulo o Dr. João Diogo Esteves da Silva, deputado estadual, ilustre médico radicado em Ubatuba, defensor da instrução pública. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. José Pereira Corsino reassume o cargo de Promotor Público de nossa Comarca de que se achava afastado por licença e em que vinha sendo substituído pelo Dr. José Bento Monteiro Lobato. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O fiscal que o comércio local de acordo com a Câmara encarregou da fiscalização dos mascates (cuja taxa anual foi elevada de 192$000 para 600$000) chama-se José Ricardo. (Jornal de Taubaté).

 

1909   Noticia-se o falecimento em Taubaté do Sr. Jeronymo Lorena que foi escrivão de órfãos, coletor e negociante em Pindamonhangaba onde era muito estimado e foi Presidente do Club Literário. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides p. 108).

 

1909   D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva (1.º Bispo), toma posse da Diocese de Taubaté. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides, p.91).

 

1913   O articulista Mardes do jornal local “A Federação” lamenta o abandono em que se deixou o Velódromo Taubateense, Rua 4 de Março, o matagal que tomou conta do Hipódromo Taubateense no Areão e o desaparecimento da apreciada e tradicional banda de música dos “Paraguaios” há pouco tempo, sem que ninguém tome providências para evitar tão desagradáveis acontecimentos. Na ordem do dia está uma sessão de cinema, uma volta de automóvel, a festa de Santa Cruz com levantamento de mastro, pau-de-sebo, a festa do Espírito Santo com cavalinho de pau, tudo de graça . . . com bolinho de arroz.

 

1913   “O jambeirense”, jornal que se edita na vizinha cidade de Jambeiro noticia que opulento capitalista do Estado pretende estabelecer linha de bondes entre Caçapava e Paraibuna passando por aquela localidade, aproveitando o novo invento francês de bondes com rodas pneumáticas sem trilhos e utilizar a força elétrica da empresa Vilela. (A Federação).

 

1915   Em assembléia geral extraordinária os sócios do Quiririm Foot-Ball Club fundam uma corporação musical filiada a esse club com o nome de “Ítalo-Americana” para presidente da qual elegem o Dr. Francisco Marcondes de Mattos. (Gazeta de Taubaté).

 

1936   D. Dulce Rodrigues dos Santos, então Madre Teresa de Jesus Eucarístico, primeira Supe-riora Geral e Fundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, faz a profissão perpétua nas mãos de D. André Arcoverde, 2.º Bispo de Taubaté. (133).

 

1939   Regressando do Rio de Janeiro onde participou do Congresso dos Interventores e com destino a São Paulo porta em Taubaté onde é homenageado o Sr. Dr. Adhemar Pereira de Barros. (O Lábaro).

 

1945   Dá-se em Taubaté a cerimônia de transmissão do cargo de Prefeito Municipal ao Juiz de Direito da Comarca Dr. J. Geraldo Rodrigues de Alckmim pelo Dr. Antônio de Oliveira Costa, de acordo com recente decreto do governo federal. (Taubaté Jornal).

 

1948   Abre-se a exposição dos trabalhos das órfãzinhas do Orfanato Santa Verônica até dia 28 das 9 às 17. (Taubaté Jornal).

 

1948   No Santuário de Santa Teresinha, catequistas e as crianças do catecismo prestam à tarde homenagem à Irmã Teresinha da Casa de Nossa Senhora Aparecida que vai se ausentar algum tempo da cidade. É saudada pela Srta. Margarida A. Campos. (Taubaté Jornal).

 

1963   Morre na República de El Salvador o ilustre cientista taubateano Dr. René Rachou, nascido a 30 de junho de 1917. (Manual II, 133).

 

1964   Lei n.º 829 autoriza a desapropriação da Escola de Engenharia de Taubaté mantida pela Associação Civil de Ensino, transformada em autarquia pela lei n.º 830 da mesma data. (Manual – 254).

 

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *