17 de novembro de…

0
Share

1780   João Francisco de Abreu Guimarães presta juramento e toma posse do cargo de sargento-mor da vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, perante a Câmara reunida sob a presidência de João da Mota Pais. (Ata I, pp. 36 e 37).

 

1781   A Câmara da Vila de São Francisco das Cha-gas de Taubaté publica edital de convocação de eleição para o cargo de Juiz Ordinário e Presidente da mesma, pois, o capitão Manoel Dutra escolhido a 1.º de novembro, através dos pelouros, conseguiu isenção (dispensa). (Atas I, 54).

 

1831   Assume o governo de São Paulo o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. (Folhas).

 

1860   Assume a presidência da província de São Paulo o Conselheiro Antônio José Henrique. (Folhas).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté presidida pelo c.el Jordão Pereira de Barros, abre concorrên-cia pública para o serviço de limpeza pública, ficando o contratante obrigado a percorrer a cidade três vezes por semana para remover o lixo e os animais mortos das ruas, inclusive nos arrabaldes, devendo indicar o preço do serviço por ano e as propostas serem apresentadas na reunião do dia 5 de janeiro vindouro, primeira do ano. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O Diário Paulista, jornal que se publica diariamente em Taubaté sob a direção do Sr. A. Daniel do Prado, noticia o reaparecimento nesta cidade do jornal “O Taubaté” como folha liberal.

 

1898   A Câmara Municipal de Taubaté resolve passar procuração ao deputado estadual Côn. Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro para assinarem São Paulo o termo de cessão do material para a rede de esgoto a se instalar em Taubaté, de acordo com o artigo 24 da Lei 594 de 5 de setembro de 1898. (Diário de Taubaté).

 

1904   Morre no Rio de Janeiro com pouco mais de 60 anos D. Maria Joaquina Marcondes Ribas, baronesa (1.ª) Homem de Mello, filha do capitão Cândido Marcondes Ribas e de D. Anna Rosa Marcondes Ribas. Casou-se com o Dr. Francisco Ignácio Marcondes Homem de Mello depois barão Homem de Mello. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 163).

 

1913   O Sr. Benedito Marcondes, sob cuja responsabilidade reapareceu em Taubaté o jornalzinho “O Riso” faz entrega ao tesoureiro do Hospital de Santa Isabel, para as obras de construção do novo prédio, da importância de 40 e poucos mil réis e pouco em recibos de assinaturas pois o que recebeu não deu para as despesas. Tinha prometido 10%. Fica registrado o fato para sabê-lo responsável pelo Riso. (A Federação).

 

1914   Morre em Taubaté D. Placedina Borges Nogueira, esposa do Sr. Fernando de Paula Nogueira, progenitores do Sr. Fernando Epaminondas Nogueira. (O Norte).

 

1914   O ten. Agripino Correa dos Santos, falecido em Tremembé onde comandava o destacamento policial, é sepultado em São Paulo com honras militares. Viúva: D. Luíza Maria dos Santos e 6 filhos menores. Era natural da Bahia e lutou pela legalidade em Canudos. Foi delegado de polícia em algumas localidades. Aqui em Taubaté comandou o destacamento policial com agrado geral e fez muitos amigos. De Tremembé a Taubaté acompanham o comboio o Dr. Custódio César, delegado, ten. Arthur Vieira, subdelegado, cav. prof. Rosalbino Santoro, agente consular italiano, Dr. Luiz Vieira, ex-delegado, Luiz Preira, Antônio Bicudo, Antônio Eugênio de Camargo e outros. Até São Paulo vão vereadores Bernardo Ambrogi, Antônio Valente da Silva, ten. Eduardo J. Pereira, Luiz Marcondes Gouveia, Antônio de Paula Preira, Adolpho Guedes, J. Benedito Carneiro, Ignácio Marcondes Filho, Waldomiro Borba, Manoel Cunha, José Vicente de Souza, Benedito Euzébio de Toledo, Manoel Faria Guimarães, Carlos Marcondes, João Marcondes dos Santos, Antônio Camilher Filho e outros, cujas presenças o orador comandante do 5.º BC agradece. (O Norte).

 

1945   A Comissão Organizadora em Taubaté do Partido de Representação Popular está constituí-da dos Srs. Dr. Hugo di Domenico, presidente; Dr. Gastão M. Oliveira Campos, secretário; e Daniel Caetano Chaves, tesoureiro. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *