9 de novembro de…

0
Share

1709   Carta régia nomeia Antônio de Albuquerque Governador da nova capitania de São Paulo e Minas, então criada. (R. Branco, Ef. 527).

 

1790   Morre o ajudante Manoel de Oliveira Neves, natural da freguesia de São Matheus, bispado do Porto, em Portugal, filho de Manoel de Oliveira Pinho e de D. Maria Lopes Teixeira. Residiu em Pinda onde ocupou o posto de Ajudante e cargos públicos. Foi rico proprietá-rio possuidor de grande número de escravos. Casou-se em Taubaté com D. Anna Joaquim Corrêa, filha primogênita de João Alves Veiga e de D. Izabel Ferreira Albernaz que moraram em Minas Gerais. Dentre outros filhos teve D. Ana Joaquina de Oliveira casada com o capitão-mor Ignácio Marcondes do Amaral. (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – p. 349 e Silva Leme – Genealogia Taubateana – vol. 8.º  –  p. 7 – n. 7-1).

 

1843   Morre em São Paulo, onde nascera a 9 de agosto de 1784, o Padre Diogo Antônio Feijó. (Rio Branco, Efemérides, p. 528).

 

1873   O Paulista n.º 48 (ano IX), jornal que se edita em Taubaté de propriedade do Sr. Alfredo d’Almeida (redator principal) responde a editorial do Correio de Taubaté, Rua do Príncipe, do dia 1.º desfazendo o receio de que o traçado da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, com aterros, prejudique o Largo de Santa Clara, ruas do Rosário, da Piedade (depois Emílio Winther) e do Gado (depois 15 de Novembro) que serão atravessadas. O Correio é jornal da situação, oficial.

 

1887   Morre em Taubaté, na residência de seu genro Visconde de Tremembé, D. Maria Joaquina Belmira de França, mãe da Viscondessa de Tremembé, da Baronesa de Araújo Ferraz, de D. Verônica França e do Sr. José Belmiro de França, estes dois últimos residentes da Corte e que já a encontraram morta. A finada viveu muitos anos em Taubaté e atualmente residia na Corte (Rio de Janeiro) em companhia dos dois últimos filhos acima citados. Muito estimada. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Noticia-se em Taubaté o falecimento em Santos do filólogo Sr. Júlio Ribeiro, com 45 anos, natural de Sabará, Minas Gerais, filho do norte-americano George Washington Vaughan e de D. Maria Francisca Ribeiro, mineira. (Jornal do Povo).

 

1890   O Senador Joaquim Floriano de Godoy, autor do projeto de criação da província do rio Sapucahy se bate pela encampação da Estrada de Ferro Taubaté Ubatuba, bem como pela manutenção da bitola estreita na Estrada de Ferro São Paulo-Rio e que facilitará o entroncamento de ambas. (Jornal do Povo).

 

1890   A Cia de Bondes a Vapor Taubaté Tremembé estabelece novos horários:  partem de Taubaté às 7:30h, 11:30h e 4:30h da tarde; voltam do Tremembé às 9, 13 e 17 horas conforme aviso do diretor-gerente Antônio Penna. (Jornal do Povo).

 

1905   Por determinação do Dr. Mário Bulcão, Inspetor Geral do Ensino o prof. Leônidas de Toledo Ramos, inspetor escolar, visita as escolas de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A tipografia do jornal local “O Alvião” dirigido pelo Sr. Ernesto Penteado muda-se para a Rua Emílio Winther, 28-A. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Igreja de Sant’Ana inaugura-se uma aula de Catecismo que será mantida por senhoras de nossa sociedade. (Jornal de Taubaté).

 

1906   No cemitério da Venerável Ordem Terceira de São Francisco realiza-se o sepultamento do Sr. Firmino Nogueira de Toledo, fazendeiro neste município. (O Norte).

 

1910   O Rev.mo Côn. Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, deputado federal, pronuncia na Câmara dos deputados discurso condenando o ato do Presidente da República, Dr. Nilo Peçanha que proibiu a entrada no Brasil dos religiosos expulsos de Portugal com a implantação ali da República. Consegue também habeas-corpus no Supremo Tribunal a favor dos imigrantes religiosos (jesuítas). (O Norte).

 

1912   Entra em concurso pelo prazo de 60 dias o cargo de tabelião do 1.º cartório de notas e anexos da comarca de Taubaté por motivo da desistência de seu titular cap. Antônio José Rodrigues da Silva e pelo qual responde interinamente o Sr. Gabriel Nogueira de Toledo. (O Lábaro).

 

1927   Com 74 anos morre em Taubaté a veneranda e virtuosa Sr.a D. Francisca de Paula Marcon-des de Mattos (Dona Chiquinha de Mattos) viúva do ilustre c.el José Benedito Marcondes de Mattos. (O Norte).

 

1930   Toma posse na Prefeitura Municipal de Taubaté a Junta Governativa Provisória com-posta dos Srs. Dr. Antônio de Moura Abud, Alfredo Cândido Vieira, Dr. Manlio de Rezende e Raphael Braga. (O Lábaro).

 

1946   No Taubaté Country Club a Companhia Telefônica Brasileira, distrito de Taubaté, como faz todos os anos, homenageia seus funciona-rios veteranos. Às 13h inicia-se o almoço com a presença do Sr. Josias Cleto superinten-dente da divisão do Estado e José Portugal Gouvea, chefe da sessão comercial que falou em nome da companhia. Em nome dos homenageados que completavam 10 anos de serviço usou da palavra o Sr. José Romão Pereira. Às 19h tem lugar a cerimônia da en-trega de medalhas e às 10h baile com a or-questra do T.C.C. (Folha Democrática).

 

1947   De acordo com o art. 2.º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias de nossa Constituição Estadual de 9 de julho de 1947, realizam-se em Taubaté as eleições para Prefeito Municipal e Vereadores. Para o executivo é eleito o Dr. José Luiz de Almeida Soares pelo Partido Social Democrático e o Legislativo vai ser presidido pelo Sr. José Olegário de Barros, tendo como líder da Coligação Municipal o Dr. José Geraldo de Oliveira Costa e líder do P.S.P. o prof. Otacílio Carvalho de Paulo, que tomam posse a 1.º de janeiro de 1948. (Taubaté Jornal de 1/1/1949).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *