7 de novembro de…

0
Share

 

1748   Morre em São Paulo D. Bernardo Rodrigues Nogueira, seu 1.º bispo. (Folhas).

 

1864   O Conselheiro João Crispiniano Soares assume o governo da província de São Paulo em que permanece até 18 de julho de 1865. (Folhas).

 

1883   Promovida pela Irmandade do Bom Jesus de que são tesoureiro o c.el Jordão Pereira de Barros e secretário o Sr. Luiz Moreira Damasco, realiza-se na capela da povoação do Tremembé (município de Taubaté) missa solene com “Libera-me” por alma do falecido irmão Barão de São João do Rio Claro, quando, por sua última vontade, inauguram-se a lâmpada que se há de conservar sempre acesa no templo para o que deixou o rendimento de duas apólices. A rica lâmpada foi doação do morto. A eça levantada no interior do templo foi obra do armador Sr. Mariano Gomes da Luz Netto e oficia a orquestra da Philarmônica Taubateense. (Gazeta de Taubaté).

 

1896   Morre em Taubaté o Comendador Ignácio Mar-condes Romeiro, comandante da Guarda Na-cional, militante do Partido Liberal Republica-no. Era natural de Pindamonhangaba onde residia e para onde seu corpo foi transladado. Aqui veio para se tratar. Era filho do cap. José Romeiro de Oliveira e de D. Anna Marcondes de Moura Romeiro e casado com D. Balduina de Godoy. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 233).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté recebe ofício de 9 de setembro do governo do Estado dando conta da nomeação de Comissão constituída dos Srs. Dr. José Rebouças de Carvalho, vigário Antônio Nascimento Castro e José Augusto Marcondes de Mattos para fiscalizar as obras de construção do prédio do Grupo Escolar na Rua da Cadeia (hoje Dr. Pedro Costa). (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté dentre cinco propostas, aceita a do Dr. Fernando de Mattos para a execução do serviço de esgotos da cidade, conforme minuta de contrato elaborado pela mesma. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Dr. Rodrigues Santos, celebridade médica com nada menos de 28 obras já publicadas, especialista em doenças de senhoras, tem seu consultório à Rua do Rosário, 50. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Aniversaria o prof. de música Sr. José Bene-dito Avelino Brasil. (Jornal de Taubaté).

 

1905   À Rua Carneiro de Souza, 40 está a tinturaria a vapor dos Srs. Nicolau Gigli & Filho. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Associação Comercial de Taubaté cria escola noturna para o filho de seus associados. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Às 8h. na Catedral, o Côn. Benjamim de Toledo Melo celebra missa de 7.º dia por alma da Ex.ma Sr.a Baronesa Pereira de Barros, cunhada de D. Ana de Castilho que manda celebrar. (A notícia da morte deve ter sido dada no jornal n.º 1230 que não achei e está em falta. Deve ter morrido dia 31 de outubro ou 1.º de novembro de 1914). (O Norte).

 

1918   Constitui-se em Taubaté o “Comitê de Socorro” das vítimas da epidemia de gripe espanhola, com a sede à Rua Visconde do Rio Branco, 58-A – telefone 81 – uma das salas do Grupo Moreira de Barros. (O Norte).

 

1918   Morre prematuramente no Rio de Janeiro, víti-ma da gripe espanhola a religiosa Celeste Miné, filha do Sr. Alexandre Monteiro César Miné, então coletor estadual em Taubaté. Morreu no Mosteiro do Bom Pastor. (O Norte).

 

1945   Morre em Taubaté com 73 anos de idade o Sr. Joaquim Antônio Vieira, de tradicional família local, casado com D. Maria Francisca de Barros Vieira, progenitores de Sr. Nicanor Barros Vieira, funcionário municipal. (Nossa Terra e Taubaté Jornal).

 

1948   O casal Sr. Raphael Pinto de Araújo e Sr.a Clara Vieira de Araújo comemora suas bodas de ouro matrimoniais. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *