6 de novembro de…

2
Share

Na imagem, a diretoria do Centro dos Operários Católicos. Álmanak Illustrado de Taubaté 1905*

1644   É batizado em São Paulo, onde nasceu no lu-gar chamado Pirajuçara o P.e Belchior de Pon-tes, filho de Pedro Nunes de Pontes e de Ignez Domingues Ribeira que tiveram quinze filhos, inclusive o P.e João de Pontes Domingues, vigário da Paróquia e da Vara em São Paulo. (O Imparcial de 1/1/1895).

 

1656   Morre em Lisboa o Rei D. João IV, fundador da dinastia de Bragança e restaurador da inde-pendência de Portugal. Aclamado a 1.º de de-zembro de 1640, foi sucedido por seu filho D. Afonso VI. (Rio Branco, Efemérides, p. 522).

 

1817   O Príncipe Real D. Pedro (depois Imperador D. Pedro I), casa-se com a Arquiduquesa da Áustria D. Leopoldina. (Rio Branco, 522).

 

1875   Tem início tráfego provisório, que é feito 3 ve-zes por semana, na estrada de ferro em construção entre São Paulo e Mogi das Cru-zes, conforme autorização dada pela Compa-nhia São Paulo e Rio de Janeiro ao empresá-rio geral das obras Sr. Domingos Moutinho. (A Imprensa de Taubaté, 5/3/1876, p. 2).

 

1879   Falece na Bahia D. Joaquim Gonçalves de A-zevedo, Arcebispo Primaz da Igreja Brasileira. (Rio Branco, Ef. p. 523).

 

1883   Na Igreja Matriz de Taubaté às 8h. celebra-se missa por intenção do Dr. Theodoro Langgaard falecido na Corte e mandada celebrar por D. Catharina Izabel Winther, por amizade. (Gazeta de Taubaté).

 

*1898   Funda-se em Taubaté o Centro dos Operários Católicos, obra ingente de uma plêiade de homens amigos do progresso liderados por Mons. Antônio Nascimento Castro. Trata-se de sociedade de benemerência. (O Norte de 6/11/1914 – 16º aniversário).

 

1901   Em seu ano VII n.º 1364, tendo como diretor-gerente o Sr. José Benedito Euzébio Marcondes do Amaral e como redator secretário o Sr. Bento Lopes de Leão Ramos o “Jornal de Taubaté” passa a circular como órgão oficial do Partido Republicano local ao lado do qual toma posição com vistas às eleições de março próximo e diante da dissidência chefiada pelo Dr. Prudente de Morais no Estado e pelo Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro em Taubaté. (Jornal de TAubaté).

 

1905   O Centro dos Operários Católicos de que é presidente o Sr. Antônio Bittencourt festeja seu 7.º aniversário de fundação. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Morre em Taubaté D. Emiliana de Alvarenga, esposa do Sr. Antônio Carlos de Alvarenga, fazendeiro no município e progenitores dos Srs. Antônio Carlos de Alvarenga Júnior e José Pereira de Alvarenga e avós do Rev.mo Côn. Cícero de Alvarenga, pároco de Nossa Senhora do Rosário e Arcipreste do Cabido Diocesano. (O Norte).

 

1910   Realizam-se em Taubaté as eleições para escolha do sucessor do senador Dra. Maria Pessoa de Siqueira Campos falecido, a que se candidata o Dr. José Luiz Flacquer.(O Norte).

 

1913   O Centro dos Operários Católicos de Taubaté comemora o 15.º aniversário de sua fundação. (A Federação).

 

1914   Na agência da estação da estrada de ferro Central do Brasil local onde se acha exposta a planta de novo prédio a ser construído, conforme determinação do diretor Dr. Paulo de Frontin. O praticante Godofredo de Moura Paula substitui o conferente Damião Lobão em gozo de férias e o encarregado da sala de aparelhos Sr. Felisberto Bueno, reassumiu seu cargo. (O Norte).

 

1914   O Prefeito Municipal de Taubaté aprova a planta para construção das casas para os mor-féticos (Vila São Geraldo) no terreno que doou à Sociedade de São Vicente de Paulo, antigo cemitério do Areão com 44.000m2. (O Norte).

 

1914   Por motivo de saúde que exige outro clima o anspeçada João José de Farias do destaca-mento local (5.° BC) muda-se para Cunha. Aqui serviu por 4 anos a contento sempre merecendo provas de confiança das autori-dades. (O Norte).

 

1931   Morre em Caçapava o Sr. Manoel Francisco Monteiro que residiu em Taubaté por muitos anos, progenitor do P.e José B. A. Monteiro, vigário daquela paróquia. Era viúvo de D. Maria da Conceição Monteiro. (O Lábaro).

 

1948   À Rua Dr. Souza Alves, na sede própria, o Circulo Operário de Taubaté inaugura o seu ambulatório e o salão de barbeiro e cabeleireiro. O Sr. Arthur Audrá recebe o título de 1.º Sócio Benemérito do Circulo e tem seu retrato inaugurado na sede. Ao Prefeito Municipal Dr. José Luiz de Almeida Soares é entregue carteira de sócio circulista. No palco é levada à cena a peça “Nhá Moça” e ato de variedades com bailados e números sertanejos. (Taubaté Jornal).

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
2 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *