5 de novembro de…

0
Share

Na imagem, detalhe do Brasão Oficial de Taubaté que exibe as asas de Mercúrio, símbolo do comércio taubateano.*

1817   Chega ao Rio de Janeiro a Arquiduquesa da Áustria, D. Leopoldina, que se casou com o príncipe Real D. Pedro e foi a 1.ª Imperatriz do Brasil. (Rio Branco, Efemérides p. 521).

 

1843   Morre em Taubaté com 95 anos o seu vigário Bento Cortez de Toledo, 2.º filho do casal Thi-mótheo Correia de Toledo e D. Úrsula Izabel de Mello. Consta ter sido o autor da Consti-tuição Republicana da Inconfidência Mineira em que se envolveram seus irmãos P.e Carlos Correia de Toledo Mello e sargento-mor Luiz Vaz de Toledo Piza. Nessa ocasião foi nomeado pelo bispo do Rio de Janeiro Visitador do Rio Grande do Sul e ali marcou e fundou a cidade de Caçapava. (Jornal de Taubaté de 16/12/1900).

 

1870   Assume a presidência da província de São Paulo o Conselheiro Antônio da Costa Pinto e Silva. (Folhas).

 

1883   Parte para São Paulo o Rev.do Pe Mariano de Paula Simões que vai concluir seus estudos no Seminário Episcopal e tomar as últimas ordens. (Gazeta de Taubaté de 4).

 

1883   Morre na Corte (Rio de Janeiro) o Sr. Mathias da Silva Guimarães. Em Taubaté o Sr. João Francisco Malta, representado por seu filho Antônio Lopes Malta manda celebrar missa de 30.º dia a 5 de dezembro. (Gazeta de Taubaté de 5/12).

 

1887   Os Srs. Antônio José de O. Santos e Miguel Xavier Maia anunciam em Taubaté o programa da festa de Nossa Senhora Aparecida naquela cidade que começará com novena no próximo dia 30. No dia 8 de dezembro haverá missa cantada às 11:00h. À tarde terminará a novena com solene ladainha, leilão de prendas com o concurso da banda de música Aurora Aparecidense. No dia 7 mascarados percorrerão a cidade gaiatando e cantando a “cana-verde”. À noite a Companhia Bonecrá-tica Mãozinha oferecerá espetáculo de boné-cos ao público. À noite do dia 8 depois de um surpreendente balão que subirá levando na boca uma salva de 21 tiros, invenção do Sr. Augusto Monteiro e depois de queima de linda armação de fogos do pirotécnico Eduardo Gal-vão Vilella, haverá uma surpresa agradável. Entre outros divertimentos, pau-de-sebo com prêmios. (O Liberal Taubateense, 4/12/1887).

 

1897   Em longa referência a Taubaté o Jornal do Comércio cita a existência ao lado esquerdo da Matriz de um cruzeiro de madeira aí levantado por frei Mansueto Val Floriano e do lado direito um chafariz. Igrejas existentes: Matriz, Rosário, Pilar, Coração de Jesus, Piedade, Sant’Ana e diversas capelas. Popu-lação da cidade: 12000, do município 42000. Número de prédios: 2500. Eleitores: 2751. (Diário de Taubaté de 10/11/1897).

 

1901   O vereador José Augusto Marcondes de Mattos regressa de sua viagem à Europa. (Jornal de Taubaté de 8).

 

1905   Morre em São Paulo onde foi sepultada D. Joaquina Lopes Chaves, esposa do Sr. Dr. Francisco de Oliveira Porto e filha do senador federal por São Paulo Dr. Joaquim Lopes Chaves. (A Verdade de 7).

 

1905   Tramita pela Câmara Municipal de São Luís do Paraitinga projeto de lei do vereador Sr. Scipião de Castro criando o imposto de família que habita uma casa, isto é, o imposto de fogão (fogos). Cada família deverá pagar 5$ por ano. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Aniversaria o Dr. Francisco de Paula Pereira Barbosa, advogado de nosso foro. (Jornal de Taubaté de 5).

 

1905   Às 14 horas reúnem-se na Igreja Matriz as sociedades religiosas da paróquia para criação da Congregação da Doutrina Cristã.

Foi eleita a seguinte diretoria para o centro de Taubaté: presidente, Dr. Gastão Câmara Leal; vice, Major João de Alcântara; 1.º secretário, ten. c.el Antônio M. Moura; 2.º secretário, João F. Telles e tesoureiro, Sr. Benjamim Negrini. (Jornal de Taubaté de 5).

 

1905   O Sr. Josino Moreira inscreve-se como candi-dato ao cargo de 2.º Tabelião de Taubaté, vago com a morte do Sr. Manoel Vaz de Toledo Jr. (Jornal de Taubaté de 5).

 

1911   Concluem-se as obras da Capela dos Remé-dios e termina a gestão do zelador Sr. Antônio Corrêa Gomes. O P.e Antônio Firmino, vigário da paróquia, nomeia uma Comissão de zela-dores sob a presidência do Sr. Joaquim Fran-cisco de Araújo Camargo. (A Federação de 22/08/1912).

 

1912   Chega a Tremembé o Sr. Dr. Affonso Mello, engenheiro da E. F. Central do Brasil para iniciar os estudos definitivos para a mudança do leito dessa estrada entre Pindamonhan-gaba e Taubaté, a fim de passar por aquela cidade. (O Lábaro de 7).

 

1914   O Sr. João Pereira da Silva, proprietário da Cocheira Progresso avisa certa ordem de fre-gueses que acham que ele deve oferecer condução de graça que regularizem sua situação, façam os pagamentos sob pena de tornar públicos os seus nomes. (O Norte de 6).

 

1915   Decreto cria no município e comarca de São Bento do Sapucaí o distrito de paz de Campos Novos do Jordão com sede na povoação denominada Vila Jaguaribe, fixando os limites. (Gazeta de Taubaté, 6).

 

1927   Morre no Convento de Santa Clara, com 32 anos, Frei Thimótheo Maria, capuchinho, natu-ral de Hevetia, Campinas. Foi aluno do Seminário Diocesano de Taubaté passando para a Europa para o curso superior. Ordenou-se em Campinas por D. Francisco de Campos Barreto, exerceu atividades no Colégio Seráfico da ordem como também no ministério sacerdotal em várias localidades. Era irmã do Capuchinho Frei Antônio, em Penápolis e de Soror Maria Perpétua enfermeira no Sanatório de São José dos Campos. (O Norte de 6).

 

1940   O Interventor Federal em São Paulo, Dr. Ade-mar de Barros assina na Pasta da Justiça, o decreto 11.554 criando na sede da Comarca de Taubaté o distrito de paz da 2.ª zona (Santa Teresinha) demarcando-lhe os limites preci-sos. (O momento de 17).

 

*1956   Lei n.º 219 oficializa a Semana do Comerciário Taubateano que sob o patrocínio da Associa-ção dos Empregados no Comércio de Taubaté se realiza na 2.ª semana do mês de junho de cada ano.

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *