3 de novembro de…

0
Share

1767   D. Antônio Rolim de Moura Tavares parte da Bahia para tomar posse do vice-reinado do Rio de Janeiro. (R. Branco, Ef. 176).

 

1781   Os vereadores à Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, reunidos em vereança, declaram ter feito correição na vila e fora dela. Não houve condenações, isto é, não se apuraram infrações às posturas. (Atas I – 54).

 

1787   Joaquim José Correia Cerqueira de Vasconce-los e Rafael Lopes de Oliveira são nomeados pela Câmara de Taubaté para Almotacéis e tomam posse sob juramento. Na mesma sessão expede-se Edital para fazer correição na Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté. (Atas I, 184/185).

 

1867   Morre em São Paulo a Marquesa de Santos. (R. Branco, Ef. 518).

 

1874   Nasce em Caçapava o escritor e jornalista José Benedito de Oliveira China. (Folhas).

 

1883   Redenção fica a 32km de Taubaté numa pequena planície cercada de montanhas prejudicando a elegância de suas construções. Há oito anos era conhecida como freguesia de Santa Cruz do Paiolinho onde viviam os importantes fazendeiros viúva Castro, major Siqueira Mattos e outros. Atualmente possui as fazendas da Ponte Alta, Cava Grande, Independência, mais importantes e próximas à vila, merecendo menção ainda a do Sr. Capitão Ignácio de Almeida Cabral que a 25 de outubro último inaugurou uma máquina a vapor de beneficiar café. Estas fazendas produzem café, milho, feijão, arroz e algodão. No comércio há estabelecimentos que se suprem de sortimentos de valor maior que 18 contos. Não há indústria devido à distância dos centros populosos. A Matriz, apesar do rendimento que tem, está em ruínas, tanto interna como externamente (alfaias) devido a desarmonia reinante (deve ser política). Houve reunião do Conselho para qualificação da Guarda Nacional de que participaram o capitão Antônio Alves da Palma Guimarães (Presiden-te) e mesários o cap. Joaquim Antônio de Camargo Ortiz, Ignácio d’ Almeida Cabral, ten. Antônio Marcondes de Quadros e Alferes Guilherme de Moura que servia como secretário. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O Diário Paulista, jornal que se publica diariamente em Taubaté sob a direção de A. Daniel do Prado, em seu n.º 94 ano I insiste na necessidade de se colocar um relógio na Igreja Matriz para o que bastaria que cada pessoa concorresse com 40 réis, calculada como era a população de Taubaté em 25000 almas; isso a par do melhoramento preconizado pela Câmara Municipal de colocar número nos prédios da cidade para facilitar a entrega de correspondência, etc.

 

1887   Nomeado 2.º Tabelião interino o Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira tem o seu cartório instalado na Rua Dr. Falcão Filho em uma das salas do prédio da viúva de Thomaz Ferreira de Abreu (Rua c.el Jordão, esquina da Pça D. Epaminondas). (Diário Paulista).

 

1891   Diante de rejeição de veto que após o projeto de lei que definia os crimes de responsabilidade do Presidente da República, o Marechal Deodoro da Fonseca dissolve o Congresso Nacional. O golpe de estado provocaria crise diante da qual se veria obrigado a renunciar (deposição) a 23 de novembro em favor do vice-presidente Marechal Floriano Peixoto. (Pedro Calmon – História do Brasil – vol. 6 p. 1989). Em São Paulo, o Presidente do Estado Dr. Américo Brasiliense, (que se acredita tinha tudo para resistir à política apaixonada do Ba-rão de Lucena e aos atos violentos do Presi-dente da República) aderiu ao golpe, influen-ciado por quem o Congresso Paulista votou uma Moção a favor do golpe na sessão de 23 de novembro de 1891. Houve protestos e renúncias de deputados, juntamente quando triunfava a revolta da Armada do Almirante Custódio de Melo e se dava a deposição. (A-thayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 422). Ver repercussão em Taubaté.

 

1900   Rendendo graças pelo término do século XIX 1100 pessoas aproximadamente partem de Taubaté pela Central do Brasil em romaria a Aparecida onde, no templo, pela 1.ª vez o vigário desceu do trono a imagem de Nossa Senhora e deu-a a beijar aos romeiros. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Por motivo de um desarranjo no prelo em que é impresso deixa de circular “O Astro”, jornal que se publica em Taubaté. (A Verdade).

 

1910   Morre em Taubaté D. Virgínia Domingues de Castro, irmã dos Srs. c.el Manoel Bento Domingues de Castro e do Dr. Pedro Domingues de Castro, médico aqui residente. (O Norte).

 

1912   Inaugura-se o coreto do jardim do Seminário Diocesano de Taubaté com a presença da banda de música de S.ta Cecília de seus alunos, sob a regência do maestro Antônio Penzo. (O Lábaro).

 

1915   Tramita pela Assembléia Legislativa Estadual projeto de lei autorizando a compra pelo gover-no do Estado por até 4500 contos da sociedade anônima Estrada de Ferro Campos do Jordão, que pretendia servir o sul de Minas, passando por São Bento do Sapucaí. (Gazeta de Taubaté).

 

1930   O Episcopado da Província Eclesiástica de São Paulo visita a Junta Governativa de São Paulo presidida pelo Dr. José Maria Witaker. D. Epaminondas, bispo de Taubaté, é representado pelo Pe Anibal de Mello. Em nome dos visitantes usa da palavra o ilustre taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo. (O Lábaro).

 

1930   O gen. Tasso Fragoso em nome da Junta Governativa Provisória transmite ao Dr. Getúlio Vargas, chefe do Governo Provisório, o poder no Brasil de cujo programa de governo consta a criação dos Ministérios da Educação e do Trabalho. (O Lábaro).

 

1940   Morre, em Pindamonhangaba, aos 76 anos o Sr. Antônio Ramalho dos Santos, natural de Guaratinguetá e ali residente por muitos anos. Figura saliente no comércio da cidade foi ali vereador e juiz de paz. Era casado com D. Amélia Homem de Melo Ramalho e projenitor do Dr. Alcides de Melo Ramalho. (O Momento).

 

1945   Nos salões da Policlínica de São Paulo, o Partido Democrata Cristão realiza sua Conven-ção Estadual dando completa liberdade de votação a seus filiados quanto à eleição para a Presidência da República a 2 de dezembro próximo, mas condenando in totum o partido comunista. Está presente o representante do diretório de Taubaté, seu presidente Sr. Evandro Campos, também membro do Conselho Consultivo do Diretório Estadual. (Taubaté Jornal).

 

1964   Lei n.º 823 oficializa o troféu “Jeca Tatu” instituído pela Comissão Permanente da 12.ª Semana “Monteiro Lobato” a 4 de julho de 1964. (Manual).

 

1966   Decreto n.º 1500 institui na Prefeitura Munici-pal de Taubaté a medalha “Funcionário do Ano” para premiar anualmente a 5 de dezem-bro o funcionário exemplar. (Manual II, 124).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *