Main LogoLight Logo
  • Início
  • Efemérides
  • História Básica
  • Geral
  • Fale com a gente
Especiais Memória Notícias Patrimônio
by almanaqueurupes

Leia a revista do E.C. Taubaté

novembro 1, 2016
1
0
Share

Publicação foi feita em comemoração ao centenário do Clube;

Nascido há cem anos, o Esporte Clube Taubaté é o embaixador da cidade nas outras regiões. Clube que nasceu sob o patrocínio do povo taubateano tem sua história marcada em todos os cantos do Brasil. Para celebrar essa data a Câmara Municipal de Taubaté, Prefeitura Municipal de Taubaté e o Almanaque Urupês, produziram a revista comemorativa do centenário do E.C. Taubaté que conta, em poucas linhas, a história das principais conquistas do alvi-azul.

Contamos também com a ajuda do sempre parceiro Alfredo Ortiz Abraão.

Se você ainda não viu, leia aqui:

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

esporte clube taubatéFuteboltexto
Related Posts

Santo Desleixo!

junho 12, 2012
0
0

O Almanaque Urupês e o Grupo Preserva Taubaté tiveram acesso ao interior da Villa Santo Aleixo. A primeira impressão é de temor, seguida de pesar.
O prédio está na iminência de desabar e, apesar das promessas, não tem previsão para ser restaurado.
Preparamos aqui um breve histórico desse importante símbolo da história taubateana e esperamos, através dele, sensibilizar os leitores sobre a necessidade de proteção do patrimônio que compõe parte de nossa memória.
Taubaté está se tornando uma terra sem história, é o que mais se escuta na cidade, principalmente dos moradores mais antigos.

Nelson Pesciotta é homenageado em Pré- Simpósio do IEV

maio 10, 2013
0
0

A 4ª edição do Pré-Simpósio do IEV – Instituto de Estudos Valeparaibanos homenageou seu presidente de honra, Nelson Pesciota. Na data ainda foi realizado debate sobre o tema “A crônica na Imprensa Periódica”.

[box style=’note’] O 27º Simpósio do Vale do Paraíba acontece de 22 a 27 de julho em Aparecida  [/box]

 

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook, no twitter e no Youtube

1 Comment
    10 curiosidades sobre o E. C. Taubaté – Almanaque Urupês says: Reply
    novembro 1st 2016, 1:12 pm

    […] Baixe a revista do E.C. Taubaté; […]

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do dia

Efemérides Uncategorized
by almanaqueurupes

27 de julho de…

julho 27, 2020
0
2

1890   Encontra-se em Taubaté D. Joaquim José Vieira, bispo do Ceará, (Jornal do Povo).

 

1890   O Côn. Benjamim de Toledo Mello e o Cap. José Gomes Nogueira promovem reunião em casa de D. Maria José de Camargo à Rua Visconde do Rio Branco para fundação do Partido Católico de Taubaté  elegendo o Dr. Câmara Leal (monarquista) para diretor. (Jornal do Povo).

 

1890   A imprensa de Taubaté chama a atenção da empresa de bondes urbanos para o fato de transitarem só com condutor cobrador sem cocheiro. Na hora da cobrança o condutor larga os animais sem guia para efetuar o recolhimento, o que é um perigo. (Jornal do Povo).

 

1890   Encontra-se em Taubaté Miss Davie Moore que veio assumir a direção por algum tempo do “Jardim da Infância” do Colégio Americano de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1894   Morre em Taubaté D. Francelina Ferreira de Moura parenta de Laurindo Ferreira de Olivei-ra. (O Popular de 24/7/1895 – missa de 1.º ano a 27).

 

1895   Circula em Taubaté o 1.º número do Jornal de Taubaté, com redação à Rua Visconde do Rio Branco, 58-B e de que é redator-diretor o Sr. Victorino Coelho de Carvalho, Editor-gerente o Sr. José Benedito Marcondes do Amaral e em rua colaboram Dr. Cursino de Moura, Dr. Câmara Leal, Félix Guisard, Honório Jovino e outros. É sucessor do Diário de Taubaté tendo participado de sua fundação o Cap. João Pereira de Souza Penna. Propriedade de Amaral & Carvalho. (Jornal de Taubaté de 27/7/1900).

 

1900   O Sr. John C. Mather, gerente da Companhia de Gás de Taubaté, faz demonstrações do novo bico de gás incandescente que a par de uma luz melhor proporciona economia de 580%. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Chega a Taubaté as Irmãs da Congregação de São José que vão assumir a administração do Asilo de Mendigos. (A Verdade).

 

1905   O diário local “Jornal de Taubaté” comemora o seu 11.º aniversário a que dedica suas duas primeiras páginas. Na 1.ª estampa os retratos de seu diretor proprietário Sr. José Benedito Marcondes do Amaral e de seu redator chefe o poeta Honório Jovino bem como de um grupo de 5 empregados de suas oficinas, entre os quais Laudelino Pelegrini, Nestor Marcondes e Orlando Barbosa. O repórter é o Sr. Benedito Euzébio de Toledo que cavou cerca de 1/3 das 4356 notícias locais publicadas no último ano. Era trissemanário até 25 de dezembro de 1904 quando passou a diário . No seu 11.º ano (de 28 de julho de1904 a 27 de julho de 1905) publicou 95 artigos originais de Honório Jovino, 21 de Névio Jovino, 18 de Félix Guisard, 17 de Cornélio França, 13 do Dr. Bento Enéas, 11 de Francisco Braga Jr., 11 de Olegário de Barros, 10 do Dr. Continentino Guimarães, 9 do Dr. Alfredo Penna, 7 de Juvenal Santos, 7 do Dr. Afonso Moreira, 6 de Andrade Pinheiro, 5 de Ernesto Penteado, 5 do prof. Arthur Glória, 4 de Ernesto Sampaio, 4 do prof. Armando Araújo, 4 do Dr. Ernesto Paixão, 3 de Nazareth Menezes, 3 de Assis Camargo, 3 do Dr. Monteiro Lobato, 2 do prof. Saturnino Barbosa, 2 de Braz Curtu, 2 do prof. Antônio José Garcia, 2 de Fernando de Barros, de Luciano Gualberto, Nestor Gabizo, Luiz Locchi, Dr. Gastão Câmara Leal e Carlos Varella um de cada. 9 poesias de Honório Jovino entre as 138 originais publicadas. Intitula-se diário da tarde (pois sai à tarde e dá notícias do dia), órgão do partido republicano local com redação à Rua Duque de Caxias, 65 dos editores “Amara & Jovino” em seu n.º 2036. O papel em que é impresso esse número especial é superior, acetinado.

 

1914   O Dr. Custódio Moreira César toma posse do cargo de Delegado de Polícia de Taubaté designando as quintas-feiras para audiência no Posto Policial da Rua Bispo Rodovalho (sala da Delegacia). Vem de Limeira onde foi delegado 9 anos. (O Norte).

 

1941   O Prefeito Municipal de Taubaté, Dr. Antônio de Oliveira Costa restabelece em Taubaté o cumprimento da Circular n.º 70, de 1.º de fevereiro de 1932, do Interventor Federal em São Paulo Manoel Rabello, determinando o sepultamento dos indigentes por conta das municipalidades. (O Momento).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Read More

Mais lidos

  • Quem cuida da cultura em Taubaté?
    by almanaqueurupes / novembro 9, 2020
  • Quais cores predominam em um território preto e branco?
    by almanaqueurupes / outubro 9, 2020
  • 27 de julho de…
    by almanaqueurupes / julho 27, 2020

Caso tenha perdido algo…

    Quem cuida da cultura em Taubaté?

    Quais cores predominam em um território preto e branco?

    27 de julho de…

Populares

  • Quem cuida da cultura em Taubaté?
    by almanaqueurupes / novembro 9, 2020
  • Quais cores predominam em um território preto e branco?
    by almanaqueurupes / outubro 9, 2020
  • 27 de julho de…
    by almanaqueurupes / julho 27, 2020

Instagram

Social

© Almanaque Urupês