30 de outubro de…

0
Share

1622   João de Moura Fogaça apresenta-se à Câmara de São Vicente e toma posse do car-go de 49.º capitão-mor da capitania, nomeado por provisão de D. Mariana de Souza Guerra, donatária, a 7 de março de 1622.

 

1882   Morre em São Paulo o Padre Conselheiro Vicente Pires da Mota, ex-presidente da pro-víncia de São Paulo, dentre outras. (Folhas).

 

1883   Em oratório particular recebem-se em casa-mento o Sr. Domingos Valente d’Amorim e D. Anna Rosa Cardoso de que são paraninfos, o Sr. Leopoldo Hummel e cap. Antônio Moreira Leite, respectivamente; após a cerimônia a orquestra Philarmônica Taubateense executa brilhante fantasia composta expressamente pelo prof. Bernardino Coelho Júnior, dedicada aos nubentes. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Afastado da diocese de Olinda por motivo de saúde e encontrando-se em Taubaté, D. José Pereira da Silva Barros é chamado urgente-mente pelo Internúncio Apostólico, Monsenhor Spolverini, para tratar com o governo provisório da República sobre importantes direitos sagrados da Igreja e coopera ativamente para eliminação do projeto da constituição de opressivos artigos impostos pelo positivismo. (Diário de Taubaté).

 

1891   Morre em Taubaté D. Veridiana Breves, espo-sa do deputado estadual Sr. Arthur Breves. (Jornal do Povo).

 

1892   Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo diocesano de São Paulo, confere as sa-gradas ordens do Presbiterato ao seminarista Duarte Leopoldo e Silva nascido em Taubaté a 4 de abril de 1867 e que viria a ser o grande e 1.º arcebispo metropolitano de São Paulo. Bispo diocesano de São Paulo. (Biografia).

 

1895   Nasce em Petrópolis o poeta Raul de Leoni. (Folhas).

 

1898   Morre em Taubaté sendo sepultado no Cemi-tério do Convento de Santa Clara o Sr. Frede-rico Luz, agente da Companhia “Educadora” bem como representante aqui do jornal “O Estado de São Paulo”. (Diário de Taubaté).

 

1898   Passa por Taubaté com destino ao Rio de Janeiro onde tomará posse a 15 de novembro o presidente eleito da República Dr. Manuel Ferraz de Campos Salles. Na Estação da E. F. C. B. local, onde forma o destacamento policial local, é cumprimentado pelas autoridades. (Diário de Taubaté).

 

1898   Realizam-se em Taubaté as eleições para Juízes de Paz e Vereadores à Câmara Munici-pal. Para vereadores os mais votados são: major Francisco Gomes Vieira, major José Ramos Ortiz, Dr. João Urbano Figueira e cap. Antônio Afonso Moreira; para Juízes de Paz: José Benedito Marcondes de Mattos, cap. José Malhado Filho e major Laurindo Ferreira de Oliveira. (Diário de Taubaté).

 

1898   Realizam-se eleições para vereadores e Juízes de Paz em Pinda (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides – p. 101).

 

1901   Em assembléia geral extraordinária, presidida pelo Sr. ten. c.el Antônio Marcondes de Moura e secretariada pelo Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Sobrinho, a Companhia Norte Paulista (concessionária do serviço de abastecimento de água) rejeita proposta de liquidação do Conselho Fiscal (devido à crise e dívidas) e aprova indicação do debenturista do Dr. Joaquim Roxo Lima de aumentar seu capital para 1000 contos em ações de 100$000 com que se pagará a dívida hipotecária. Resolve-se vender os imóveis da Companhia. (Jornal de Taubaté).

 

1902   O c.el Luiz Moreira da Silva, cunhado do c.el João Afonso Vieira e progenitor do ilustre advogado Dr. Afonso Moreira da Silva, é nomeado vice-cônsul português em Taubaté. (O Norte de 19/5/1910).

 

1904   Realizam-se eleições para vereadores. (Em Pinda – obra citada).

 

1904   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal “O Norte”, fundado pelo Sr. José Cândido Antu-nes de Toledo. (O Norte, O Lábaro).

 

1905   Morre em Taubaté o prof. Antônio José Garcia, 1.º redator do jornal “O Norte” e que apaixona-do pela vida jornalística colaborou em toda a imprensa taubateana. O ilustre cidadão prof. Antônio José Garcia, que ao nosso povo consagrou 36 anos de magistério público e de jornalismo. No sepultamento falou o Dr. Câmara Leal que fez ver a necessidade de socorrer a família do ilustre falecido que trabalhou muito e pouco recebeu. (A Verdade).

 

1906   Morre em Taubaté D. Ana Cândida Lacaze de Barros, esposa do ten. c.el José Fernandes Pereira de Barros. (O Norte).

 

1910   Realizam-se em Taubaté eleições para Juízes de Paz e Vereadores a que comparecem 2065 eleitores com a vitória dos situacionistas dominantes desde o pleito de 30 de janeiro de 1906. (O Norte).

 

1910   Realizam-se eleições para vereadores e Juízes de Paz em Pinda onde se digladiam os partidos adversários Jacobinos e Jagunços. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides, p. 101).

 

1913   O Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal é reeleito Prefeito Municipal de Taubaté para o triênio de 1914 a 1917 por seus amigos e correligionários que querem vê-lo concluir as obras do Mercado Municipal cuja pedra fundamental foi lançada solenemente a 21 de agosto último. (O Norte de 25/1/1914 e Relatório de 14/01/1914).

 

1913   “A Federação”, folha republicana local, pela passagem do 1.º aniversário da morte do ilustre taubateano Dr. Afonso Moreira da Silva, lembra as palavras que no seu sepultamento dirigiu o juiz de direito Dr. Francisco Garcia Cardoso Ribeiro, principalmente à mocidade, no sentido de se erigir em homenagem ao ilustre morto uma herma em lugar público na cidade. (A Federação).

 

1913   O Sr. José Moreira de Toledo, que já vinha exercendo o cargo a contento é nomeado carteiro da agência do correio local. (A Federação).

 

1913   Realizam-se em Taubaté eleições para vereadores à Câmara Municipal, um dos quais será Prefeito e para juízes de paz e suplentes. (Para Prefeito é reeleito o Dr. Gastão). (A Federação).

 

1915   Convocada pelo ten. Joaquim Ferreira Simões, comandante do destacamento policial local, efetuou-se na Associação Artística e Literária de Taubaté reunião presidida pelo c.el Augusto César Monteiro para fundação da Comissão Regional de Escoteiros de Taubaté, filiada à Associação Brasileira, tendo sido eleita uma diretoria sob a presidência do Dr. Gastão Câmara Leal. (Gazeta de Taubaté).

 

1916   Realizam-se eleições para vereadores e Juízes de Paz (em Pinda). “A data como se vê  é fixa e deve ter havido eleições também em Taubaté”. Athaide Marcondes – Pinda – Efemérides, p. 101.

 

1918   Sob os auspícios do Prefeito Municipal Dr. César Costa e dirigido pelos médicos Drs. Cursino de Moura e João Severiano de Miranda funciona em Taubaté o serviço especial de Assistência Municipal com o intuito de debelar os efeitos da epidemia de gripe espanhola. (O Norte).

 

1932   “A Folha” de Taubaté anuncia o reapa-recimento de “O Popular”, dirigido por Sílvio Guisão.

 

1948   O farmacêutico Augusto A. Arid reúne à noite membros da classe médica, farmacêutica e odontológica, representantes da imprensa, pessoas gradas para um brinde com que inaugura as novas instalações de sua farmácia à Rua Marquês do Herval, junto ao Centro de Saúde. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *