26 de outubro de…

0
Share

1870   Nasce em Macaé, província do Rio de Janeiro o Dr. Washinton Luís Pereira de Sousa que viria a ser presidente do Estado de São Paulo e da República. (Folhas).

 

1876   Morre em São Paulo o Conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva, Senador do Império, neto do patriarca. (R. Br. ef. 502).

 

1890   Realizam-se as cerimônias de sagração episcopal de sua eminência D. Joaquim Arcoverde, 1.º cardeal brasileiro e sul-americano. (O Norte de 28/10/1906).

 

1904   Realiza-se sessão cívica em homenagem à memória do finado e ilustre médico Dr. José Francisco Monteiro promovida por uma comissão a cuja frente está o Dr. Continentino Guimarães. Parece que morreu na Alemanha. (Jornal de Taubaté de 8/3/1905).

 

1905   Na cocheira do Sr. João Fidêncio na Rua São José, 44 se encontra leite de vaca e de cabra a qualquer hora do dia pelos seguintes preços: leite de vaca a 200 réis a garrafa e 100 réis o copo; leite de cabra a 600 réis a garrafa e 300 réis o copo. As vacas se encontram na cocheira até às 8:30h da manhã. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O promotor público interino da Comarca, Dr. José Bento Monteiro Lobato visita a cadeia pública de Taubaté encontrando tudo em ordem. (Jornal de Taubaté).

 

1911   Morre em Taubaté o Dr. Francisco de Paula Pereira Barbosa, nascido em Pindamonhan-gaba em 1838, filho de João Leite Barbosa que ocupou diversos cargos públicos naquela cidade. Formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1862. Foi nomeado Juiz Municipal de Silveiras. Passou a residir nesta cidade de Taubaté onde exerceu a profissão de advogado. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 181).

 

1912   A Comissão de Obras Públicas e Fazenda da Câmara dos Deputados de São Paulo opina contra a concessão de autorização requerida para construção de estrada de ferro de São Sebastião a Taubaté passando por Ubatuba com aproveitamento dos 86km já construídos pela empresa anterior por ter o governo determinado estudos sobre o melhor plano de viação para o litoral paulista, pelo que também opina pela rejeição do projeto de lei n.º 115 de 1911 a respeito de estudos sobre assunto semelhante. (A Federação de 14/8/1913).

 

1914   Orçamento Municipal para 1915 – receita 210:600$000. Lei Municipal n.º 160. (O Norte).

 

1914   A Câmara Municipal de Taubaté recebe as informações da Prefeitura sobre os motivos porque suspendeu os pagamentos de juros de letras e apólices municipais. Em primeiro lugar ressalta a sua competência decorrente dos artigos 16 e 23 (n.º 6) da Lei n.º 1038 de 1906, como único órgão executivo da Câmara. Feito o sorteio pela Câmara tratou de preparar recursos e o Diretor-Contador chegou a publicar edital convidando os portadores. De 31 de julho a 3 de agosto a Prefeitura pagou 12:000$000 tal o pânico que se apossou dos portadores diante da crise provocada pela guerra. A Prefeitura tinha que optar entre suspender os pagamentos ou ver seu caixa esgotado, com a corrida de portadores de títulos preparada. Se pudesse não teria dúvida de levar a atitude ao conhecimento da Câmara ou pedir sua autorização, pois, dividiria a responsabilidade com os demais vereadores. Não podia efetuar os pagamentos e ficar sem dinheiro para os salários dos trabalhadores em obras municipais que não podem ser paralisadas. Os capitalistas precisam menos do que os operários. A Prefeitura agiu em boa hora e acertou pois como se vê das informações os bancos suspenderam os pagamentos de cheque a 5 de agosto. À completa suspensão dos pagamentos pelos Bancos, seguiu-se autorização por lei para pagarem 10% e depois 30%. A resposta da Prefeitura está datada de 15/10/1914). (O Norte).

 

1914   Presentes os vereadores c.el Gomes Nogueira, Raphael Braga, Antônio Valente da Silva, João Bonifácio, Moura Guimarães, Gastão Leal, reúne-se a Câmara Municipal de Taubaté sob a  presidência do Dr. Pedro Costa, que declara ter desempenhado a Comissão outorgada pela Câmara de procurar o presidente c.el Gomes Nogueira e demovê-lo da renúncia do cargo de presidente. Convenceram-no de que a Câmara rejeitando requerimento de urgência seu não o estava desprestigiando, etc. O c.el Gomes Nogueira no entanto quando vê as informações prestadas pela Prefeitura Municipal sobre a suspensão de pagamento de juros das apólices e letras da Câmara serem mandadas ao arquivo apenas, sem que se decida sobre o acerto ou não de tal medida, mantém a sua renúncia. O Dr. Pedro Costa protela a questão que não é dada à ordem do dia e diz que convocará sessão especial pois quer a renúncia apreciada pela totalidade dos vereadores que vai convocar. (O Norte).

 

1917   É declarado estado de guerra entre o Brasil e Alemanha. (Fls).

 

1918   O Dr. Martiniano de Azevedo assume, como substituto o cargo de Inspetor Sanitário de Taubaté em virtude de afastamento por doença do Dr. Faria Rocha vítima da epidemia de gripe espanhola a que se dedica especialmente o novo titular. (O Norte).

 

1927   Chega a Taubaté o “Trem Sem Trilhos” de propaganda da Metro Goldwin Mayer que percorre o mundo tendo saído de Los Angeles (Califórnia) a 31 de março de 1924. (É constituído de uma locomotiva e de um carro pulman para 5 pessoas. (O Norte).

 

1941   Divulga-se a decisão tomada em Assembléia Geral pela Sociedade Taubateana de Ensino no sentido de encampar o Conservatório Musical de Taubaté, do que já foi notificada a Secretaria de Educação do Estado. (O Momento).

 

1947   O Sr. Roberto da Mata Ribeiro é nomeado Presidente do Conselho Administrativo da Cai-xa Econômica de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1947   Os estabelecimentos bancários de Taubaté passam a atender o público das 12:15h às 15:15h. (Taubaté Jornal).

 

1947   Nova diretoria do C.T.I. Club: presidente, Benedito Faria Júnior; vice, Oscar Severino dos Anjos; secretário geral, Alvarino Portella; 1.º sec. Ângelo Firno; 2.º sec. Alírio de Camargo Leite; 1.º tesoureiro, José Franklin de Moura; 2.º tesoureiro, José Antônio Pires; diretor social, Artur da Cunha; diretor de esportes, Joaldo Conde Malta e orador oficial, Oswaldo Barbosa Guisard. (Taubaté Jornal).

 

1948   O vereador à nossa Câmara Municipal Sr. Artur Audrá pede mais 30 dias de licença e o Sr. Daniel Danelli é convocado para substituir o Sr. Genol Candelário de Morais também licenciado por três meses para tratamento de saúde. (Taubaté Jornal).

 

1960   Lei n.º 488 cria um Grupo Escolar no Bairro de Santa Luzia incorporando as escolas já em funcionamento no local. (Manual).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *