24 de outubro de…

0
Share

Dom André Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti (catedraldevalenca.org.br)*

1736   É aprovado o compromisso da Irmandade do Bom Jesus de Tremembé pelo bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei Antônio de Guadalupe, que obteve a confirmação da aprovação pelo poder civil em 1807. A capela foi fundada em 1669 pelo paulista Balthazar da Costa Veiga e sua mulher D. Maria de Mendonça, neta do famoso Amador Bueno da Ribeira.

 

1736   Dom Frei Antônio de Guadalupe, Bispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, atendendo pedido de José Gomes Granito e mais devotos aprova o compromisso da Irmandade do Sr. Bom Jesus de Tremembé. (Vitorino Coelho de Carvalho – Tremembé – p. 59 e Taubaté Jornal de 31 de julho de 1949).

 

1867   Assume a presidência da província de São Paulo o Conselheiro Joaquim Saldanha Marinho. (Folhas).

 

1883   Roubado na noite de ontem o Sr. Geraldo Pereira Salles, proprietário da Sapataria Perei-ra Salles previne o público para que não faça negócios com quem lhe oferecer: algumas peles de cordovão francês e de bezerros pretos, uma faca pequena de cabo e bainha de prata, sapatos e botinas com a marca de sua sapataria. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Sr. Joaquim Barbosa anuncia em sua casa comercial boa garoupa salgada e camarões grandes, frescos. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Sr. João Passig se estabelece à Rua Visconde do Rio Branco, 116 (antiga Rua do Rosário) com a “Fotografia Alemã”. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Anuncia-se espetáculo beneficente para sábado, dia 1.º de novembro no Teatro São João (dia de todos os santos) récita pela Corporação Cênica da Sociedade e Dramática Congresso Familiar com o drama em 2 atos (original português) “Amor e Honra”. (Gazeta de Taubaté).

 

1897   A Sociedade Esportiva Hipódromo Taubateen-se fundada a 1.º de janeiro faz realizar no Prado do Areão uma corrida em homenagem ao Grupo Escolar de Taubaté. O Dr. Cherubim Cintra, concessionário da Linha, põe bonde especial à disposição do diretor Sr. prof. Orestes Guimarães e seus alunos. (Diário de Taubaté).

 

1897   Suspende provisoriamente sua circulação em Taubaté o jornal “A Razão”, fundado este ano, prometendo voltar em dezembro. (Diário de Taubaté).

 

1905   Procedente de São Luís do Paraitinga onde foi comerciante e ocupou os principais cargos pú-blicos passa a residir em Taubaté o Sr. Luiz Murat. Fixa residência em Taubaté também o ten. c.el João Batista Alves Mourão que irá se tornar concessionário da linha de bondes urbanos da cidade puxados a burro. (A Verdade).

 

1906   Morre em Taubaté a veneranda Sr.a D. Anacleta Augusta do Amor Divino, progenitora do ilustre médico taubateano Dr. José Francisco Monteiro, falecido na Alemanha, e avó do Dr. José Bento Monteiro Lobato, promotor público interino da Comarca. O féretro saiu do Largo Dr. Monteiro, 15, para o Cemitério Municipal. (O Norte).

 

1912   Manifesto para subscrição de ações anuncia a fundação em Caçapava da Companhia Indus-trial, Ltda; para fabricação de tecidos com fiação e estamparia. (A Federação).

 

1915   No Teatro São João realiza-se reunião patrocinada pela “União Popular Diocesana” em que se fazem ouvir os Srs. Dr. Euclides de Campos, Euzébio Câmara Leal, Mons. Nascimento Castro e o vigário P.e Victorino Ferreira e se decide apresentar à Câmara Municipal uma representação pedindo a decretação do fechamento do comércio em Taubaté aos domingos o dia todo. (Gazeta de Taubaté).

 

1930   Termina a revolução encabeçada por Getúlio Vargas. (Folhas).

 

1931   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal “O Bandeirante” órgão do Partido Democrático, sob a direção do Dr. Antônio de Moura Abud. (A Folha).

 

*1936   Realizam-se em Taubaté as imponentes cerimônias de posse de seu 2.º bispo; D. André Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti. Sucede a D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva com a morte do qual a diocese esteve em mãos do Vigário Capitular Mons. Antônio Nascimento Castro. (Santuário).

 

1941   Com um animado desfile de calouros sob a direção de Ary Barroso e com a presença do inexorável gongo de Macalé a Sociedade Extrativa Dolomia, Ltda. inicia, no Cine Palas, a publicidade de sua “Água da Caieira”. (O Momento).

 

1945   Luzida caravana chefiada pelo Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito Municipal, parte para São Paulo a fim de assistir à assinatura pelo Interventor Federal Dr. Fernando Costa, do decreto que cria em Taubaté sua Escola Normal Oficial. (Nossa Terra).

 

1945   O Interventor Federal em São Paulo Dr. Fernando Costa assina decreto oficializando nossa Escola Normal, perante comissão de nossa cidade chefiada pelo Prefeito Municipal Dr. Antônio de Oliveira Costa e acompanhada do Conselheiro Dr. José César de Oliveira Costa, a cujos esforços se deve a medida. O Dr. Antônio Costa fala do júbilo e reconhecimento de nosso povo e o Dr. Fernando Costa responde com lisonjeiros conceitos sobre as tradições e progresso de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Ex.ma Sr.a D. Ondina Ortiz Amadei Beringhs, diretora do Serviço de Proteção à Criança de Taubaté oferece ao Taubaté Jornal relatório das atividades desse órgão no período de janeiro a setembro de 1948, pelo qual se verifica que ali foram dadas gratuitamente 765 consultas, 642 receitas, 71936 mamadeiras e foram gastos CR$15.953,00 e feitas 271 matrículas. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Farmácia Arid muda-se para os números 585/586 da mesma Rua Marquês do Herval, junto ao Centro de Saúde. (Taubaté Jornal).

 

1948   Circulam em Taubaté os n.os 1 e 2 do boletim da Sociedade de História e Folclore de Tauba-té. O 1.º com as “As Breganhas de Relógios em Taubaté” do prof. Gentil de Camargo e o 2.º com “A Cavalhada de São Luís do Paraitinga” do prof. Alceu Maynard  Araújo, ambas com fotos do professor Paulo Camilher Florençano. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticiam-se o casamento do Sr. João Vieira da Fonseca, filho do Sr. Afonso Vieira da Fonse-ca, tesoureiro da Prefeitura, com a Sr.ta Diná Marcondes, filha da viúva Sr.a Marcondes (anotar para fins genealógicos do veterano artista Afonso Vieira da Fonseca) e as bodas de ouro matrimoniais do velho jornalista e homem de nosso teatro Sr. Bernardo Joaquim Dias, residente em São Luís do Paraitinga. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticia-se o falecimento em Taubaté da Sr.a D. Esther de Almeida Moreira, viúva do saudoso prof. Joaquim Manoel Moreira. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebooktwitter e youtube 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *