21 de outubro de…

0
Share

Na imagem, retrato de um morfético (portador de hanseníase, lepra) estadunidense em 1886 (wikimedia Commons)*

1640   João Luiz Mafra é nomeado pelo Conde de Monsanto, 53º capitão-mor vicentino.

 

18….    Nasce D. Nhanzinha Natividade filha do c.el Marcos Natividade. (A Federação).

 

1838   Instala-se o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sob a presidência do Visc. de São Leopoldo. (R. Branco, ef. 495).

 

1883   No Teatro São João realiza-se espetáculo beneficente a cargo da atriz Maria Luíza e outros atores. O espetáculo é em benefício da referida atriz e a freqüência regular, bem como o desempenho. No domingo seguinte vai à cena “A Escrava Andrea”. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Depois de alguns meses de residência em Taubaté, recém-formado em direito, parte para São Paulo onde vai assumir o cargo de professor do Seminário Episcopal (que já vinha exercendo) o Rev.do P.e Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castrol. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Morre, em Petrópolis, o Visconde de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa. (Rio Branco, Efe-mérides, p. 495).

 

1897   O major Antônio Gomes de Souza Penna resigna o cargo de vereador à Câmara Municipal de Taubaté. (Diário de Taubaté).

 

1897   O c.el José Benedito Marcondes de Mattos, Presidente da Câmara Municipal de Taubaté, promulga a Lei n.º 44 estabelecendo: 1) imposto de 300$000 por ano para os exportadores de aves e ovos; 2) idem de 50$000 por ano para os agentes compradores de aves e ovos para exportadores; 3) idem de 30$000 por ano para os exportadores de frutas. (Diário de Taubaté).

 

1905   Cria-se o cargo de estafeta para o transporte de correspondência entre São Luís do Paraitin-ga e Ubatuba. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O taubateano Dr. Octaviano Vieira é juiz de direito da Comarca de São Carlos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na alfaiataria do Sr. Tito Milantoni é exposto um uniforme completo dos que estão sendo executados ali para os componentes da Philarmônica Taubateense, à imitação dos da infantaria italiana. (Jornal de Taubaté).

 

1910   A Câmara Municipal de Ubatuba concede ao Sr. Luiz Ítalo Bocco privilégio por 50 anos para construção de uma estrada de ferro econômica que partindo daquele município vá às divisas de município vizinho. (O Norte).

 

1912   Iniciam-se as obras de reconstrução da fachada da capela do Coração de Jesus à Rua Marquês do Herval pela Empresa Predial de Taubaté de Nicolau Lione orçadas em 2:600$000. (A Federação).

 

1913   Morre em Taubaté D. Maria da Paixão Silveira, sogra do prof. Pio Telles Peixoto, diretor do Grupo Escolar “Dr. Lopes Chaves”. (A Federação).

 

1913   Dom Epaminondas d’Ávila e Silva acha-se em tratamento no Rio de Janeiro e apresenta melhoras que permitem prever para novembro próximo sua volta à nossa diocese. (A Federação).

 

1914   O Rev.do P.e José Soares Machado, professor do Seminário Diocesano de Taubaté de nacio-nalidade portuguesa é naturalizado brasileiro. (O Norte).

 

*1914   A Comissão Especial da Sociedade de São Vicente de Paulo de Taubaté inicia as obras de fecho (muros) da área de 44000m2 cedida pela Câmara Municipal e que constituía o antigo cemitério do Areão para começar a construção das habitações da “Vila São Geraldo” destinadas a abrigar os morféticos que perambulam pela cidade. Está pronta a planta feita pelo Dr. Huáscar Pereira, eng. fiscal do Estado. São 4 grupos de casas distantes 20m dos muros, com capelinha do padroeiro no centro. As 4 ruas centrais que vão à Igreja e as laterais serão arborizadas. Pedem-se donativos em dinheiro ou materiais. (O Norte).

 

1914   A delegacia de polícia de Taubaté solicita da Prefeitura Municipal informação sobre se o jor-nal local “O Neco” tem termo de responsa-bilidade devidamente assinado na repartição como preceitua a lei. (O Norte).

 

1914   São publicadas as instruções para cultura da batata-inglesa na campanha de aumento da produção da Secretaria da Agricultura. (O Norte).

 

1914   Noticia-se a morte em Caçapava do Sr. Benedito Alves, cunhado do prof. Francisco Gomes das Chagas da 1.ª escola masculina de Quiririm neste município. (O Norte).

 

1914   A Companhia Norte Paulista, concessionária do abastecimento de água em Taubaté comunica à Prefeitura Municipal o rompimento ou ruptura do encanamento mestre na vargem em virtude do que deverá ocorrer dificuldade no abastecimento durante 2 ou 3 dias. (O Norte).

 

1918   Morre em São José dos Campos o venerando ancião Sr. José Francisco de Moura de tradici-onal família taubateana. Em 1901 e 1902 exerceu aqui os cargos de procurador e inten-dente da Câmara Municipal. (O Norte).

 

1936   Morre em Taubaté o Dr. Oberdank Montelli, médico.

 

1945   O jornalista taubateano Sr. Pedro Cunha (Pedro Pereira de Barros Neto), diretor de “O Dia” e secretário-geral da Associação Paulista de Imprensa, visita Taubaté a fim de ultimar os preparativos de visita de jornalistas da capital a nossa cidade para ver nossas organizações e especialmente a CTI. (Taubaté Jornal).

 

1945   No auditório da Rádio Difusora Taubaté ZYA – 8, com a presença de estudantes e pessoas gradas, realiza-se o programa de encerra-mento do “Instante Missionário” que ali vinha sendo apresentado às terças-feiras propagan-do a obra missionária. É lido relatório da cruzada espiritual e material do Colégio Bom Conselho e Seminário Diocesano. São proclamadas as melhores produções do Concurso de Exortações Missionárias feita pelo Taubaté Jornal, sendo então premiadas as Sr.tas Wanda Soares e Esmerilda Quin-tanilha e os seminaristas Benedito Ernesto e José de Lima, com prêmios oferecidos pela Editora S.C.J. local, Sr. Raul Ambrogi e Pe Leonardo Campos. As ginasianas Eunice Tavares e Terezinha Caninéo executam núme-ros de música e declamação. O P.e Leonardo, capelão do Colégio Bom Conselho, fala encerrando o programa. (Taubaté Jornal).

 

1946   No Colégio Santo Antônio, à noite, reúne-se o Departamento de Educação e Cultura de Taubaté, sob a presidência do Rev.do P.e Eurico de Oliveira Galicho e elege sua primeira diretoria: presidente, Dr. José Evangelista de Andrade; secretário, prof. Paulo de Campos Azevedo; tesoureiro, prof. Sóstenes Vascon-celos; conselheiros, Dr. Hermínio Galhanone e Sr. Evandro Campos. A posse se verifica no dia 27 na sede da Ação Católica em cerimônia presidida por Dom Francisco Borja do Amaral, bispo diocesano. (Folha Democrática).

 

1946   Morrem em Taubaté: aos 41 anos de idade, o Sr. Benedito Mendes de Castilho, fazendeiro no município, casado com D. Maria José Castilho; e o Sr. Augusto José de Medeiros, gerente da Companhia Sousa Cruz na cidade, casado em segundas núpcias com D. Maria Aparecida de Moura Medeiros. (Nota: a viúva do primeiro veio a ser sogra do Dr. Benedito Elias de Sousa, com quem se casou sua filha Terezinha Castilho; o segundo é pai do Sr. Altivo José (dentre outros) casado com D. Enóe Monte Claro César de Medeiros. (Folha Democrática).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *