13 de outubro de…

2
Share

1639   Jacques Félix capitão-mor povoador tem ordens de comunicar quando estiverem completas as obras de construção da Igreja, Casa da Câmara e Cadeia para que a povoação de Taubaté fosse aclamada vila. (Félix Guisard, p. 9).

 

18….    Nasce em Taubaté o Sr. Pedro Pereira de Barros Neto (Pedro Cunha) jornalista. (O Norte de 13/10/1927).

 

1894   Morre a professora pindense D. Anna Eufrosina Marcondes Cabral, filha do cap. Claro Marcondes do Amaral. Foi professora em Roseira, município de Guaratinguetá de onde foi removida para a cadeira do Poço Grande, município de Taubaté. (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – p. 32).

 

1901   A imprensa taubateana sugere à Câmara Municipal de Taubaté a total iluminação (ainda a gás) do jardim público do Largo da Estação (novo), onde só o coreto é iluminado, e a manutenção do zelador nas noites de retreta para evitar prejuízos aos carteiros. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Em São José do Rio Pardo a carne é vendida a 600 e 400 réis o quilo. Em Taubaté a 700 réis. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O professor de música José Vicente de Barros propõe à Câmara Municipal a organização de uma aula de música desde que lhe seja fornecida simplesmente sala iluminada. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Noticia-se o falecimento em Pinda de D. Inocência Tybiriçá que residiu muitos anos em Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Projeto de Lei estadual cria a carreira de delegado de polícia remunerando o cargo conforme a importância da localidade. Taubaté é classificada como 3.ª classe em vencimentos de 250$000 mensais. A exigência de diploma de bacharel em direito é exigida apenas para a última classe. (A Verdade).

 

1905   Tem início no Convento de Santa Clara o tríduo solene com que os Capuchinhos honrão os seus co-irmãos Agatangelo de Vendome e Cassiano de Nantes, martirizados na Abissínia em 1638 e canonizados por Pio X. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Passa por Taubaté em trem especial com destino ao Rio de Janeiro a dramaturga france-sa Sarah Benhardt. (Jornal de Taubaté).

 

1910   O Sr. Zeno Nogueira Barbosa é nomeado professor da Escola Noturna para adultos (operários) criada em Taubaté pela Lei n.º 1195 de 24 de dezembro de 1909 por iniciativa do Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, deputado estadual. (O Norte).

 

1913   A prof.ª D. Maria Stael da Rocha é removida da escola mista do Bairro do Barreiro para a 1.ª escola feminina do Quiririm. (A Federação).

 

1913   O Sr. Américo Lixa, proprietário de “A Ideal” promove piquenique entre amigos e fregueses na Água Santa de Tremembé com petisqueiras preparadas na filial daquela cidade. Os convivas foram transportados de automóvel e voltaram às 19:30h. (A Federação).

 

1914   No Cinema Teatro São João realiza-se festival do Centro Catequético de Santa Clara de Taubaté, espetáculo músico-dramático, com o drama em 4 atos “Angústias de um Coração Materno” terminando com uma comédia e havendo um intermédio em que serão cantadas lindas “romanzas”. No intervalo toca a Orquestra do Cine Odeon. (O Norte).

 

1914   Morre em Taubaté D. Josephine Antoine, de nacionalidade francesa. (O Norte).

 

1932   Morre em Taubaté o conceituado clínico Dr. José Gabriel Monteiro, filho do c.el Augusto Au-gusto Monteiro, da distinta família do c.el Augusto César Monteiro (falecido) deixando viúva D. Maria da Conceição Heitor Monteiro. (O Lábaro).

 

1940   Noticia-se o falecimento de: 1) P.e José Lopes Ferreira, redentorista que por muito tempo militou no jornal Santuário de Santa Teresinha; 2) cirurgião-dentista Theófilo Jorge Moassab; em Guaratinguetá, do Sr. José Rodolfo da Costa Moreira, irmão do Sr. Benedito Filadelfo Moreira funcionário da Prefeitura de Taubaté (deve ser o marido da professora D. Jeanne Maibon Moreira, que se suicidou atirando-se ao Paraíba); no Hospital de Santa Isabel o jornalista Carlos de Toledo que militou na imprensa local. (O Lábaro).

 

1943   Inaugura-se em Bananal a agência do Banco do Vale do Paraíba S/A sob a gerência do Sr. Antônio Almeida Jr. (TCC).

 

1945   Aniversaria D. Georgina M. Xavier, esposa do Sr. Antônio Xavier, colaboradora da imprensa local. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
2 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *