9 de outubro de…

0
Share

Na imagem, detalhe do Monumento às vítimas das epidemias de varíola e febre amarela em Taubaté (Almanaque Urupês)*

1786   Severino de Araújo, mestre de obras, telheiro e arrematador das obras da Cadeia, comparece à Câmara de Taubaté e pleiteia vistoria e pagamento dos primeiros duzentos mil réis anuais que combinara, no que é atendido. (Atas I, 158).

 

1817   Alvará cria, na vila de São Sebastião, um Juiz de Fora com jurisdição sobre as Vilas Bela da Princesa e Ubatuba, até então administradas por Juízes Ordinários locais. (Gazeta de Taubaté de 1.º de março de 1883).

 

1881   Recebido com grande imponência no Recife, o ilustre taubateano D. José Pereira da Silva Barros faz sua entrada solene como bispo nomeado para a diocese em 8 de janeiro e confirmado por Bula de Leão XIII de 13 de maio de 1881. (Diário de Taubaté de 23/4/1898).

 

1882   Parece que nesta época o Juiz de Direito era o Dr. José Joaquim Baeta Neves; o promotor o Dr. Euzébio Câmara Leal, o juiz municipal o Dr. Tertuliano Moreira César e o delegado de polícia o c.el Jordão Pereira de Barros. O escrivão da vara do bispado o Sr. João Gualberto Lopes de Leão. (Gazeta de Taubaté de 29 de março de 1883).

 

1884   Com 80 anos aproximadamente morre em Taubaté Sr. João Antônio de Alcântara, progenitor do Sr. Mariano Antônio de Alcântara. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O Sr. José Maximiano de Carvalho é nomeado para substituir interinamente no 2.º Ofício o Tabelião do Público e Judicial e Notas e escrivão do cível Sr. Fernando Lobato que obteve 3 meses de licença para tratar da saúde. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Morre em Taubaté D. Maria Francisca Nogueira, filha do cap. José Gomes  Nogueira. (Jornal do Povo).

 

1898   Operários de Taubaté reúnem-se na capela da sacristia da Igreja Matriz local sob a direção do vigário P.e Nascimento Castro para tratarem da criação da Associação Beneficente e Instrutora dos Operários Católicos de Taubaté. (Diário de Taubaté).

 

1898   Realiza-se em Taubaté um leilão em benefício das obras da capela de São Pedro já bastante adiantada, cujas prendas deverão ser entregues em casa do Sr. José Vicente de Barros. O leilão no Largo da Matriz e a capela no alto de São João. (Diário de Taubaté).

 

1905   Morre em Taubaté o Sr. Francisco Lobato de Toledo (Rua São José, 8-A) que há tempo fora estabelecido com casa de fazendas na cidade. (Jornal de Taubaté e “Verdade”).

 

1905   O Dr. Herculano de Freitas, líder do governo Jorge Tibiriçá na Assembléia Legislativa justifica projeto de lei criando a polícia de carreira, pelo qual cada município ou sede de comarca terá um delegado de polícia (de preferência bacharel em direito) e os distritos policiais um subdelegado e os quarteirões em que for dividido o distrito cada um 1 Inspetor. Os delegados e subdelegados terão 3 suplentes cada um. A carreira de delegado é dividida em 5 classes com ordenados de 800, 700, 250, 200 e 150$000 por três (de Taubaté deve ser 250$000) 3.ª classe. O projeto decorre de sugestão do Dr. Cardoso de Almeida, secretário da justiça. Atualmente os delegados de polícia não percebem vencimentos, com exceção dos da Capital, Santos e Campinas. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Na Sé Catedral de Taubaté realiza-se missa cantada em honra do Padroeiro da diocese (São Francisco) celebrada pelo Rev.mo Frei Capuchinho Bernardino de Lavalle, Reitor do Seminário Episcopal e Guardião do Convento de Santa Clara. (O Norte).

 

*1914   Com o aparecimento de alguns casos de varíola na Capital inicia-se em Taubaté o serviço de vacinação pelos fiscais sanitários a domicílio. (O Norte).

 

1914   São divulgadas instruções da Sec. da Agricultura para plantio da mandioca. (O Norte).

 

1927   Encontra-seem Taubaté D. João de Almeida Ferrão, bispo de Campanha, presidindo as festas da Santa Teresinha e São Francisco na Catedral. (O Norte).

 

1931   Parte de Taubaté, sob a direção do Pe Cícero de Alvarenga, uma caravana de fiéis, em ônibus da Exprinter, para assistir no Rio de Janeiro, dia 2, às magnificantes festas de inauguração do monumento a Cristo Redentor. (A Folha).

 

1932   O cap. Ariosto de Almeida Daemon ocupa o cargo de Inspetor Geral das Prefeituras de Taubaté, Caçapava e Tremembé. (A Folha).

 

1943   A convite da Diretoria visitam o Aero-Club local 12 jornalistas de Taubaté para receberem o batismo do ar ministrado pelo Sr. Astério Braga. (Jornal do TCC).

 

1945   O Conselho Administrativo do Estado de que faz parte o ilustre taubateano Dr. César de Oliveira Costa aprova o auxílio de 300 mil cruzeiros para conclusão das obras de reforma de nossa Catedral. (Nossa Terra).

 

1958   Morre em Roma o Santo Pe Pio XII, Eugênio Pacelli. (Fls).

 

1962   Lei n.º 655 transforma em Autarquia Municipal a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté, criada pela Lei n.º 213, de 20 de setembro de 1956. (Manual, 172).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *