7 de outubro de…

0
Share

Na imagem, Antonio Conselheiro (Wikimedia Commons)*

1780   Manoel Machado de Abreu presta juramento e toma posse do cargo de Piloto e Medidor de Terras perante a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté que o havia nomeado. (Atas I, 32).

 

1817   A justiça em Taubaté passa a ser promovida por juiz de fora em substituição ao juiz ordiná-rio, com jurisdição sobre Pindamonhangaba, São Luís do Paraitinga e a freguesia de Caçapava, em virtude de alvará que assim dispõe. (Diário de Taubaté de 8/10/1898).

 

1881   Chegando a Olinda para tomar posse como bispo da diocese o insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros é recebido a bordo pelo vigário capitular Mons. José Camello de Andrade e pelo presidente da Província Dr. José Antônio de Souza Lima. (Diário de Taubaté de 23/4/1898).

 

1883   Realizam-se em Taubaté as solenidades das festas de Nossa Senhora do Rosário que por circunstâncias imprevistas não se deram na Igreja própria. Há missa cantada entre outras cerimônias. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O Dr. Antônio Maria da Silva é o juiz municipal de Taubaté e seu termo (inclusive a Vila de Redenção) e despacha pedidos de inclusão no alistamento eleitoral. A 23 de setembro assina edital de praça de escravo (Luís avaliado por 500$000) penhorado a Avelino Portela de Macedo em execução que lhe move Joaquim Vieira de Moura, na qualidade de juiz comercial de Taubaté e seu termo (o Dr. Antônio Maria). Nesta mesma qualidade assina edital de praça a 3 de setembro. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   À Rua Duque de Caxias, esquina da Rua Jacques Félix está o depósito de cal na resi-dência do Sr. João Monteiro (residência) de que é encarregado o Sr. José Flavio Rangel. (Gazeta de Taubaté).

 

*1897   A Câmara Municipal de Taubaté por motivo do término da luta em Canudos, suspende sua sessão e determina o fechamento das reparti-ções públicas municipais. (Diário de Taubaté).

 

1898   O ten. c.el Antônio Marcondes de Moura reassume o exercício do cargo de Juiz de Paz em que fora substituído pelo major Laurindo Ferreira de Oliveira. (Diário de Taubaté).

 

1905   O ilustre taubateano Mons. Miguel Martins da Silva é encarregado pelo Ex.mo Bispo Diocesano de visitar todas as paróquias da diocese em missão especial. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Pela madrugada ladrões penetram nos quartos onde se hospedam boiadeiros (geralmente do Sul de Minas) no alto do Convento (num canto então existente na Praça c.el Vitoriano hoje ocupado por construções entre as quais o Instituto Adolpho Lutz) carregando duas garru-chas e peças de roupas. Tentam arrombar o estabelecimento do Sr. Francisco Panaco, sendo afugentados. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Em visita ao Sr. Félix Guisard, gerente da Companhia Taubaté Industrial, chega a Taubaté o Dr. Antônio Olyntho dos Santos Pires, ex-ministro da agricultura na presidência Prudente de Morais, em companhia do Dr. Rodrigo Nazareth. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Em virtude da epidemia de peste bubônica que vem grassando no vizinho município de São José dos Campos o governo estadual deter-minou o fechamento do Grupo Escolar bem como a transferência da sede da Comarca para o Bairro da Vargem Grande. (O Norte).

 

1906   Depois de terem passado, há dias, durante três horas por São Luís do Paraitinga e Lagoinha chega a Taubaté a nuvem de gafa-nhotos devastando as plantações do Bairro do Macuco e entulhando a estrada. (O Norte).

 

1914   O Sr. Gastão Schmidt torna público que se retirou do corpo de colaboradores de A Gazeta de Taubaté e informa que jamais contribuiu para a discussão que lavra entre os jornais locais. (O Norte).

 

1914   O Sr. Luís Gonzaga O. Costa que diz só ter fumado aos 45 anos quando se tornou apicultor e para a fumaça espantar as abelhas, combate o fumo, o rapé e dá conselhos para abandonar esses vícios prejudiciais e… caros. (O Norte).

 

1914   A Inspetoria Sanitária de Taubaté, como faz mensalmente, publica o relatório de suas atividades na região de 1 a 30 de setembro último. Importante: desinfecções. (O Norte).

 

1914   A imprensa taubateana prosseguindo na publicação e  instruções para cultura de cereais enviadas pela Secretaria da Agricultura à Prefeitura local cogita do milho, que com o arroz são os mais importantes então. Variedades: vermelho, amarelo, branco, milho e dente de cavalo, forrageira por excelência. Melhores variedades de grão duro resistentes ao gorgulho; catete vermelho, milho amarelo e cristal e milho quarentino que dá duas colhei-tas em 6 meses enquanto as demais dão uma só em 5 meses. Em boa terra se colhe de 25 a 50 hectolitros por alqueire paulista. Entre nós se colhem 4500 litros de grãos por alqueire em boa produção. Em média 2700. (O Norte).

 

1914   Em setembro a estação da E. F. Central de Taubaté rendeu 23:615$850. Bilhetes vendi-dos: 8:640$500. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o falecimentoem São Paulo de D. Venara Chiaparone sogra do Sr. João Maffeta-no, co-proprietário de Taubaté Cinema da Praça da Catedral.

 

1918   Em Pinda encerra-se a coleta de dados geográficos, biográficos e etnográficos para Dicionário que o Instituto Histórico do Rio de Janeiro vai publicar comemorando a passagem do 1.º aniversário da Independência do Brasil. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides p. 95).

 

1932   Em espetáculo que se realiza no Cine Teatro Politeama em Taubaté toma parte o já conhecido ator amador Amácio Mazzaropi cujo retrato sai na edição de domingo, 9, do jornal local “A Folha”.

 

1948   Sob o patrocínio da Sociedade de Cultura Geral de Taubaté a Banda Musical e Sinfônica da Força Pública realiza no Cine Urupês con-certo sob a regência do cap. Antônio Romeu em que se sobressaem a “Alvorada” da opera “Lo Schiavo” de Carlos Gomes e a famosa ouverture de Tchaikowsky “1812” em benefício da Assistência Social às famílias dos Praças da Força Pública. (Taubaté Jornal).

 

1964   Lei n.º 814 autoriza a Prefeitura Municipal de Taubaté a contratar a construção de uma Estação Rodoviária.

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *