20 de setembro de…

0
Share

 

1852   Nasce em São Miguel dos Campos (Alagoas) Manuel Joaquim de Albuquerque Lins falecido em São Paulo a 7 de janeiro de 1926. Foi presidente do Estado de São Paulo de 1908 a 1912. (Folhas).

 

1883   Joaquim Máximo de Oliveira Guerra, fiscal da cidade, de ordem da Câmara Municipal de Taubaté dá o prazo de 30 dias para os proprietários de prédios urbanos caiarem suas casas e muros e fazerem a limpeza de seus quintais, findo o qual fará correção para verificar a existência de água estagnada, lixos, chiqueiros, cocheiras, sob pena do art. 127 do Código de Posturas Municipais. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Casam-se na Igreja Matriz José Moreira da Silva e D. Vitalina Moreira da Costa, filha do Sr. João Vicente da Costa. Ele irmão do Sr. Luiz Moreira da Silva que foi seu padrinho. O capitão João Affonso Vieira foi padrinho da noiva, em casa de quem se serviu cerveja, champanhe e doces (bebidas a que se costuma chamar de “profuso copo d’água”. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Junta Paroquial de Taubaté inicia a publicação, por quarteirão, dos cidadãos nas condições do artigo 9º, § 1.º do Regulamento aprovado pelo Dec. n.º 5881 de 27 de fevereiro de 1875 para o serviço do Exército e da Armada. Nesta primeira lista há 82 pessoas. O n.º 20 (3.º quarteirão) é o Sr. Antônio Militão de Souza Aymberê, com 19 anos, filho do Sr. José Vicente d’Áquila Almeida Aymberê; o n.º 21 o Sr. Arthur Diran Nogueira Barbosa, com 19 anos, filho do Dr. Francisco de Paula Pereira Barbosa. O n.º 30 Sr. Pedro Vaz de Toledo 19 anos filho de Manoel Vaz de Toledo Jr. todos naturais e residente em Taubaté. 11.º quarteirão: Miguel Avelino de Moura Vidal, com 20 anos, filho de Miguel Alves Moreira, natural e residente em Taubaté. (Gazeta Taubaté).

 

1884   Morre em Taubaté com 80 anos de idade D. Maria Angélica da Trindade, viúva do Sr. Benedito José do Amaral. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Morre em Taubaté o ilustre clínico Comen-dador Dr. Antônio Teixeira de Souza Alves, considerado o herói que debelou a terrível epidemia de varíola que assolou a cidade em 1873 e 1874. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Comissão representativa da colônia italiana de Taubaté comparece à estação da E. F. São Paulo – Rio por ocasião da passagem do “expresso” (trem), acompanhada de banda de música para saudar a comitiva que passa com destino a São Paulo onde vai participar das comemorações pelo aniversário da Unificação da Itália e realizar reunião para se decidirem providências que garantam a corrente imigratória para nosso país. Tremulam bandeiras das duas nações, presentes autoridades locais que são saudadas pela Comissão Central, levantam-se brindes. Data também em que o Papa perdeu sua autoridade temporal e Roma passou a capital do Império.

Comitiva da colônia residente na Corte, que vai participar do Comércio geral dos italianos residentes no Brasil. De volta pernoitam em Taubaté os representantes das colônias do Rio de Janeiro, Campinas, Juiz de Fora e outros pontos. A colônia italiana de Taubaté então deixa de fazer manifestação de agradecimento às autoridades taubateanas pela acolhida, por estarem a serviço fora da cidade as duas bandas de música. (Jornal de Taubaté).

 

1889   Grande número de amigos e admiradores do artista pirotécnico Daniel José de Camargo se reúnem em casa de Joaquim Máximo de Oliveira Guerra e se dirigem à casa do homenageado a fim de felicitá-lo por ter escapado incólume do desastre ocorrido no dia 18 em Amparo no encerramento das festas do Espírito Santo cujos fogos estiveram a seu cargo e com o estouro de um morteiro morreram duas pessoas e ficaram feridas 15. À manifestação comparecem o Côn. Benjamim, cap. João Afonso, major F. Fernandes, Dr. Eugênio de Toledo, Dr. Câmara Leal, cap. F. G. Vieira por si e pelo Barão da Pedra Negra, cap. Marcondes de Moura, Malhado Rosa, Dr. Mathias Guimarães, Maximiano de Carvalho, Leopoldino de Abreu e outros. Falou o Dr. Fernando de Mattos e o Sr. Daniel ofereceu um copo de cerveja. (Jornal do Povo).

 

1890   É abolida a  pena de morte no Brasil e reduzi-da a 30 anos a pena de galés (trabalhos força-dos com correntes nos pés). (Jornal de Tauba-té de 20 de setembro de 1905).

 

1890   O Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar de partida para Roma onde vai se demorar alguns meses, despede-se dos amigos. (Jornal do Povo).

 

1891   Para reformar o escritório e o material, o Jornal do Povo passa a sair somente aos domingos e não sai mais às quintas-feiras, também agora de propriedade de Baptista Góes & C.ia .

 

1891   A Estação da E. F. Central do Brasil em Taubaté é elevada à categoria de 1.ª classe. (Jornal do Povo).

 

1891   Em Taubaté comemora-se festivamente o dia 20 de setembro: alvorada de 21 tiros às 6 h (morteiro). Às 10 h  recepção na estação aos convidados de São Paulo. Às 17 h jantar no Jardim do Restaurante de Roma, tocando a música no Largo da Matriz, às 20:30 h espetáculo de gala no Teatro São João com a Companhia Brasileira do Interior com o teatro iluminado a giorno e embandeirado. Às 23:30 h baile em casa do Sr. Carlos Usiglio na Rua Duque de Caxias, 68. Trata-se da tomada de Roma pelas tropas italianas de Vitório Emanuel II, Rei da Itália. (unificação da Itália).

 

1897   Morre no Rio de Janeiro onde fora em busca de tratamento o Sr. Manoel José Costa, português, negociante em Taubaté, casado com D. Benedita Chaves Costa. (Diário de Taubaté).

 

1901   Aniversaria a Sr.ta Brasília Amélia de Abreu. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O prof. Antônio José Garcia completa 35 (trinta e cinco) anos de magistério. Decano do professorado público taubateano. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A “Societá Príncipe di Napoli de Taubaté” promove festas em comemoração da data de 20 de setembro da unificação da Itália. Às 4 h da manhã uma banda de música percorre as ruas da cidade em alvorada. A Câmara Municipal, Agência Consular, Grupo Escolar e diversos estabelecimentos estão embandeira-dos. À noite grande número de italianos com o pavilhão tricolor promovem “marche aux flambeaux”, saúdam a nossa Câmara (agradece o intendente municipal major José Ramos Ortiz), a Associação Artística e Literária (fala o Dr. Gastão Câmara Leal), a redação da “A Voz do Povo”, “O Jornal de Taubaté” (agradecem respectivamente Bento Ramos e Victorino Coelho de Carvalho), a polícia na pessoa do cap. Félix Bernasconi (ausente) tendo falado o Sr. João Macedo e “O Taubateano” em nome do qual falou o seu diretor Tavares Filho. Na sede da societá falam os Srs. F. Levrero, Rosalbino Santoro (presidin-do a reunião), Honório Jovino, Nestor Borges e Constantino Baldino. Na redação da “A Voz do Povo” falou também o cap. Antônio Malta saudando a colônia italiana. Oficiou a Corporação Musical “Filarmônica Tauba-teense”. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Intendente Municipal Sr. major José Ramos Ortiz abre as 3 propostas para o serviço de de-molição dos prédios n.os 24 e 26 da Rua São José para ampliação da área para construção do prédio do Grupo Escolar: uma do Sr. José Antônio da Silveira propondo entrar com 80$ para os cofres municipais, outra do Sr. Joaquim da Silva Rocha oferecendo 50$ e a 3ª do Dr. Fernando de Mattos que se obriga a socar taipas na divisa com o terreno do Sr. Joaquim Ortiz e cobri-la, como também a fazer o portão do mesmo terreno junto à casa do Sr. Joaquim Ortiz, sendo esta última proposta aceita. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Chegam a Taubaté os novos bonés adquiridos na Itália pela Corporação Musical “Filarmônica Taubateense”, confeccionados pela Casa Antônio Lapini de Firenze. Deverão ser estrea-dos brevemente com o novo uniforme que está sendo confeccionado pelo alfaiate local, Sr. Tito Melantoni. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Enfermo há longos anos, falece em Taubaté o Sr. Francisco Pereira da Fonseca que por mui-to tempo exerceu o cargo de aferidor da Câmara Municipal. O enterro sai da Travessa da Monção. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Manoel Vaz de Toledo Jr. 2.º Tabelião entra em licença de 3 meses para tratamento de saúde e é substituído pelo escrevente juramentado Sr. Brasilino Vieira de Almeida. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre em Taubaté o alferes Francisco Pereira da Fonseca, progenitor do Sr. Thomaz Pereira da Fonseca. (O Norte de 20/9/1906).

 

1906   O festejado poeta taubateano Honório Jovino segue para Poços de Caldas em busca de melhoras para sua saúde. (O Norte).

 

1906   O Sr. Cypriano Gomes Quirino reassume o cargo de Ajudante de Procurador da Câmara Municipal de Taubaté que vinha sendo desem-penhado interinamente pelo Sr. José Nogueira de Mattos Netto, 1.º fiscal da cidade. (O Norte).

 

1906   No teatrinho da Sociedade “Malhado Rosa” realiza-se um espetáculo de prestidigitação or-ganizado pelo Sr. Francisco Madureira e oferecido à colônia italiana e imprensa local. (O Norte).

 

1910   A Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência visita Aparecida. (O Norte).

 

1910   Em comemoração à data da tomada de Roma (unificação da Itália por Cavour e Garibaldi) a colônia italiana de Taubaté promove festas com salva de 21 tiros e alvorada pela banda Philarmônica Taubateense pela manhã e “marche aux flambeaux” à noite, quando, da sacada do Consulado, o cônsul cav. Rosalbino Santoro profere discurso. (Norte).

 

1913   A Colônia italiana de Taubaté através de seu agente consular cav. Rosalbino Santoro pro-move manifestações pelo aniversário da unificação da Itália. Pela manhã há salva de tiros quando a fachada do prédio da Socie-dade Italiana já está toda embandeirada e onde a noite, se realiza banquete com a pre-sença dos sócios, pessoas gradas, imprensa. Além do agente consular levantam brindes os Srs. Ricardo Simi, presidente da sociedade, G. Naldi e Elpídio Borges, diretor-gerente de A Federação. Segue-se sarau dançante pela madrugada. (A Federação).

 

1913   Reúne-se o Conselho Fiscal do Banco de Custeio Rural de Taubaté para apreciar os resultados das operações do 1.º semestre do ano corrente. Está assim constituído: Francis-co Moreira de Mattos Antônio Monteiro Patto e João Bonifácio de Moura Sobrinho. A diretoria: presidente, C.el José Benedito Marcondes de Mattos; Vice-presidente, Antônio Corrêa Go-mes; tesoureiro, Antenor Leite e secretário, F. P. da Costa Leite. O capital é de 150 contos dividido em 150 ações. (A Federação).

 

1914   A Companhia Portuguesa de Adelina Abranches e Alexandre Azevedo dá seu 4.º espetáculo no Odeon Teatro Cinema com a comédia em 3 atos “O meu bebê” que põe a platéia em constante hilariedade. Para amanhã está anunciada a comédia “A Primerose” em 3 atos. (O Norte).

 

1914   Morre em Taubaté o Sr. Manuel Couto Filho do Sr. Francisco Bento do Couto, influente chefe político de Tremembé. Foi sepultado no cemitério da Boa Vista. (O Norte).

 

1945   Aniversaria o Dr. Luiz Guimarães Vieira, agricultor e diretor do P.S.D. local aniversaria também o Sr. Nelson F. Campelo, inspetor da Sul-América Seguros de Vida. (O Norte).

 

1956   Lei n.º 213 cria em Taubaté a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras constituída em autarquia pela Lei n.º 655 de 9 de outubro de 1962. (Manual).

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *