16 de setembro de…

0
Share

Na imagem, o engenheiro Fernando de Mattos*

1622   Por provisão o Governador-Geral Diogo de Mendonça Furtado considera levantada (sus-pensa sem efeito) a menagem ou homenagem que haviam prestado Martim Corrêa de Sá e Fernão Vieira Tavares, respectivamente 47º e 48º capitães-mores (o último substituto) diante da designação pela donatária D. Marianna de Souza Guerra do novo capitão-mor João de Moura Fogaça.

 

1622   Provisão datada da Bahia dá ao 49.º capitão-mor de São Vicente, João de Moura Fogaça, poderes para prover todos os cargos da capitania.

 

1889   Começam as novenas que precedem as festas de Santo Antônio dos Pobres, em sua capela, tendo sido inaugurado ontem o rancho dos festejos profanos. (Jornal do Povo).

 

1897   Morre em Taubaté o Sr. Benjamim Gomes de Almeida, fazendeiro no município. (Diário de Taubaté).

 

1897   D. Francisca Eugênia de Castro, prof.a da 1.a cadeira do sexo feminino desta cidade comunica a abertura de matrículas de meninas para sua escola da Rua Dr. Emílio Winther, 23 (antiga Rua da Piedade). (Diário de Taubaté).

 

1897   Lei n.º 40 autoriza a matança de gado nos bairros dos municípios mediante prévio exame pelo Inspetor de Quarteirão sob pena de multa de 50$000 e 5 dias de prisão. Lei n.º 42 cria o imposto de 60rs por quilo de toucinho, carne de porco ou leitão entrado no Mercado e não procedente do Matadouro. A Câmara Municipal de Taubaté autoriza o Intendente de Higiene a estudar a possibilidade de esgotar a Lagoa do Padre Fogaça e o arrendamento do terreno. O Sr. John M. Tindall, sob orientação do engenheiro Dr. Mathias Guimarães, se incumbe de apedregulhar a Rua Carneiro de Souza desde a Estação até a Rua 15 de Novembro, calçando a parte baixa com paralelepípedo para o que foram encomendados em Mogi das Cruzes100.000 pedras ao Sr. João de Gouvea que facilita o pagamento. (Diário de Taubaté).

 

1897   A Companhia Norte de São Paulo concessionária do serviço de abastecimento de água pleiteia da Câmara Municipal a imposição de obrigatoriedade da ligação de água para a população em geral a fim de melhorar sua receita e poder: 1.º) desapropriar as cabeceiras do manancial na serra; 2.º) colocar nova linha de canos que atravessem por cima do Paraíba a fim de evitar acidente e interrupção. (Diário de Taubaté).

 

1900   Morre em Taubaté, vítima de congestão cerebral, Dr. Mathias Guimarães, engenheiro pela Escola de Ouro Preto, autor da planta cadastral da cidade para estudos da instalação de rede de esgotos e que há tempos vinha exercendo o cargo de Delegado de Polícia. Tinha 44 anos e era natural de S. Fidélis no Estado do Rio de Janeiro tendo aqui se casado com D. Elisa Malta Guimarães. Na delegacia de Polícia vai sucedê-lo José Félix Paulino Bernasconi. (Jornal de Taubaté).

 

1906   O Rev.o vigário Antônio de Nascimento Castro, por telegrama, cumprimenta Mons. Francisco de Paula Rodrigues por motivo de sua recente elevação a Vigário Capitular do Bispado de São Paulo. (O Norte).

 

1914   O diretório do partido político local (republica-no) representado pelos Srs. Francisco Gomes Vieira, José Gomes Nogueira, Pedro Luiz de Oliveira Costa e Augusto César Monteiro, concita os eleitores a votarem no Dr. Oscar de Almeida, candidato do partido, membro da Câmara de Deputados, já conhecido no Estado onde vem representando há anos a Zona Norte, para a vaga de senador ao Congresso Estadual ocorrida com a morte do Dr. José Luiz Nogueira de Almeida, a 19 do corrente. (O Norte).

 

*1915   É lida na Câmara Municipal de Taubaté a proposta apresentada pelo Dr. Fernando de Mattos, presidente e maior acionista da Companhia Norte Paulista para venda à Prefeitura Municipal de Taubaté a cuja frente está o Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, dos serviços de abastecimento de água da cidade de cujo privilégio era detentor. (Gazeta de Taubaté).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *