14 de setembro de…

0
Share

1563   O Pe José de Anchieta, que se achava entre os Tamoios, parte da aldeia do chefe Cunham-bebe para Bertioga. (R. Br. Ef. 430).

 

1643   Francisco da Fonseca Falcão é deposto pelo ouvidor-geral do cargo de capitão-mor de São Vicente, sendo substituído por Gaspar de Souza Uchoa.

 

1822   O Príncipe D. Pedro chega a São Paulo ao anoitecer, tendo proclamado a independência do Brasil; vai à Maçonaria e toma posse do cargo de grão-mestre. (Rio Branco, Ef. 431).

 

1844   Nasce em Taubaté o Dr. Francisco Ignácio Xavier de Assis Moura, ilustre historiador, distinto homem de letras, sócio fundador do Instituto Histórico de São Paulo. Ocupou em Taubaté diversos cargos públicos. Doutorou-se em Ciências e Letras. Era sócio honorário do Instituto Histórico de São Paulo de cuja fundação participou, pertencendo ainda ao Instituto Histórico de Paraíba, do Rio de Janeiro e de Lisboa e do Centro de Ciências, Artes e Letras de Campinas. Publicou vários estudos inclusive e principalmente sobre história de Taubaté. Faleceuem São Paulo em princípio de abril de 1914 com 70 anos. Deve ter morrido a 31 de março pois a missa de 7.º dia foi a 6/4/1914 em Taubaté, mandada celebrar por sua filha D. Olívia de Moura Braga, casada com o Sr. Arthur Paulo Braga. (O Norte de 3/4/1914).

 

1883   Às 8h da manhã morre, na Corte, Antônio Paulino Limpo de Abreu, Visconde de Abaeté, natural de Lisboa onde nasceu a 22 de setembro de 1798, filho do ten. c.el Manoel do Espírito Santo Limpo e de D. Maria da Maternidade de Abreu e Oliveira. Foi Juiz de Foraem São João d’El-Rei e Ouvidor da Comarca do Rio das Mortes. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Gazeta de Taubaté continua a publicar artigos de fundo combatendo as intenções abolicionistas do governo (gabinete do Bairro Souza Dantas) responsável pela crise que se atravessa, com os bancos depauperados, as ruas cheias de mendigos e as estradas, de salteadores.

 

1884   Os Srs. Dr. Gabriel Marcondes Rodovalho e capitão Francisco Gomes Vieira entregam ao vigário colado Rev.o Pe Antônio do Nascimento Castro os paramentos para o culto na Capela do Hospital de Santa Isabel na Praça Mons. Silva Barros (antigo largo do Convento – a parte superior era Alto do Convento). (Gazeta de Taubaté).

 

1884   D. Alice, filha do comendador José Rodolpho Monteiro, brinda o engenheiro Dr. Roberto Normanton responsável pelas obras que permitiram a recente inauguração de iluminação a gás na cidade (Companhia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté e Companhia de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé para transporte do xisto – matéria prima), com um artístico buque de flores artificiais de cera, trabalho de sua autoria sob orientação do prof. Casuza. (Aymberê).

D. Alice Monteiro é menina de 15 anos (nasceu em Taubaté 13 de junho  de  1869)  sobrinha  do Sr. José Francisco Monteiro, então Barão do Tremembé. (Dr. J. B. Ortiz Monteiro, Velhos Troncos, pp. 217 e 195). (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O pároco colado de Taubaté, Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro, avisa que passará a celebrar missa na capela do Hospital de Santa Isabel (Praça Mons. Silva Barros) todas as quartas-feiras, com prática aos enfermos. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Encontra-se a passeio em Taubaté o Rev.do Cônego Arcipreste Dr. Francisco de Paula Rodrigues. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Sr. José Pereira Branco tendo concluído importantes obras de melhoramentos em sua casa da Ponta da Praia da Barra de Santos, um dos lugares mais aprazíveis da cidade anuncia em Taubaté que recebe pessoas que precisam a conselho médico fazer uso de banhos de mar, a 3$000 por dia. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Faz muito frio e venta em Taubaté. Apesar disso o povo acorre às ruas precedido de bandas de música para participar das solenidades de posse oficial da Câmara Municipal do serviço de iluminação a gás da cidade (inauguração oficial). Depois de homenagearem o engenheiro Roberto Normanton, saudado pelo c.el Jordão Pereira de Barros, presidente da Câmara, o povo se dirige à residência do juiz de direito Dr. Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho que discursa saudando a Câmara e o povo taubateano. É homenageado também o Sr. José Francisco Monteiro, barão de Tremembé, promotor das melhorias. (Gazeta).

 

1895   Funda-se a Capela de Santa Cruz do Bairro da Estiva. (Taubaté Jornal de 15 de setembro de 1945 – cinqüentenário).

 

1901   Mons. Miguel Martins da Silva, apesar da enfermidade de sua mãe que a retém em casa onde ele vem celebrando missas aos domin-gos e dias santos, aquiesce e celebra missa na Capela de Santa Cruz do Barranco, pois é dia de aniversário da transladação da mesma Santa Cruz da Igreja Matriz para a mesma capela. O Sr. Manoel A. M. da Costa agradece publicamente. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Morre,em São Paulo, o venerando Sr. João Carlos da Silva Telles por intenção do qual o Sr. José de Sá Rocha e Sr.a mandam celebrar dia 21 no Santuário de Tremembé missa às 7h30min. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Uma comissão da colônia italiana local composta do cônsul cav. Rosalbino Santoro, Braz Salvador Curtu, Terenzo Amadei, e César Silvi angaria donativos para socorrer as vítimas dos terremotos havidos na Itália onde estão ao desabrigo cerca de 100 mil famílias. Por este motivo não haverá este ano comemorações pela passagem da data da unificação do reino a 20 de setembro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Chega de São Paulo o Côn. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, deputado federal aqui radicado. (Jornal de Taubaté).

 

1905   De mudança para o Rio de Janeiro onde vai residir à Rua Cons. Saraiva, 19, despede-se de seus amigos o Sr. Luiz de Mattos Trindade. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Em sessão da Câmara dos Deputados estaduais o c.el Luiz Antão da Silva Soares (falecido em Taubaté a 29 de agosto de 1912 e progenitor do Dr. José Luiz de Almeida Soares) apresenta e justifica projeto de lei n.º 29 que autoriza o governo do Estado a abrir concorrência pública para construção de uma estrada de ferro (ramal férreo) com bitola de 1m de largura e que partindo do ponto de São Sebastião ao Sul de Minas se dirija a São José do Barreiro, passando por São Luís do Paraitinga, Cunha, Campos Novos e aproximando-se o quanto possível de Silveiras e Areias, com os privilégios para o concessionário da lei n.º 422 de 29 de julho de 1896 e de 20km de cada lado da linha por 30 anos. Assinam o projeto ainda os deputados c.el José Benedito Marcondes de Mattos, Manuel Bento Domingues de Castro, Dr. Moraes Filho, Rodrigo dos Santos, A. M. Fontes Júnior, Mário Tavares, Oscar de Almeida, Plínio de Godoy e José Vicente. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Alcança grande sucesso no Teatro São João a peça em 5 atos “O Avarento” de Moliére, tradu-zida por Castilho, e levada à cena pela Companhia Dramática Francisco dos Santos, oficiando a orquestra da Corporação Musical “Filarmônica Taubateense” (Ursos) sob a regência do maestro Antônio Penzo. (Jornal de Taubaté).

 

1912   D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, 1.º bispo de Taubaté, acompanhado de seu secretário particular Pe Vito Padula e do lente do Seminário Diocesano Pe Antônio Cabral Beirão, parte em visita pastoral à Paróquia de Paraibuna. (O Lábaro).

 

1914   Às 22h nas imediações da Fazenda Cataguá, Júlio Marcondes Monteiro, cobrador da Companhia Singer de Taubaté que vinha de São Luís onde fora a cavalo a serviço, é assaltado, roubado em 800$000 e alvejado no braço quando procura sacar sua arma. Os ladrões tomaram o rumo de Redenção e não foram identificados. (O Norte).

 

1914   Visita Taubaté o Dr. Paulo Cursino de Moura, filho do ilustre médico Dr. Cursino de Moura, que acaba de abrir seu escritório de advocacia em São Paulo à Rua 15 de Novembro, 52, sala 6. (O Norte).

 

1914   O prof. Pergentino Marcondes de Oliveira é removido da escola do Bairro do Pinheirinho para a do Belém. (O Norte).

 

1932   Na Escola Normal de Taubaté realiza-se, presidida pelo prof. Francisco Lopes de Azevedo, Delegado Escolar com a presença dos Inspetores Escolares da Região, reunião de professores de Taubaté e Tremembé a fim de tratar do incentivo à produção agrícola para que não venham a faltar, em futuro próximo gêneros alimentícios. (A Folha).

 

1947   Encerra-se a IV Concentração de Contabilis-tas, realizada em Taubaté, com início ontem, cujos trabalhos foram dirigidos pelo prof. José da Costa Boucinhas. (Taubaté Jornal).

 

1947   A representação feminina de Taubaté no I Campeonato Colegial de Esportes realizadoem São Paulo no Pacaembu pelo Departa-mento de Esportes do Estado de São Paulo dirigido pelo capitão Sílvio de Magalhães Padilha, sagra-se campeã em Cestobal e vice-campeãem voleibol. Das nossas equipes participam: Doca, Cléa, Cármem, Anie, Lydia, Cecília, Helena, Shirley, Lígia, Isa, Yolanda, Jacira, Ilse, Éllen, Filomena, Maria Kara e outras, dirigidas pela prof.ª D. Maria Isabel Pereira Ribeiro e prof. Edésio del Santoro. (Taubaté Jornal).

 

1947   O Círculo Operário de Taubaté, com sede própria à Rua Dr. Souza Alves, cria uma classe de sócios circulistas efetivos e beneficentes que pagarão Cr$20,00 de jóia e Cr$10,00 de mensalidade e destinada a pessoas que não sendo propriamente operários tem meios de ajudar o Círculo e gozar das vantagens disso. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *