9 de setembro de …

0
Share

Na imagem, o engenheiro Fernando de Mattos. (Acervo ACIT) *

1780   Jacinto Antônio Carmo presta juramento e toma posse do cargo de Almotacel perante a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté. Tendo falecido o Procurador do Conselho José dos Santos Luz, é o mesmo substituído por Gabriel de Araújo Torres. (Atas I, 30).

 

1839   Nasce em Taubaté Mons. Miguel Martins, filho de Luís Martins da Silva e D. Mariana Moreira da Glória, aqui falecido a 27 de junho de 1918. A ele se deve o fato de ser Taubaté sede de bispado. Foi coadjutor em Taubaté e vigário de várias paróquias. Era cônego honorário da Sé de São Paulo e Mons. Protonotário Apostólico, autor de várias obras.

Mons. Miguel Martins da Silva era filho legítimo de Luís Miguel da Silva e de D. Marianna Moreira da Glória. Entrou para o Seminário Episcopal de São Paulo a 17 de janeiro de 1857 e recebeu todas as ordens das mãos de D. Sebastião Pinto do Rego, ordenando-se a 19 de junho de 1864. Foi coadjutor de Taubaté e de São Luís do Paraitinga, pároco de São Simão, Bragança, Bananal. Guaratinguetá, Casa Branca e Jundiaí. Pelos seus merecimentos foi nomeado cônego honorário da Sé de São Paulo em 1881 por Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. A 5 de maio de 1900 o Santo Padre Leão XIII o distinguiu com o título de protonotário apostólico. Prestou pessoalmente o compromisso perante o Colégio dos Protonotários na Igreja de São Pedro, em Roma, a 12 de maio de 1900. Pregou 150 missões em 133 paróquias. Foi grande missionário. E quando a Santa Sé resolveu criar a província eclesiástica de São Paulo foi Mons. Miguel Martins que ofereceu o patrimônio suficiente para a instalação da diocese de Taubaté entregando todos os seus haveres. Com economias posteriores fez muita caridade. Faleceu a 27 de junho de 1918. (O Norte de 28 de junho de 1918 e O Lábaro de 17 de setembro de 1939).

 

1863   Nasce em Pindamonnhangaba o ten. c.el Francisco Bicudo de Mello, filho do major Joaquim Antônio de Mello e de D. Francisca Bicudo Salgado de Mello. Iniciou seus estudos no Colégio Edmundo, de Taubaté e continuou os preparatórios no Colégio Redenção, de Pinda. Partiu para São Paulo,  matriculou-se no Colégio “Dr. Marmede de Freitas” e completou o curso de ciências e letras. Em 1879 matriculou-se na Faculdade de Direito mas não pôde concluir o curso por motivo de moléstia que lhe recomendava a vida no campo, por que se dedica à lavoura. Dedicou-se à política, à vida pública de sua terra natal. (Athayde, Pinda p. 159).

 

1876   Com a presença do Dr. Antônio Moreira de Barros, realiza-se na presidência do Barão de Tremembé a reunião do partido liberal de Taubaté para organização de chapas de candidatos com a presença de mais de 300 correligionários. (O Paulista, 16).

 

1876   Reúne-se o Partido Liberal de Taubaté para resolver sobre a organização de chapas para as próximas eleições de deputado. (A Imprensa de Taubaté de 10).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté recebe resposta do Presidente da Província de seu ofício de 23 de agosto informando que autorizou o Engenheiro Freire a contratar serviço de balsa para travessia do Rio Paraíba diante do estado em que se encontra a ponte em Tremembé. (Gazeta de Taubaté de 25).

Em resposta a ofício do Presidente da Província, a Câmara Municipal informa que a passagem do rio Paraíba em Tremembé por canoas contratadas pelo Eng. Freire com o Sr. Monteiro Patto não satisfaz, estando este disposto a fazer o serviço por balsa que transporte passageiros, cargas e animais por 150$000 para o que pede autorização. (Gazeta de Taubaté de 25).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté responde ofício do Presidente da Província que lhe transmitiu circular do Cônsul dos EUA para participar de exposição centenária de algodão a se realizar em Nova Orleans em dezembro próximo com produtos de seus munícipes, informa que em Taubaté não se cultiva algodão. (idem).

 

1884   O fiscal da cidade informa à Câmara Municipal sobre a necessidade de consertar a ponte sobre o rio Convento Velho que atravessa o Largo do Mercado e a outra existente sobre o valo por onde escoa a água do chafariz no mesmo rio. (idem).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté abre correspondência da Companhia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté informando ter marcado o dia 7 de setembro para a inauguração do serviço de iluminação a gás da cidade. Marca-se sessão especial para dia 13 para tratar do assunto.

 

* 1884   A Câmara Municipal de Taubaté abre proposta do Dr. Fernando de Mattos para execução do serviço de abastecimento de água da cidade segundo projeto organizado pela Câmara e remete-o à Comissão de Obras. (idem).

 

1884   O c.el Jordão Pereira de Barros, presidente da Câmara, obtém autorização do pagamento que fez de despesas com o Te-Deum do dia 7 quando se inaugurou o serviço de iluminação a gás da cidade, visto que não houve sessão de sábado anterior. O vereador Dr. João Porfírio de Macedo é autorizado a se reembolsar de gastos que fez com pequeno conserto na bandeira nacional e haste da mesma para a Câmara.

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté decide homenagear o Dr. Clemente Falcão de Souza Filho que tem o seu nome ligado aos mais importantes cometimentos da cidade (fábrica de gás, iluminação pública a gás, bondes do Tremembé, etc) com colocação de seu retrato em sua sala de sessões ao lado do qual porá também o Dr. Sr. José Francisco Monteiro, Barão de Tremembé, a cujo prestígio pessoal e financeiro deve-se a iluminação a gás da cidade. (Gazeta de Taubaté de 25).

 

1897   Tendo viajado para São Paulo o Sr. Orestes Guimarães, assume a direção do Grupo Escolar de Taubaté o professor e jornalista Sr. Antônio José Garcia. O Sr. Orestes foi à procura de seu pai Sr. José Francisco Guimarães, lavrador em Taubaté e que de mudança para São Paulo desaparecera na Estação do Norte. (Diário de 10 e 14).

 

1902   Decreto do Presidente da República Dr. Manuel Ferraz de Campos Salles nomeia dezenas de oficiais da Guarda Nacional de Pindamonhangaba. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 201).

 

1905   Morre em Taubaté a Ex.ma Sr.a D. Ambrosina César Miné, esposa do Sr. Alexandre Monteiro César Miné. (Jornal de Taubaté de 12).

 

1905   Os fiscais da Câmara Municipal de Taubaté major David Lopes Nogueira de Mattos, Fran-cisco Pereira da Costa e Antônio José de Ca-margo avisam que de acordo com o § 15, título III, capítulo I, art. 1.º do Código de Posturas municipais é expressamente proibido caçar perdizes no município de 30 de julho de um ano até 31 de março do seguinte. (idem, 14).

 

1905   O taubateano Fernando Nogueira de Barros 2.º sargento do 39º Batalhão de Infantaria de Curitiba é agraciado pelo comandante c.el Alcântara Fonseca com a medalha de mérito militar que é colocada em solenidade realizada numa das praças daquela capital com o batalhão formado que desfila ao som de vibrante marcha. O agraciado é filho do Sr. José Gabriel Nogueira de Barros. (Jornal de Taubaté de 23).

 

1910   Morre em Taubaté a veneranda Sr.a D. Maria Moreira da Glória de tradicional família taubateana. Era casado com o Sr. Emygdio Pereira da Silva, progenitora do Sr. João Pereira da Silva e tia dos Srs. João e José Pereira de Oliveira. Morre em Taubaté o Sr. Benedito de Paula, filho do falecido Sr. Joaquim Mariano de Paula e genro do ancião José Moreira da Costa Mattos, concunhado do Sr. Amaro Schmidt. Morre ainda o Sr. Antônio Pereira de Araújo cunhado do Sr. José Pedro de Paula César. (O Norte de 11).

 

1912   Regressa da Cachoeira onde participou das festividades da Capela da Santa Cabeça a corporação musical “Filarmônica Taubateen-se”, sob a direção alf. Alexandrino Corrêa Leite que desde abril sucedeu o Sr. José Ferreira de Albernaz. (A Federação de 11/4 e 12/9/1912).

 

1914   Os governos dos Estados de São Paulo e Minas Gerais fazem acordo para cobrança de Impostos sobre café de produção paulista transportados para Minas. (O Norte).

 

1914   Cogita-se de pedir ao governo federal a prorrogação do prazo da moratória decretada que termina a 17 próximo por perdurarem os motivos que a justificaram: crise geral decorrente da guerra européia, retração dos bancos, ameaças de falências, etc. (O Norte).

 

1914   Noticia-se ter o deputado Fontes Júnior apresentado à Câmara dos Deputados indicação para que o Congresso Nacional solicite do governo federal emissão de 150.000 contos de réis para empréstimo à lavoura e comércio de café. (O Norte).

 

1914   A Comissão de Finanças do Senado propõe que a moratória seja prorrogada por 90 dias, e-levando de 10 para 30% a retirada permissível de depósitos bancários. (O Norte de 11).

 

1914   Morre em Taubaté D. Edwirges Domingues de Castro, esposa do c.el Manoel Bento Domin-gues de Castro e é sepultada no Convento. (O Norte de 11).

 

1914   Morre em Taubaté o Sr. Wenceslau Duque da Bohemia e Silva, antigo lavrador no município. (O Norte).

 

1915   Realizam-se as solenidades de ligação da corrente elétrica às instalações da nova fábrica de tecidos da Companhia Taubaté Industrial. (Gazeta de Taubaté de 11).

 

1923   Morre em Petrópolis o marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, presidente da República de 1910 a 1914, natural de São Gabriel no Rio Grande do Sul, onde nascera a 12 de maio de 1855).

 

1947   Em reunião o diretório local (reintegrado, pois o Diretório Estadual não aceitou seu pedido de demissão coletiva) do Partido Democrata Cristão resolve apoiar a candidatura do Rev.do Pe João Maria Raymundo da Silva para o cargo de Prefeito Municipal de Taubaté nas próximas eleições de novembro. (Taubaté Jornal de 14).

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *